sábado, 31 de outubro de 2015

Carreta tomba ao passar por ponte no Distrito de Prata, no município de Monte Alegre/GO



Uma carreta, carregada de areia, tombou ontem (30) bem no momento em que fazia a travessia de uma ponte de madeira, localizada a 50 metros da saída do povoado Prata, no município de Monte Alegre de Goiás, sentido distrito da Vazante.

De acordo com fontes da cidade, a ponte é maltrapilha, velha, descuidada e seu madeiramento está todo a apodrecido.

Ainda de acordo com moradores, consta que uma verba para reconstrução da ponte foi enviada ao município de Monte Alegre, mas até hoje nada foi feito e a comunidade pena com a desatenção e a falta de honestidade dos gestores públicos.

Com o acidente, a carreta caiu sobre o riacho, derramando toda a carga de areia.

Outra moradora também informou que o combustível do veículo derramou no solo e contaminou a área, em um típico caso de crime ambiental.

Todo mundo está na bronca: comunidade, o dono do caminhão, o meio ambiente.

Uma pergunta que não quer calar à prefeitura de Monte Alegre de Goiás:

Se realmente foi mesmo destinada verba específica para a reconstrução da ponte da Prata, onde está a grana? 

E por que não se fez uma nova ponte?

A comunidade aguarda ansiosamente por essas duas perguntinhas.



Fonte: Blog Dinomar Miranda

Posse/GO: Hospital municipal tem infiltração, mofo e pombos





O hospital municipal de Posse, no nordeste goiano, era pra ser referência na região, porém sofre com problemas estruturais.

Paredes cobertas por mofo e com infiltração, forro invadido por pombos que espalham sujeira que escorre junto com agua pra dentro do hospital.

Na última quinta-feira (29), quando uma forte chuva caiu sobre a cidade, os pacientes encontraram o banheiro alagado.

As infiltrações estão em todos os lugares do hospital, desde enfermaria, quartos e banheiros.

Segundo um acompanhante, um paciente teve que mudar de quarto, pois a água escorria pelo teto, como o forro é cheio de sujeira, essa agua pode estar contaminada com fezes e piolhos de pombos e ate animais mortos.

Nessas condições são atendidas várias pessoas por dia no hospital.

Já há algum tempo o hospital iniciou uma reforma, porém de acordo com informações, a reforma foi somente na sacada do hospital.

Enquanto essa reforma não acontece na parte interna do hospital, pacientes e acompanhantes têm medo de pegar outras doenças. “Tenho medo dos pombos, porque eles passam doenças. Trazem risco de infecção hospitalar”, desabafa um acompanhante.




Homem é preso suspeito de estuprar idosa em Divinópolis de Goiás



A Polícia Militar (PM) prendeu na noite de sexta-feira (30), um homem suspeito de estuprar uma idosa, no setor Serra Azul, em Divinópolis de Goiás.

Segundo informações, o homem teria entrada na casa da idosa e praticado o suposto estupro. Populares que passavam pelo local ouviram gritos de socorro e chamaram a polícia.

Ao chegar ao local à polícia não encontrou o homem, que foi localizado pouco tempo depois em sua residência.

O suspeito foi preso e estar à disposição das autoridades policiais.

A idosa foi encaminhada com alguns hematomas ao hospital municipal da cidade, e no final da manhã deste sábado a mesma foi encaminhada para Campos Belos, para que seja feito exame de corpo de delito.

São Domingos/GO: Quiosque do Broa promove segunda domingueira automotiva




Neste domingo (01) tem a segunda domingueira automotiva no quiosque do Broa, em São Domingos Goiás.

O evento acontece as vésperas de feriado na prainha do povo.

Esta confirmada a presença da s-10 furiosa e convidados. O evento está programado para começar as 14h00.

A primeira domingueira realizada no dia 11 de outubro, levou uma multidão para a prainha.

O quioque do Broa vem ser tornando o melhor point da cidade, com bom atendimento e uma localização espetacular.

Dayane Buffet realiza seu evento e atende em toda a região



A Dayane Buffet tem experiência e satisfação. Todo serviço de buffet com cardápios variados , decoração e locação de utensílios para festas. Excelência em eventos.

A empresa realiza casamentos, festas infantis, festas de 15 anos, confraternizações, jantares, coquetéis, coffee break, churrascos, alugueis de utensílios, pratarias e churrasqueiras.

