Pular para o conteúdo principal

Mineradora Itafós afirma que barragens em Arraias/TO foram feitas com tecnologias das mais seguras do mundo



Barragens de Rejeito são estruturas utilizadas para armazenar subprodutos obtidos na mineração, após a separação do minério (Material de interesse do minerador) do rejeito (que são, os outros materiais e minerais contidos junto ao minério e que não podem ser aproveitados economicamente).

Estas barragens estão entre as grandes obras de engenharia do planeta e, tipicamente, são construídas pela aterragem de terra compactada em etapas sucessivas.

De maneira geral, uma barragem ou dique de contenção, é construído, para serem preenchidos por água e rejeitos.

Conforme estes materiais enchem a barragem, ela deve ser alteada para que possa receber mais rejeitos provenientes da mineração, processo que é repetido diversas vezes ao longo da vida útil da barragem.

Existem 3 métodos de alteamento, sendo eles, a montante, a linha de centro e a jusante, denominadas de acordo com o movimento da crista da barragem durante a etapa de alteamento.



A Itafos dispõe hoje de duas barragens, sendo uma de água com capacidade de 4.500.000 m3 e uma barragem de rejeitos com capacidade total para receber cerca de 4.220.000 m3; até dezembro de 2018 o volume recebido em nossa barragem de rejeitos foi de 2.170.000 m3.

Para se ter uma ideia de proporção, a barragem de Brumadinho armazenava aproximadamente 13.000.000 m3 de rejeitos quando rompeu, volume significativamente maior que o da Itafos, além disso, Brumadinho possuía outro modelo construtivo.

As barragens de alteamento a montante, como no caso de Brumadinho, são consideradas de maior risco de segurança, já no caso da Itafos é aplicada a tecnologia de alteamento considerada como a mais cara e mais segura, a de alteamento a jusante.

O trabalho com barragens é constante e preventivo, envolvendo profissionais como engenheiros, ambientalistas, e especialistas em segurança dedicados às barragens, além de contar com consultorias especializadas no assunto.

Tanto a barragem de água quanto a barragem de rejeitos da Itafos estão devidamente cadastradas e licenciadas pelos órgãos de fiscalização e controle que neste caso são, ANA (Agência Nacional das Águas) Naturatins e ANM (Agência Nacional de Mineração), tendo sua última fiscalização realizada em novembro de 2018.

Também foi apresentado aos órgãos competentes o plano de ação de emergência para barragens de mineração (PAEBM)

Além das ações de segurança, outras medidas tomadas proporcionaram melhoras significativas na qualidade da água na barragem de rejeitos, que alimenta o Rio Bezerra.

Atualmente peixes se proliferam nas barragens e aqui vale o lembrete de que a pesca é proibida seguindo a exigência do Naturatins.


Os órgãos competentes têm acompanhado de perto todas as ações, melhorias e propostas da Itafos envolvendo meio ambiente e segurança. A empresa tem cumprido com todas as determinações.

As exigências a serem cumpridas são apenas regras básicas e a preocupação da Itafos vai além, pois diz respeito, muito mais, a pessoas, ao meio ambiente e a segurança.

Essas são as três prioridades máximas da empresa.

Bióloga da área de Meio Ambiente da Itafos fazendo amostragem no Rio Bezerra em fevereiro de 2019 

Técnico de Meio Ambiente da Itafos trabalhando na Barragens de Rejeitos

O limite legal para a turbidez da água é de 100 NTU 

Informações, dúvidas, sugestões, por favor, entre em contato através de nosso e-mail: institucional@itafos.com

Texto e Fonte: Itafós

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.