Pular para o conteúdo principal

Estrada Parque: Estrada do Ecoturismo em Terra Ronca



Aliando turismo e preservação ambiental, é nesse sentido que o Governo do Estado de Goiás priorizou a pavimentação rural da GO-453 Estrada Parque, a estrada do Ecoturismo que levará você rumo ao Parque Estadual de Terra Ronca no Município de São Domingos.

O investimento de cerca de R$ 63 milhões, de um trecho de 30 quilômetros de estrada, ligando Posse à cidade de Guarani de Goiás em sua primeira etapa, deverá beneficiar mais de 300 famílias moradoras do meio rural e impulsionará também a agricultura familiar e a criação de oportunidades de emprego e geração de renda.

Nesta empreitada, vale ressaltar que o asfaltamento é uma velha reivindicação de políticos da região, dos moradores e também do Instituto Sócio Ambiental da Universidade Federal de Goiás - UFG, que às vésperas da Copa do Mundo em 2014 no Brasil, com uma comitiva de vários profissionais em caráter oficial visitaram Posse.

O objetivo era de mapear o que o Nordeste Goiano tem de melhor na divulgação e promoção do Ecoturismo: rios; montanhas; trilhas; cavernas; pousadas e comunidades quilombolas.

Na ocasião, algumas recomendações foram feitas para que o Poder Público sinalizasse às vias de entrada da cidade, instalasse um stand de recepção aos turistas com um ou mais atendente bilíngue, manutenção e pavimentação das estradas de acesso aos pontos pontos turísticos e, que os empresários do ramo hoteleiro se readequassem à nova realidade.

A intenção era que as delegações durante estadia em Brasília, pudessem conhecer nossas paisagens entre um jogo e outro, especialmente às atrações não tão visíveis que estão embaixo da terra.

O lugar considerado um paraíso pelos mais renomados paleontólogos do planeta é, um dos 100 lugares mais lindos do mundo para se visitar, conforme descreveu um fotógrafo, jornalista e globetrotter com mais de 80 países em seu currículo, de acordo com artigo da "REVISTA VIAGEM E TURISMO".

"As maiores cavernas do país, impressionam pela beleza das formações de suas entradas, pelos raios de luz que incidem em claraboias e pelos rios de água potável que as atravessam, com destaque para Angélica, a maior delas com 14 quilômetros de galerias com seus rios interiores. Sem sombra de dúvida de que a alma do parque é suas cavernas que seduzem seus visitantes".

Com a palavra, os moradores beneficiados das Fazendas: Marmelada; Boas Tardes; Paraná, Assentados do Jatobá, Povoado Claretiana e Guarani. Nesse percurso, os cidadãos são testemunhas oculares das obras que se realizam: Terraplanagem; drenagem; Ponte em concreto armado, rebaixamento da serra para receber a pavimentação asfáltica.

Com a conclusão da obra, os condutores de veículos motorizados, ciclistas e pedestres se sentirão mais seguros com a inclusão de uma ciclovia. Falta agora o seguimento mais extenso de 40 quilômetros, que ligará à cidade de Guarani à Terra Ronca, que se encontra em fase de licitação.

Depois de tantas polêmicas, fui em loco confirmar de perto às ações que a obra de pavimentação vem causando.

No Povoado da Claretiana, os cidadãos ao serem abordados por essa reportagem se mostraram satisfeitos a exemplo do comerciante Sérgio Reis Pereira Rosa. Morador há mais de 12 anos na região, disse:

“O asfaltamento da estrada vai beneficiar diretamente à todos, o transporte escolar, veículos de emergência, o deslocamento dos pequenos agricultores até a feira aos domingos e também aumentará o fluxo de turistas e moradores da região em busca de tranquilidade e paz, proporcionado pelo Rio Água Quente aqui na Claretiana, alavancando o nosso empreendimento às margens do rio".

Referindo-se ao Bar do Barack de propriedade de seu pai José Pereira Rosa.

O Vereador Walmir Botelho, que ali tem residência fixa, se emocionou ao relembrar que a pavimentação asfáltica é um sonho e reivindicação de anos do seu saudoso Tio Clarismino Ribeiro (Seu Doca), quando Vice-prefeito em 1982 na Gestão de José Eliton de Figuerêdo (Dr.Eltim) em ambos desbravaram a estrada com o propósito de beneficiar os moradores e pequenos agricultores.

" Graças à Deus que o Governo do Estado teve a iniciativa de pavimentar essa estrada ao priorizar o meio rural ao contrário de muitos que aqui passaram e nada fizeram pela comunidade. E hoje só temos que agradecer". Afirmou o parlamentar.

Como diz o velho jargão:

"Se todas às estradas levam à Roma", por que duas estradas em pontos distintos não podem levar à Guarani, onde somente uma terá acesso ao parque? Ficando a conclusão de que contra fatos não há o que se discutir.

Fonte: Revista Viagem e Turismo/ Texto: Ivan Carlos Brasileiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.