A Dayane Buffet atende em toda região. Para contratar os serviços entre em contato nos telefones (61) 3357-6591 e (61) 9631-2360.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Formosa/GO: Menino ainda não sabe que se feriu e que irmã morreu em tiroteio

Wender Cauã Lopes de Souza está internado no Hospital de Base

O estudante Wender Cauã Lopes de Souza, de 11 anos, não sabe, até está sexta-feira (30), que foi baleado nem que a irmã, Echiley Vitória Lopes de Jesus, de 8 anos, morreu há três dias, durante um tiroteio em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

 Eles foram atingidos pelos disparos quando iam para a escola. Os familiares temem que a notícia prejudique a recuperação do menino, que está internado no Hospital de Base, em Brasília.

“Ele não sabe o que aconteceu com ele. Ele acha que está doente e ainda disse: ‘Ainda bem que os tiros não pegou na gente’. Acho que vai ser um choque para ele saber. Então achamos que é melhor não comentar agora”, disse ao G1 o padrasto da criança, o vendedor Nilson da Silva Pereira, de 29 anos.

O crime ocorreu na última terça-feira (27). Echiley morreu no local. Já o irmão está hospitalizado desde então.

Segundo o padrasto, Wender apresentou melhora nas últimas 24 horas. Inclusive, ele deixou de respirar com a ajuda de aparelhos, sendo transferido da sala de recuperação pós-cirúrgica para a enfermaria do hospital.

“Ele está consciente, os médicos fizeram testes com ele, desligaram os aparelhos e ele respondeu bem, graças a Deus. Ele não vai mais precisar de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, comemorou o padrasto.

A equipe médica avalia se Wender passará por cirurgia para a retirada de bala. “Os médicos estão analisando uma série de fatores para saber se é possível não tirar a bala porque, caso tire, ele poderá ficar na cadeira de rodas”, explica Nilson.

O Hospital de Base informou que não está autorizado a repassar o estado de saúde do paciente.

Tiroteio

Câmeras de seguranças de um posto de combustíveis registraram a discussão entre os envolvidos no crime, que estavam em uma caminhonete Mitsubishi L 200 e um VW Gol. O tiroteio aconteceu minutos depois, em uma avenida próxima ao local.

Por meio da análise dessa imagens, o delegado responsável pelo caso, Vytautas Zumas identificou os criminosos. A Polícia Militar prendeu o motorista do carro, de 22 anos, horas depois do tiroteio, em uma mata. “O carro quebrou e ele teve que abandoná-lo. Então, ele fugiu pelo matagal, mas foi localizado logo em seguida”, contou o delegado.

Na madrugada de quarta-feira (28), o motorista e o passageiro da caminhonete foram detidos em Planaltina de Goiás, também no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, após identificá-los, os agentes descobriram que o condutor tem um irmão que mora na cidade e se dirigiram à residência, onde localizaram a dupla.

O passageiro se entregou. Já o motorista da L200 tentou fugir. "Ele pulou o muro e se escondeu em um barraco no fundo da casa de um vizinho, onde o encontramos", relatou Zumas. Os agentes acharam a arma usada por eles escondida em frente ao lava a jato do motorista da caminhonete, em Formosa.

A polícia informou que o passageiro do VW Gol se trata de um adolescente de 17 anos, que foi apreendido na quinta-feira (29). Segundo o delegado, o menor é um "velho conhecido" da polícia, tanto que foi apreendido em virtude de um mandado expedido por outro ato infracional.

Os suspeitos seguem detidos. De acordo com Zumas, o inquérito deve ser concluído na próxima semana. Até lá, ele pretende realizar uma reconstituição do crime para dissipar todas as dúvidas em relação ao caso.

Fonte: G1

Alvorada do Norte/GO: Mulher é presa com 35 kg de drogas dentro de ônibus na BR-020



Uma mulher de 29 anos foi presa nesta sexta-feira (30) com 35 kg de drogas enquanto viajava em um ônibus, na BR-020, em Alvorada do Norte, no nordeste goiano.

 A maconha foi encontrada na bagagem da mulher após abordagem de rotina.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus havia saído de Goiânia e seguia com destino a Maceió (AL).

A mulher afirmou que recebeu R$ 3 mil para fazer o transporte do entorpecente. Ela foi autuada e levada para a delegacia.

