Pular para o conteúdo principal

Ministério Público suspende leilão de veículos usados em Campos Belos/GO




O Ministério Público de Goiás determinou a suspensão do leilão público que seria feito pela prefeitura de Campos Belos nesta semana.

A prefeitura queria se desfazer de diversos veículos usados, entre motos, carros, tratores e outros maquinários. 

A notícia do leilão foi publicado aqui no blog.

O promotor de Justiça, Bernardo Monteiro Frayha, informou, no documento, que encontrou diversas ilegalidades no processo e por isso pediu a suspensão do feito.

Na peça, o promotor informou que chegou ao conhecimento do Ministério Público o Edital de Leilão Público nº 001/2019, que objetivava leiloar veículos pesados e leves, utilitários e máquinas considerados inservíveis pela Administração Municipal de Campos Belos.

No entanto, segundo a autoridade, a alienação de bens públicos móveis pode  ocorrer, mas desde que atenda ao disposto na Lei nº 8.666/1993 (lei federal de licitações), que determina que “a alienação de bens móveis da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e de licitação”.

Para o representante do MP, no processo do Edital de Leilão Público de Campos Belos, não ficou demonstrada a existência de interesse público devidamente justificado e que os bens foram avaliados em valores muito abaixo dos valores de mercado.

Ainda segundo o MP, o pedido de autorização para a realização do leilão fundamentou-se no suposto fato de existir veículos inservíveis à Administração Pública, e que dentre os bens constava, a título de exemplo, o veículo Ford Fusion, placa ONL 5251, ano 2013 e modelo 2014, adquirido pelo município e tido como o carro oficial do Gabinete do Prefeito, em perfeito estado.

"Também estão na lista, dentre os veículos a serem alienados, vários carros e dois tratores cujo estado de conservação é ainda desconhecido, e que se bem cuidados, podem servir ao município, evitando os famigerados contratos de aluguel de veículos particulares", fundamentou o promotor.

Para Bernardo Monteiro Frayha também “constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres, permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades pública  ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado”.

Por fim, o Ministério Público pediu à prefeitura de Campos Belos que fosse dada a devida divulgação da Recomendação do MP, mediante publicação no Diário Oficial do Município de Campos Belos ou, se não existir, em jornal de circulação local, além de inserir no sítio eletrônico e no Portal da Transparência do Município de Campos Belos e que fosse encaminhado, no prazo de 24 horas, reposta, por escrito, informando sobre o acatamento ou não da presente Recomendação.

Fonte: Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.