Pular para o conteúdo principal

Itafós diz que barragem em Arraias/TO usa alteamento mais seguro e que cumpre TAC com MPF



Responsável pela barragem em Arraias que preocupa a comunidade da região, a Itafós Mineração deu retorno ao CT para esclarecer a atuação.

Recentemente a Agência Nacional de Mineração (ANM) elevou o dano potencial associado (DPA) do empreendimento para alto após constatar “existência de pessoas permanentes na área de possível impacto em caso de sinistro”.

Apesar disto, o órgão fiscalizador reforça que a categoria de risco (CRI) da estrutura continua baixo. Ou seja, a possibilidade de desastre é considerado pequena pela ANM, mas caso ocorra, o impacto pode ser considerável.

Na nota de esclarecimento, a Itafós relata que o sistema de alteamento que realiza na barragem é diferente do que era utilizado pelos empreendimentos em Mariana e Brumadinho.

Nas cidades mineiras o modelo utilizado era a montante, onde a estrutura é erguida por degraus que ficam sobre os rejeitos de minério. É a forma mais barata e menos segura, argumentam.

Em Arraias o alteamento é feito a jusante, onde a barreira cresce para a direção corrente dos resíduos, assim a estrutura não fica acima deles. A empresa garante que o sistema é o mais seguro.

A Itafós ainda garante estar devidamente cadastrada e licenciada pelos órgãos de fiscalização e controle e confirma que a última fiscalização na barragem aconteceu em novembro do ano passado, como relatou a ANM.

A empresa acrescenta que já adota medidas para reforçar a segurança, citando melhorias na estrada de acesso, na sinalização e execução planejada do alteamento da barragem de rejeitos, obedecendo recomendações da legislação.

O Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) também foi devidamente apresentado aos órgãos de controle, avisa.

Para além das medidas de estrutura, a empresa ainda afirma que que realizou ações que “proporcionaram melhoras significativas na qualidade da água na barragem de rejeitos”, o que também está previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Itafós Mineração e Instituto Natureza do Tocantins mediado pelo Ministério Público Federal (MPF).

“Ações elencadas no TAC estão em execução, além de novas medidas que estão sendo implementadas para garantir o atendimento aos parâmetros de qualidade previstos no estudo de impacto ambiental da Itafós”, garante.

“A Itafós tem buscado incessantemente cumprir com todas as determinações, as quais são regras básicas e inerentes às atividades empreendidas na região.

No entanto, a preocupação vai além, engloba a busca contínua pelo desenvolvimento sustentável da região onde atua, das pessoas, do meio ambiente e da segurança”, encerra a empresa.

Fonte: Cleber Toledo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.