Fonte: G1

Defesa Civil de Posse/GO alerta sobre os cuidados com o período das chuvas



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Posse, alerta para a importância de cuidados durante a ocasião de chuvas.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Ivan Carlos Brasileiro, reforça que considerando o período de chuvas intensas, todos os cuidados precisam ser tomados.

Segundo ele, há uma equipe que realiza as vistorias e verifica as residências, sendo importante as pessoas colaborarem com os cuidados.

ANTES DAS CHUVAS:

Acompanhamento dos boletins meteorológicos pelos órgãos de imprensa; manter limpos os ralos, esgotos, bueiros e valas; realizar a limpeza dos telhados, calhas e verificar a existência de buracos; não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, nos córregos e na rua; reforçar muros e paredes que tenham perigo de cair; verificar as instalações elétricas, desligar e desconectar os aparelhos eletrônicos quando houver chuvas fortes acompanhadas de raios; colocar em lugar alto os móveis e outros pertences, caso a moradia esteja localizada em área de risco ou em locais sujeitos a alagamentos; saber onde existe um lugar seguro em caso de emergência; nunca deixar as crianças sozinhas.

DURANTE AS CHUVAS:

Evite sair, aguardar a intensidade diminuir ou a chuva acabar, manter-se atento aos níveis da água, procurar um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento; manter as portas e janelas da casa fechadas para evitar a entrada de ventos fortes e animais peçonhentos; não deixar as crianças brincarem na chuva ou em enxurradas, pois há riscos de doenças e acidentes; não se proteger em baixo de árvores, elas podem cair e atrair raios; em caso de ser levado pelas águas, procurar agarrar-se em algo que flutue; não arriscar-se atravessar a pé ou com veiculo nas áreas alagadas; se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros (fone: 193) e a Defesa Civil (fone: 96667354).  

CCS/Posse

Posse/GO: Prefeitura responde sobre buracos em Rua



A Prefeitura Municipal de Posse esperou por mais de três meses a aprovação da suplementação orçamentária necessária para que as obras da Operação Tapa Buracos pudessem ser realizadas.

 Infelizmente houve atraso no início da Operação devido à não votação na Câmara de Vereadores neste período.

Posse é a maior cidade do Nordeste goiano e infelizmente não há como fazer simultaneamente o atendimento em todas as ruas de todo o município.

Vários setores foram atendidos e muitos continuam sendo. A prefeitura continua com o trabalho nas ruas pavimentadas, como nas estradas vicinais para evitar que no auge do período das chuvas os buracos se agravem.

Neste momento as obras são de colocação de meios-fios em vários setores para evitar que as chuvas levem o asfalto que já está deteriorado pelos anos anteriores.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Posse/GO

Posse/GO: Problemas na captação de água e falta de estrutura deixa a cidade sem abastecimento de água



A cidade de Posse, no nordeste goiano esta sofrendo com a falta d’agua desde a madrugada de quinta-feira (29).

De acordo com informações o problema ocorre porque um transformador de energia teria queimado no local de captação de água.

A celg teria demorado em detectar o problema, que só foi realizado por volta das 21h00.

A Saneago providenciou um novo gerador que chegou na manhã desta sexta-feira (30). Porém, o equipamento que foi mandado de Goiânia, veio errado e até o momento estão sem previsão do que será feito.

Os técnicos da Saneago estão tentando adquirir outro transformador na região nordeste ou entorno de Brasília ou ainda fazer uma adaptação com o que está em Posse até que se consiga a regularização do sistema de captação.

A previsão de regularização da água em todos os lares possense será até 72 horas após o concerto do transformador.

São Domingos/GO: Morador grava vídeo mostrando situação do posto de saúde do Povoado Estiva



Um morador do Povoado Estiva que não quis ter seu nome divulgado, gravou um vídeo dentro do posto de saúde do Povoado Estiva, por sinal o único da localidade.

Segundo o autor do vídeo o posto de saúde estar a pelo menos quatro anos sem enfermeira.

No vídeo o morador relata os problemas encontrados no posto de saúde, segundo o vídeo o local está sujo, e tem ate criadouro de mosquito da dengue.

Segundo o morador, o posto de saúde tem atendimento médico três vezes por semana, com a presença de uma técnica em enfermagem, sempre no período da tarde.

