Neste
domingo (26), pela manhã a central de operações da 85ª CIPM recebeu a
informação via telefone que nas proximidades do Posto Oeste, mais precisamente
na Fazenda Sementec, que fica situada às margens da BR-020, no km 96 havia
ocorrido um acidente aéreo.
Diante da
informação foi deslocada uma guarnição até o referido local, onde foi
constatada a veracidade da informação.
O piloto
Fernando Luiz Barp, que operava uma aeronave agrícola Ipanema Embraer, prefixo
PT-VUU bateu em fios de alta tensão, perdendo o trem de aterrizagem e foi
obrigado a fazer um perigoso pouso na lavoura onde trabalhava.
O piloto foi
atendido no PSF da comunidade de Roda Velha, distrito de São Desidério-BA, o
tempo todo consciente e não corre risco de morte segundo relatório médico.
Aviação Agrícola causa muitos
acidentes
Em apenas
cinco anos, entre 2009 e 2013, a ocorrência de acidentes no setor quase
triplicou no país.
As
supersafras obtidas no país nos últimos anos são reflexos, em parte, do uso de
técnicas que levam ao aumento da produtividade, entre as quais a pulverização
aérea de lavouras. Com mais aeronaves sobrevoando campos Brasil afora, aumentou
o número de acidentes e a preocupação do setor com a segurança na aviação
agrícola.
Em 2013,
foram registradas 31 ocorrências no país, de acordo com o Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) — 181% a mais do
que em 2009. No Rio Grande do Sul, foram oito ocorrências no ano passado, alta
de 167% em relação ao registrado cinco anos antes.
Segundo o
Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), uma das bandeiras da
entidade é ter regras mais rígidas para a formação de pilotos. A sugestão, já
encaminhada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é a ampliação do número
de horas práticas para a formação de piloto agrícola, das atuais 370 para 500.
Fonte: O
Expresso
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