Pular para o conteúdo principal

Posse/GO: Reconhecida união estável de mulher que teve companheiro assassinado



Após 8 anos da morte do companheiro, Cláudia José de Sousa Barros, de 30 anos, conseguiu na Justiça o direito de receber a pensão por morte previdenciária. O benefício foi concedido durante a realização do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário na Região Nordeste do Estado. Esta edição teve início na segunda-feira (19) e hoje (21) chegou à comarca de Posse.

A vida de Cláudia mudou a partir de 6 de janeiro de 2007. Foi nesse dia que o companheiro, com quem estava junto há menos de um ano, foi assassinado. “Meu mundo acabou. Ele me deixou grávida e com uma filha com menos de 1 ano”, contou. A data é sempre lembrada e, apesar da pouca idade, Cláudia não quis se envolver sentimentalmente com mais ninguém. “Fui morar com minha sogra porque não tinha condições de nada. Eu só tinha meu marido, aí ele morreu, fiquei sozinha”, contou.

Sem informação, ela disse que lhe contaram que não teria direito à pensão do companheiro porque não eram legalmente casados. “Fiquei mais de seis anos achando que não tinha direito. Até que minha sogra contou a história de uma mulher, parecida com a minha e, só ai que fui atrás. E olha o resultado, deu certo”, falou agradecida. O dinheiro ajudará nas despesas com os filhos. “Eles vivem me pedindo as coisas e não tenho como comprar. Para comprar comida eu trabalho de faxineira, mas nem sempre há emprego”, narrou.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a prova da dependência do segurado morto é um dos assuntos mais procurados nas dependências das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Muitos casais convivem durante muito tempo juntos e após a morte de um ou outro, o companheiro é surpreendido com a negativa em reconhecer a união estável entre esse e o segurado falecido”, apontou a pesquisa realizada pelo órgão.

E foi isso o que aconteceu com Cláudia. Após ter seu pedido negado administrativamente pelo INSS, foi na Justiça estadual que ela teve seu direito reconhecido. Para o juiz Rodrigo de Melo Brustolin, a união do casal restou comprovada pela certidão de nascimento dos filhos. Além disso, de acordo com ele, a condição de segurado especial do falecido também ficou evidente, uma vez que foi apresentado documento de assentamento rural em nome da mãe dele, concluindo sua profissão de lavrador.

“Muito embora a certidão de óbito conste como profissão chapa de caminhão, é certo que os elementos dos autos indicam solução diversa, tratando-se a certidão de elemento divorciado das demais provas. Ainda que assim fosse, vejo que entre o nascimento da filha – em 2006 – em cuja certidão de nascimento constava a profissão de lavrador – e o óbito decorreram menos de 12 meses, pelo que manteria extinto a qualidade de segurado especial”, salientou o magistrado, ao aplicar o artigo 15 da Lei 8.213/91.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.