Posse/GO: Gouveia visita Povoado de Empoeiras para ouvir demandas da comunidade



O prefeito municipal de Posse, José Gouveia, esteve na tarde desta quinta-feira, no Povoado de Empoeiras, acompanhado da vereadora Dra. Tereza, do Sr. Ademar Costa e do secretário de Governo, Hallison Monteiro, para conversar com os moradores da comunidade e ver as demandas mais urgentes da reunião.

Gouveia recebeu várias solicitações, dentre elas o envio, pelo menos uma vez por mês, de um médico para Empoeiras, para prestar atendimento às pessoas que têm dificuldades de locomoção e não podem ir ao Posto de Saúde da Família mais próximo.

O prefeito informou que vai acionar a Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de atender a esta solicitação dos moradores de Empoeiras e lembrou que o mesmo atendimento já é prestado uma vez por mês aos moradores do Povoado de Marmeladas.

CCS/Posse



Moradores reclamam de buracos em Rua de Posse/GO




Moradores da cidade de Posse, no nordeste goiano, reclamam da quantidade de buracos na rua  benevenuto.

De acordo com Fabiano Bissoto, o pão e circo continua “E ainda diziam que posse estava numa melhor, se estar numa melhor é isso, imagina a pior” Afirmou.

Segundo moradores o período chuvoso mal começou e a situação começa a se complicar em algumas ruas da cidade.

A prefeitura teve todo o período de seca para resgatar todas as ruas da cidade, fato, que a operação tapa buracos não conseguiu chegar a todas as ruas.

Deu no G1: Juiz visita buraco onde homem vive há 25 anos em Nova Roma/GO para decidir sobre ação


O portal de noticias da Rede Globo, o G1 repercutiu nesta quinta-feira (29), sobre o homem que mora dentro de um buraco isolado do mundo.

De dentro do buraco que ele mesmo cavou e onde vive há 25 anos, Antônio Francisco Calado, 57, teve um dia diferente na última terça-feira (27).

Acostumado a ficar sempre sozinho, ele recebeu a visita do juiz Everton Pereira Santos. O magistrado foi até a "casa", construída em uma pequena e inóspita propriedade rural de Nova Roma, no norte de Goiás, para inspecionar a situação e se posicionar a respeito de dois processos de pensão por morte dos pais e um de interdição judicial envolvendo o homem.

Veja a matéria completa no G1

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Motorista de carreta perde controle e atinge árvore as margens da BR-020



Um acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), na BR-020, após o motorista de uma carreta perder o controle da direção.

O acidente aconteceu por volta das 7h00 da manhã, no km 812, após o motorista entrar em uma curva.

A carreta invadiu a pista contrária, saiu pelo acostamento e atingiu uma árvore as margens da rodovia.

De acordo com informações, ao atingir a árvore o caminhão se livrou de tombar e cair em uma ribanceira.

A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente. Ninguém ficou ferido.



Vídeo: Ronaldo Caiado chama ministro de “bandido e safado” e quase saem no braço


Nova Roma/GO: Justiça realiza inspeção em buraco onde homem vive há 25 anos



Conhecido como "homem buraco", Antônio Francisco Calado, 57, vive há 25 anos dentro de um buraco na cidade de Nova Roma, a 583 km de Goiânia, na região Nordestes do Estado.

A história despertou o interesse do juiz Everton Pereira Santos, que decidiu fazer uma inspeção judicial no local, para constatar sua incapacidade e condições de vida.

De acordo com a irmã de Antônio, ele sai do buraco todos os dias bem cedo e só retorna no fim da tarde.

 Quando foi localizado, ele estava com panos que usa como roupa e carregando objetos como facão, faca, punhal, isqueiro e um artefato para acender fogo. O "homem buraco" recebeu o magistrado enquanto fazia comida.

"Não vou oferecer, vocês não vão querer porque eu não lavo a panela tem uns 10 anos", revelou. O alimento foi dividido com uma raposa que ele pegou no mato e que lhe faz companhia. “Tem também esse aí, o Barão”, disse, apontando para o cachorro. Os animais são os únicos companheiros dele.

Durante a conversa, foi questionado sobre a mãe, que morreu em 2012, ele respondeu: “Ela não foi embora, de vez em quando falo com ela, todos dias”, disse, confuso. “O trovão e o raio também dizem o que eu devo fazer”, acrescentou.

