Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: A lenda do galo de ouro, cobra de fogo e Nego d´agua



A riqueza cultural do município também contempla vários mitos e lendas que compõem o seu acervo imaterial e podem se constituir em uma significativa área de interesse turístico para a região, e fonte de renda, contribuindo para a fixação dos jovens no local e a continuidade da transmissão oral entre gerações.

No Morro do Moleque, nas proximidades da cidade de São Domingos, existe a lenda do Galo-de-ouro.

É uma crença popular sobre a existência de uma estátua da ave que foi fundida com ouro de vinte quilates e mede cerca de meio metro de altura, com olhos cravejados de diamantes e penas com diversos rubis. Suas esporas eram feitas de grandes esmeraldas. O entrevistado José Pelegrino nos contou em 05/07/2008:

[...] Os mais velhos ouviam o galo cantar, sem que ele fosse visto, afastava os curiosos do local. Também tem outras histórias do Morro do Moleque, sobre assombrações, padres sem cabeça, cobras enormes com olhos de fogo, isso quando não aparecia o próprio demo cavalgando um porcoespinho... o ronco deles podia ser ouvido a mais de 100 léguas de distância.

Dona Maria (em 28/08/2008) sobre a “Cobra de Fogo” do Morro do Moleque nos relata:

[...] É uma cobra de fogo que anda nos mato, perto do Morro do Moleque
[...] antigamente os índios que aparecia aqui diziam que o bicho queimava por dentro [...] não queimava o mato seco. Também é chamado de boitatá
[...] quem encontra a boitatá pode até ficar cego.

Quanto à lenda sobre o Nego d’água, ela diz que se trata de uma espécie de figura, de cor negra, que mora em locas dentro dos rios e que eventualmente sai da água para assustar pessoas desprevenidas. O guia Ramiro29, em 28/08/2008, também nos conta:

[...] Era um neguinho de cabelo pixaim que tinha dente azulado, e mãos e pés parecidos com pato, [...] eram ligados por uma pele. A mania era de pegar criança na beira do rio e dar sumiço.

Não se tem notícia de alguma criança desaparecida por influência do neguinho.

Segundo os entrevistados, qualquer pessoa que esteja à beira do rio no momento em que o neguinho aparece fica “abobada” e cai nas águas do rio, morrendo por afogamento. Todos os entrevistados são unânimes ao lembrar de terem ouvido falar desta lenda quando eram crianças, porém há muito tempo não escutam a seu respeito.

Em contrapartida, a crença do Romãozinho é lembrada por todos. Trata-se da história de um moleque malvado cuja índole contrasta com a bondade dos pais; um trabalhador da roça e sua esposa, dedicada mãe e dona de casa. Instigado pelo filho, que dizia que sua mãe o traia, o pai a matou. Em seus últimos suspiros a mãe rogou uma praga sobre o moleque (RAMIRO, em 28/08/2008).

Romãozinho. Ele atentou aqui [...] era o Saci [...] tinha umas casa aqui que ele atacava sempre [...] mexia tudo, quebrava coisas. Minha mãe sempre me metia medo com ele (RAMIRO, em 28/08/2008).

Observamos que por meio da interpretação da lenda buscam identificar o significado arquetípico do personagem principal, além de verificar a incidência de seu dinamismo no momento atual da cultura. Essa lenda é contada até os dias atuais, porém somente no meio rural da região.

Acervo UCG

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.