Pular para o conteúdo principal

Acelerar Previdenciário beneficiará população de 15 municípios do Nordeste goiano



Pela comarca de Flores de Goiás, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) começou o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário da Região Nordeste do Estado, na segunda-feira (19).

A região é considerada a mais pobre Estado e engloba 20 municípios, dos quais 15 serão beneficiados com a iniciativa.

Além disso, de acordo com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, os municípios do Nordeste goiano possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em relação àqueles de outras regiões, tendo os piores desempenhos em todas as dimensões.

O IDHM mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população e é calculado com base em dados econômicos e sociais.

A comarca de Flores de Goiás conta com o distrito judiciário de Vila Boa; Posse, com os distritos de Barbosilândia e Guarani de Goiás; a comarca de São Domingos tem Divinópolis como seu distrito Judiciário; Iaciara, a cidade de Nova Roma; e a comarca de Alvorada do Norte, os municípios de Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí, Simolândia e Sítio D'Abadia. Para os trabalhos, serão necessários 10 juízes e 11 servidores do Judiciário.

A expectativa é que se realize cerca de 850 audiências de instrução e julgamento e que os trabalhos durem duas semanas, entre os dias 19 e 30 de outubro, incluindo o fim de semana. “Em geral, os mutirões duram cinco dias. E, nesse caso, a equipe do Núcleo Previdenciário está mobilizada para trabalhar intensamente durante as duas semanas”, afirmou o coordenador do Núcleo Previdenciário, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra.

Segundo o magistrado, durante a força-tarefa na região, as pessoas que tiveram processos pautados para audiência receberão atendimento integral. “Durante o atendimento, um terceiro imparcial, no caso o juiz de direito, vai avaliar a situação do jurisdicionado com a lide previdenciária pendente e prolatará a sentença de primeira instância, seja concedendo o benefício para aqueles que entender presente o direito, seja negando o benefício para aqueles que entender ausente”, frisou. Porém, o juiz observou que, caso a parte não se conformar com o resultado, poderá entrar com recurso e enviar o processo à segunda instância para a reanálise.

O Mutirão Previdenciário, conforme destacou Reinaldo Dutra, tem “impacto efetivo” na vida das pessoas que são atendidas. Com o benefício concedido, terá garantido o direito de receber em, no máximo, 60 dias. “Apenas isso pode modificar de forma positiva a vida de muitas famílias que residem na região mais carente do Estado de Goiás, garantindo o direito das pessoas que realmente o possuírem”, salientou.

Histórico – Desde a criação do programa, em 2013, o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário, promovido pelo TJGO, já realizou mais de 25 mil audiências em todo o Estado de Goiás.

 Em quase dois anos de trabalho, a mobilização permitiu um total de 13 mil benefícios previdenciários concedidos. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas pela iniciativa, com mais de 50 mil recebendo o efeito direto da concessão do benefício previdenciário.

Os dados mostram que, somente este ano, o Acelerar Previdenciário realizou 9 mil audiências, nas quais 4.711 benefícios foram concedidos e R$ 58.100.082,56 pagos em benefícios atrasados.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.