Antônio ainda disse que não sente medo do buraco desabar porque tem plástico e madeira que protegem o local.

Dentro da "casa", um oratório com pequenas imagens que ele afirmou serem seus irmãos, um lugar para guardar ferramentas, uma espécie de antesala com rede e uma base de madeira com panos velhos por cima, que lhe servia de cama. No alto da caverna, há um furo por onde ele consegue ver as estrelas quando está deitado.

No fim, o morador agradeceu a visita, disse que não sabia o que estava acontecendo e que era feliz.

 Ao ser questionado se precisaria de algo, foi enfático. “Sou feliz aqui. Não preciso de nada. Sou feliz com os animais. Eu durmo com eles, me falam as coisas que eu preciso fazer”, completou.

A população de Nova Roma não entendem o porquê de ele ter essa vida, dúvida não foi respondida por ele, nem pela irmã, única pessoa que cuida dele.

Antônio aparenta ser um homem calmo e tranquilo. Segundo a irmã, Raimunda Teresa Calado, ele não toma banho, não faz a barba e muito menos corta as unhas. “Já tentamos dar banho nele, mas ele não quer. Diz que os animais não tomam banho e ele também não”, contou.

Ela disse ainda que a água que ele toma é de um rio que passa no fundo da fazenda. “Ele não aceita nada que a gente dá para ele. E também não come carne, só salame”.

Saúde

O laudo médico anexado aos autos atestou que Antônio tem esquizofrenia paranoide, uma perturbação mental grave caracterizada pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações e delírios (crenças falsas).

No caso de Antônio, percebe-se que existe uma lógica perfeita dentro do delírio, só que ela não corresponde à realidade.
“Periciado tem déficit cognitivo e desorientação mental com alienação mental sendo incapaz para a vida independente e para o labor”, constatou a avaliação do médico perito.

 O laudo pericial foi realizado uma semana antes da data da audiência e na porta do fórum. “Tive que buscá-lo e prometer que o levaria de volta. Ele não saia de lá há mais de ano”, frisou Raimunda, irmã dele. “A vida dele é isso aqui. Ele não aceita nada e diz que não precisa de nada. Sabemos que é doente e que precisa se tratar”, destacou a irmã.

Justiça

No dia seguinte da visita, o juiz Everton Pereira, além de instruir e julgar a ação de interdição de Antônio, sentenciou os processos de pensão por morte dos pais dele, por ele ter sido considerado incapaz.

“O autor se isolou no meio da mata, abdicando de cuidados higiênicos, morando num buraco por ele construído, criando animais e com alimentação precária. A inspeção judicial reforçou a incapacidade já atestada no laudo médico pericial”, destacou o juiz.


Com isso, Antônio receberá a pensão do pai e da mãe. No entendimento do juiz, “é possível a cumulação de pensões por morte em decorrência do falecimento de ambos os genitores do filho menor ou maior e inválido”.





Fonte: TJGO

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Festa da Prefeitura de Posse/GO reúne quase 1.500 pessoas




Foi um verdadeiro sucesso a Festa do Servidor Público Municipal de Posse 2015. Quase 1.500 pessoas compareceram ao evento que serviu também para homenagear os secretários municipais que deixaram seus cargos neste mês de outubro. Todas as secretarias foram representadas.

O prefeito municipal de Posse, José Gouveia, em seu discurso, além de prestar a justa homenagem aos servidores que tanto se esforçam para o bem da comunidade possense, agradeceu aos amigos da Prefeitura.

Segundo Gouveia, mais de 80% da festa foi custeada por doações de pessoas físicas e jurídicas que acreditam na necessidade de se homenagear estes servidores que tanto fazem pela sociedade de Posse.

"Estou feliz porque estas pessoas reconhecem nosso trabalho árduo. Acreditam no nosso trabalho. São dois anos e 10 meses de muita luta que só foi possível graças a todos vocês, a quem eu agradeço".

CCS/Posse

Prefeita interina afastada de São Domingos/GO é acionada por novos atos de improbidade



Os promotores de Justiça Douglas Chegury e Paulo Brondi propuseram uma nova ação de improbidade administrativa contra a prefeita interina afastada de São Domingos, Jovita Ribeiro da Silva, na qual é pedida sua condenação por haver desviado mais de R$ 3 mil destinados ao pagamento de empréstimos consignados de servidores.

