Pular para o conteúdo principal

Saúde faz plano de ação para localidades desprovidas de serviços de saúde no Nordeste Goiano



A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza uma força-tarefa em Cavalcante, a 557 quilômetros de Goiânia, com o propósito de desenvolver um plano de ação voltado à prevenção, detecção, notificação e tratamento das doenças negligenciadas.

O evento, Encontro de Gestores e Técnicos da Região Nordeste 1, acontece nos dias 24 e 25 de maio, com a participação de profissionais de saúde e representantes de diversas entidades e instituições localizadas que atuam direta e indiretamente com a saúde nos municípios de Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis, Monte Alegre e Teresina de Goiás, que compõem a região.

São consideradas doenças negligenciadas aquelas que afetam as populações pobres, que residem em localidades desprovidas de serviços de saúde.

São, na maioria das vezes, doenças milenares ou seculares, que persistem em função dos poucos investimentos dos setores público e privado. O plano de ação a ser traçado em Cavalcante terá como foco a hanseníase, doença de Chagas, leishmanioses, tracoma e tuberculose.

O Encontro de Gestores e Técnicos da Região Nordeste 1 é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), com o apoio da Regional de Saúde Nordeste 1. A gerente de Vigilância Epidemiológica da Suvisa, Magna Maria de Carvalho, destaca que na região há casos de hanseníase, suspeitas de um caso de doença de Chagas aguda em uma gestante e subnotificação de leishmaniose.

Em função destes e de outros agravos, a equipe da SES-GO debaterá com os participantes uma forma sistemática de realizar acompanhamentos e diagnóstico das doenças. Na programação do evento consta uma exposição sobre panorama atual das principais doenças negligenciadas na Região Nordeste do Estado de Goiás, a ser feita pela superintendente da Suvisa, Maria Cecília Martins Brito.

Serão discutidos aspectos epidemiológicos, sociais e econômicos (leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, doença de Chagas, tracoma, tuberculose e hanseníase), a cargo dos técnicos da Suvisa.

O evento ainda inclui uma oficina sobre a proposta de elaboração do Plano de Ação e uma de uma plenária para aprovação do documento final.

Os profissionais de saúde da Suvisa e da Regional de Saúde Nordeste 1 também farão atividades de apoio institucional voltada à capacitação dos técnicos em leishmaniose, laboratório em saúde pública, visita aos Núcleos de Vigilância Epidemiológica para monitoramento da hanseníase e tuberculose, orientações sobre o Sistema de Informação de Agravos e notificação e educação em saúde.

Além disso, vão se reunir com representantes da Comunidade Kalunga, que residem em Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

Comunicação SES-GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.