Pular para o conteúdo principal

Para PGR, ampliação do parque da Chapada dos Veadeiros cumpriu trâmites legais. Prefeitura de Teresina de Goiás questionou decreto presidencial de 2017



A ampliação da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros cumpriu a exigência legal referente à realização de consultas públicas para esclarecimentos à população afetada.

Esse é o entendimento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o mandado de segurança ajuizado pelo município de Teresina de Goiás, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF).

A prefeitura de Teresina entende que os municípios afetados (Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João da Aliança) estão sendo prejudicados, já que, segundo argumenta, tiveram os territórios afetados e ainda não foram feitos estudos técnicos, nem realizada consulta pública na sede do município para facilitar a participação da população local a fim de apresentar os esclarecimentos necessários sobre a dimensão e as consequências da ampliação da área do parque.

O prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda (PSDB) diz que já recorreu desta decisão e explica que a sua única motivação para isso é a proteção das famílias que moram nas áreas afetadas. “Temos cerca de quarenta pessoas que moram nestas terras e que serão prejudicadas. Queremos apenas protegê-las”, disse. Ele se refere às pessoas que moram nessas terras e que, com a ampliação, deverão sair do local sem indenização, já que não possuem documentação legal das áreas.

Raquel Dodge entende que a não realização de audiências especificamente na sede do município não parece haver impedido, nem prejudicado a participação popular. Ela também diz na decisão que nota técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que demonstra a efetiva participação das comunidades afetadas.

Dodge aponta que a ampliação do parque era reivindicação antiga, considerando a extrema importância biológica da região da Chapada dos Veadeiros, uma das áreas mais importantes para a biodiversidade do Cerrado, que vem enfrentando graves ameaças aos seus ecossistemas e espécies nativas. A PGR explica que procedimento anterior, resultante no decreto que ampliou os limites do parque em 2001, foi questionado e examinado pelo STF.

Na ocasião, a Corte reconheceu que a consulta pública, realizada por meio do Conselho Consultivo da unidade, não preencheu a exigência legal, e assentou a possibilidade de edição de novo ato, com o atendimento dos requisitos legais.

A procuradora-geral sustenta que no novo procedimento, que resultou na edição do decreto questionado, “o preenchimento da exigência legal de realização de consulta popular foi preocupação desde o início”. Segundo Raquel Dodge, novos e detalhados estudos foram patrocinados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo ICMBio, com amplo espaço para a participação popular.

Fonte: MPF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.