De acordo com a ação, um servidor da Câmara Municipal revelou que, no mês de março de 2015, quando Jovita ocupava a presidência do Legislativo, um dos cheques emitidos ilegalmente em favor do vereador João de Lú foi apresentado ao Banco do Brasil e deixou a conta da Câmara descoberta, com saldo negativo.

Assim, ao ser informada do fato, a vereadora desviou o valor de R$ 3.057,31, destinado ao pagamento de empréstimos consignados de servidores junto ao Banco Gerador, e utilizou a quantia para cobrir o débito bancário.

No pedido, os promotores requerem que Jovita da Silva seja condenada nas sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), entre elas a suspensão dos direitos políticos, o ressarcimento do dano provocado ao erário, a perda do cargo público e o pagamento de multa, além do pagamento de R$ 50 mil, a título de danos morais coletivos.

Segundo esclarecido na ação, a prefeita interina de São Domingos Jovita Ribeiro da Silva encontra-se afastada do cargo por ordem judicial até que seja concluída ação de improbidade administrativa proposta contra ela e o vereador João de Lú Gomes da Silva.

Durante a investigação realizada pelo MP-GO descobriu-se que a vereadora, quando presidente da Câmara, emitiu dez cheques em benefício do colega vereador a título de antecipação de subsídio, os quais foram trocados com um agiota da cidade.

Após o fato chegar ao conhecimento dos demais vereadores, os mesmos foram ameaçados e ela tentou corrompê-los para que não levasse o fato a conhecimento do MP.

Ela ainda resgatou os cheques, rasgou e colocou fogo nos mesmos, tentando destruir provas. Ocorre que, durante a investigação, apurou-se a prática desse novo ato de improbidade administrativa por parte da prefeita afastada.

Fonte: MPGO

Divinópolis de Goiás: RM Móveis Planejados de excelente qualidade




O jeito mais fácil e econômico de criar um ambiente prático para o dia-a-dia é escolher móveis planejados, que podem ser combinados de infinitas maneiras para aproveitar cada cantinho da melhor maneira possível.

O mais legal é que o resultado final é totalmente adequado às suas necessidades e espaço, pois vai combinar as peças como quiser. Uma maneira prática de decorar com a sua cara, criando um estilo único.

Foi pensando nisso que a RM Móveis Planejados trouxe para Divinópolis de Goiás, móvel em MDF com excelente acabamento, e o melhor, do seu jeito.

A RM Móveis Planejados está localizada na antiga maquina de arroz, ao lado do Colégio Germana Gomes em Divinópolis de Goiás.

Para solicitar um orçamento entre em contato no telefone (62) 9835-1699.




Cavalcante/GO: Servidoras que tiveram salário reduzido vão receber diferença

Desembargador Zacarias Neves Coelho

O município de Cavalcante deverá restabelecer a integralidade dos vencimentos de servidoras da Secretaria de Educação, no cargo de auxiliares de ensino.

Em abril deste ano, os salários caíram quase 50%, reduzidos de R$ 1.438,33 para R$ 796,28, por força de ato administrativo. A decisão monocrática, em sede de liminar, é do desembargador Zacarias Neves Coelho.

Em primeiro grau, o mandado de segurança impetrado por um grupo de funcionárias públicas foi indeferido na comarca local.

O juiz singular acolheu a defesa da prefeitura, entendendo que, se concedesse o pedido das autoras, esgotaria o objeto da ação antes do julgamento do mérito – o que é proibido por lei, em se tratando de Fazenda Pública.

Entretanto, para o desembargador, a hipótese de esgotamento do mérito não se configurou no caso.

O magistrado elucidou que a liminar pretendida não possui natureza satisfativa, porque, pelo mérito, a pretensão é a nulidade do ato que reduziu os salários e a medida emergencial seria, apenas, a volta dos valores dos vencimentos, dado o caráter alimentar da verba. Ele também frisou que as remunerações “foram abruptamente e sem qualquer fundamento legal reduzidas por ordem da autoridade impetrada”.

Zacarias Neves Coêlho também elucidou que “a pretensão alçada em natureza urgente, além de não possuir o caráter da irreversibilidade, não se consubstancia em reclassificação ou equiparação de servidores públicos ou, ainda, concessão de aumento ou extensão de vantagens ou pagamento”, hipóteses elencadas na Lei nº 12.016/2009.


