sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Defesa Civil de Posse/GO alerta sobre os cuidados com o período das chuvas



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Posse, alerta para a importância de cuidados durante a ocasião de chuvas.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Ivan Carlos Brasileiro, reforça que considerando o período de chuvas intensas, todos os cuidados precisam ser tomados.

Segundo ele, há uma equipe que realiza as vistorias e verifica as residências, sendo importante as pessoas colaborarem com os cuidados.

ANTES DAS CHUVAS:

Acompanhamento dos boletins meteorológicos pelos órgãos de imprensa; manter limpos os ralos, esgotos, bueiros e valas; realizar a limpeza dos telhados, calhas e verificar a existência de buracos; não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, nos córregos e na rua; reforçar muros e paredes que tenham perigo de cair; verificar as instalações elétricas, desligar e desconectar os aparelhos eletrônicos quando houver chuvas fortes acompanhadas de raios; colocar em lugar alto os móveis e outros pertences, caso a moradia esteja localizada em área de risco ou em locais sujeitos a alagamentos; saber onde existe um lugar seguro em caso de emergência; nunca deixar as crianças sozinhas.

DURANTE AS CHUVAS:

Evite sair, aguardar a intensidade diminuir ou a chuva acabar, manter-se atento aos níveis da água, procurar um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento; manter as portas e janelas da casa fechadas para evitar a entrada de ventos fortes e animais peçonhentos; não deixar as crianças brincarem na chuva ou em enxurradas, pois há riscos de doenças e acidentes; não se proteger em baixo de árvores, elas podem cair e atrair raios; em caso de ser levado pelas águas, procurar agarrar-se em algo que flutue; não arriscar-se atravessar a pé ou com veiculo nas áreas alagadas; se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros (fone: 193) e a Defesa Civil (fone: 96667354).  

CCS/Posse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...