Pular para o conteúdo principal

Renova Saúde: prefeitos de Cavalcante e Teresina de Goiás firmam acordo com MP para instalar Caps




O Ministério Público de Goiás firmou, nesta segunda-feira (4/2), termo de ajuste de conduta com os prefeitos de Cavalcante e Teresina de Goiás, os quais se comprometeram a implementar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para atendimento aos moradores dos dois municípios. A unidade, que será instalada em Cavalcante, deverá ser um ponto de referência da Rede de Atenção Psicossocial, com a responsabilidade de desenvolver ações de promoção da saúde mental.

O documento foi assinado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público de Goiás, Eduardo Prego; a promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto; os prefeitos de Cavalcante, Josemar Freire, e de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, e os respectivos secretários de Saúde, Jueni Alves Moreira e Joseme Pereira Lopes.

O TAC foi firmado durante reunião realizada na sede do MP-GO, na qual foram definidos os últimos ajustes da proposta de pactuação entre os municípios. Leia sobre o desenvolvimento do projeto Renova Saúde em Cavalcante no Saiba Mais.

Renova Saúde

A demanda quanto à necessidade de implementação de um Caps na região foi apresentada durante as reuniões do Projeto Renova Saúde na comarca, desenvolvido pelo CAO Saúde, com acompanhamento da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej) e apoio da Secretaria Estadual de Saúde.

A proposta do projeto é a de fortalecer a atenção básica nos municípios, a partir de um plano de trabalho com metas e prazos. Desse modo, durante o processo de escuta dos gestores e profissionais da rede, esta foi apontada como uma das principais deficiências a serem resolvidas.

Conforme destacou Eduardo Prego, o esforço que está sendo empreendido pelos dois municípios será compensado com diminuição de custos relativos aos pacientes psiquiátricos, além de reverter em uma melhoria significativa na oferta dos serviços de saúde nesta especialidade.

Providências

Durante o encontro, o promotor Eduardo Prego ponderou ser necessário que os prefeitos reúnam esforços para a implementação da unidade de saúde, a partir da delimitação das responsabilidades e custeios que caberão a cada um dos municípios. Ele detalhou ainda que a Resolução nº 9 da Comissão Intergestores Regional (CIR), de 2013, estabelece a criação de um Caps I no município de Cavalcante, cujo atendimento será de forma regionalizada e pactuada com o município de Teresina de Goiás.

Assim, pelo acordo, a prefeitura de Cavalcante comprometeu-se a custear o prédio em que será instalado o Caps, assim como as adequações exigidas pela Vigilância Sanitária e o custeio mensal de 50% das despesas de manutenção da unidade. 

A prefeitura de Teresina, por sua vez, garantiu que fará a cessão de servidores necessários para a formação da equipe mínima, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e arcará com o custeio de metade das despesas de manutenção da unidade. O documento definiu ainda as etapas a serem cumpridas para a instalação do serviço.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.