Fonte: TJGO

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Evento do Dia Nacional da Juventude será realizado simultaneamente em Alto Paraíso, Iaciara, Vila Boa e Planaltina no dia 1º de Novembro



A juventude do nordeste goiano está em festa e logo mais, no dia 1 de novembro, a Diocese de Formosa estará comemorando o 30º Dia Nacional da Juventude com o lema 2015: “Juventude construindo uma nova sociedade”.

 Este ano o DNJ deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade. Mulheres e homens jovens são chamados a uma participação cheia de esperança num novo amanhã e com o propósito de servir ao outro.

A novidade deste ano é que o Setor Juventude da Diocese de Formosa, responsável pela organização do evento, resolveu inovar, realizando simultaneamente 4 DNJs em diferentes cidades. A proposta é realizar um DNJ por cidade sede em seu setor diocesano.

 Confira a programação:

Setor I – Cidade sede Planaltina de Goiás:
Formosa, Planaltina de Goiás, Cabeceiras.

Setor II – Cidade sede Vila Boa:
Vila Boa, Alvorada do Norte, Simolândia, Flores de Goiás, Buritinópolis, Mambaí, Damianópolis, Sítio D’Abadia.

Setor III – Cidade sede Iaciara:
Posse, Iaciara, Nova Roma, São Domingos, Guarani de Goiás, Divinópolis.

Setor IV – Cidade sede Alto Paraíso:
Alto Paraíso, Terezinha de Goiás, Colinas do Sul, Cavalcante, São João D’Aliança, Água Fria de Goiás.

As cidades sedes receberão as caravanas das cidades pertencentes a seu setor, e ambas terão o mesmo cronograma. Além disso, o Dia Nacional da Juventude será um dia missionário!

Os missionários jovens e seus movimentos anunciarão no sábado anterior ao evento por todas as cidades sedes, testemunhando a vida que Jesus deixou com sua vida, morte e ressurreição na Comunidade, na Igreja local.

Fonte: Jovens Conectados

São Domingos/GO: Sindicato Rural lança programa de proteção de nascentes



O Sindicato Rural de São Domingos, no nordeste goiano lançou nesta terça-feira (27), o programa Proteção de Nascentes, em parceria com o Sistema FAEG/SENAR. 

Onde visa preservar as nascentes do município. Teve como ponta pé inicial, uma visita na nascente do rio São Domingos.

O programa vai oferecer cursos e treinamentos de recuperação de matas ciliares e nascentes aos produtores rurais, bem como a recuperação de nascentes degradadas.

O próximo passo agora será a identificação de nascentes degradadas para que possamos entrar com o processo de recuperação com plantio de mudas nativas e a cercagem da mesma, Concluiu o presidente do Sindicato Rural Gilvanir Cardoso.



Juiz auxiliar da Presidência visita Acelerar Previdenciário no Nordeste goiano




O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e coordenador do Programa Acelerar, Sebastião José de Assis Neto, visitou, nesta terça-feira (27), na comarca de Iaciara, o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário que está sendo realizado no nordeste goiano.

 A ação, que é voltada para dar celeridade ao julgamento de processos exclusivamente previdenciários, já passou pelas comarcas de Flores de Goiás, Posse, São Domingos e Alvorada do Norte. Iniciada na segunda-feira (19), a força-tarefa seguirá até a próxima sexta-feira (30).

Ao todo serão analisados em Iaciara, nos dois dias, 150 processos previdenciários. Com uma população de 12 mil habitantes, a comarca conta com 3,5 mil processos, dos quais cerca de 300 são previdenciários. Nova Roma é distrito Judiciário da comarca.

O magistrado foi recebido pelo coordenador do Núcleo Previdenciário, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra. Ele visitou as cinco bancas instaladas no fórum local; acompanhou os trabalhos e conversou com a equipe do Acelerar Previdenciário. Sebastião destacou a importância da ação para as comarcas no interior do Estado, em especial para a região nordeste. “É uma região que merece toda a atenção dos poderes e o Judiciário sabe disso”, frisou.


De acordo com ele, o Programa Acelerar tem o objetivo de criar meios eficientes e eficazes para tornar ágil o julgamento de ações repetitivas e complexas no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás, como é o caso das ações previdenciárias. “Vejo só benefícios. Além de estatística, o Previdenciário ajuda a população carente e movimenta a economia local ao pagar os benefícios atrasados”, observou.

