Pular para o conteúdo principal

Estado é acionado para reforma da cadeia de Alto Paraíso/GO e construção de nova unidade



A promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto acionou o Estado de Goiás para que seja feita a reforma emergencial no estabelecimento prisional de Alto Paraíso, no prazo de 90 dias, com condições suficientes para garantir os mínimos direitos dos presos e condições básicas de higiene, saúde, salubridade e segurança. Foi pedida liminarmente também uma vistoria em toda a parte elétrica da unidade, instalando refletores, pintura geral, sob pena de multa diária de R$ 1,5 mil.

Ela requereu ainda inspeção pela Vigilância Sanitária local.

O objetivo da ação também é a condenação do Estado para a construção de um estabelecimento penal em Alto Paraíso, no prazo de 180 dias, conforme previsto na legislação, sob pena de multa de R$ 1,5 mil.

O problema

Em Alto Paraíso, os internos da cadeia têm sobrevivido em local insalubre e superlotado, situação que se traduz em violação dos direitos humanos. A falta de segurança da unidade também acarreta temor da coletividade e dos policiais que se relacionam com os presos e dos próprios reeducandos.

A promotora esclarece que, apesar dos vários esforços do MP, Judiciário e Conselho de Segurança local, para a regularização da cadeia, nenhuma providência concreta foi adotado pelo Estado.

Atualmente, a unidade está sendo mantida principalmente por doações do Conselho de Segurança, com o fornecimento da alimentação quando o governo estadual deixa de cumprir com suas obrigações. A cadeia também tem recebido doações vindas de transações penais, o que, inclusive, não é atribuição dessas entidades.

Uma inspeção do MP confirmou irregularidades denunciadas pela Delegacia de Polícia local, tais como a falta de segurança, dependências não arejadas, ausência de área de sol adequada, presos provisórios e definitivos ocupando a mesma cela, impossibilitando separar os de alta periculosidade.

Para a promotora, o encarceramento, da forma como está na comarca, submete os presos a tratamento desumano, uma vez que seus direitos são absolutamente ignorados, sendo lhes imposta pelo poder público uma subsistência totalmente inadequada, em local com superlotação, sem privacidade, sem espaço para locomoção, sem as mínimas condições de higiene e salubridade.

A promotora observa ainda estão ocorrendo fugas isoladas, em razão da fragilidade da estrutura do prédio e falta de segurança, podendo, a qualquer momento, ocorrer uma fuga em massa se a situação permanecer como está.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.