Segundo ele, não há dúvida que esta edição no Nordeste goiano superará a expectativa. “Há todo um esforço para garantir que esse mutirão seja bem-sucedido. Assim, demonstramos nossa preocupação com o devido reconhecimento dos direitos dos cidadãos e a resposta rápida da Justiça”.

Apoio ao Acelerar Previdenciário

Sebastião de Assis Neto disse que fez questão de comparecer ao mutirão em uma comarca do Nordeste para prestigiar o trabalho que está sendo feito pelos magistrados e servidores do TJGO. Além disso, comunicou que a iniciativa tem total apoio da Presidência. Ele lembrou que existe no TJGO o Comitê de Enfrentamento das Demandas Repetitivas e Complexas, no qual está sob a presidência da desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis. “A desembargadora tem dado também total apoio ao programa e sabe da importância da iniciativa”, explicou.

O juiz auxiliar citou ainda que a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) desenvolveu uma ferramenta digital que possibilita uma análise completa dos processos nas comarcas de todo o Estado. De acordo com ele, a intenção é oferecer subsídios para atuações e iniciativas que visam à redução do acervo judiciário, com o é o caso do Acelerar Previdenciário. “A ferramenta já é usado por magistrados e servidores que atuam no Previdenciário”, informou.

Fonte: TJGO

O aumento do desemprego no País



Por Iso Moreira Deputado Estadual,

O País está em caos. Como se não bastasse o aumento dos preços, da gasolina, da conta de luz e todos os escândalos de corrupção, a taxa de desemprego subiu, chegando a atingir 8,3%. A pesquisa foi realizada pelo IBGE. A região com a maior taxa de desocupação é o Nordeste, com 10,3%.

Em janeiro de 2015, a OIT (Organização internacional do trabalho) divulgou uma pesquisa onde apontou o aumento na taxa de desemprego para os próximos dois anos. No ano de 2014 está taxa atingiu 6,8%.

Ainda segundo a OIT, em 2015 haverá cerca de 3 milhões de desempregados no mundo e um total de 8 milhões nos próximos anos. Este problema de desemprego está atingindo todas as faixas.

Até os jovens com maior nível de escolaridade, que antes eram os menos afetados, atualmente passam por problema para conseguir uma vaga de emprego, mesmo com o diploma nas mãos. Em dez anos, houve um aumento no número de jovens formados no país. Atualmente, esse número chega a 830 mil.

No primeiro trimestre de 2015, a população desempregada no país aumentou cerca de 12,6%. Na capital do país, Brasília, o desemprego aumentou em maio, chegando a 14,4%. São 225 mil pessoas sem emprego no Distrito federal. Este aumento do desemprego, que atinge todo o país, é muito preocupante, pois traz com ele a crise em todos os setores. A tendência para os próximos dois anos, segundo a OIT, é crescer ainda mais.

Segundo serviço de proteção ao crédito (SPC), a dívida dos brasileiros com os serviços básicos, como o de água e luz, já chegou a 7,03% no primeiro trimestre do ano. No ano passado, o número de consumidores com contas básicas em atraso era de 2%. Já neste ano, o número ultrapassou 8,79%.

Com isto, a solução de muitos brasileiros é recorrer aos empréstimos bancários, mas como os bancos andam aplicando uma política mais rigorosa, muitos recorrem as casas de financiamento e acabam se endividando, ainda mais, com os juros altos cobrados.

O número de famílias endividadas com cartão de crédito, seguro de carro, cartões de lojas, entre outras contas, também teve um aumento de 62,3%, segundo a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

Com o aumento da inflação e os preços nas alturas, fica complicado pagar as contas. O brasileiro anda se endividando cada vez mais. O que muitas vezes era para ser uma solução, como é o caso dos empréstimos para tirar o nome do SPC, ou, até mesmo, evitar o corte de luz e água, acaba virando uma dívida com juros altos. E aí, a dor de cabeça é maior do que se poderia imaginar.

Muitos também escolhem deixar de pagar uma conta para pagar outra e, assim, as contas desandam de vez. Todos os setores do país estão sofrendo com a alta da inflação, o que está acarretando no aumento do desemprego. Sem o emprego, as contas entram mesmo no vermelho.

A situação não está fácil e, infelizmente, a tendência é que o desemprego continue aumentando.

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...