Pular para o conteúdo principal

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Caiado participa da solenidade de passagem de comando da unidade de Operações Especiais do Exército Brasileiro, em Goiânia


Organização militar passa a ter como comandante o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel. Deixa a função general de divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes. Com sede na capital goiana e unidades em outros dois estados, Comando de Operações Especiais possui preparação para cumprimento de missões operacionais terrestres. Durante solenidade, Bolsonaro cita compromisso com estado democrático. “Sempre estivemos e estaremos dentro das quatro linhas da nossa Constituição

O governador Ronaldo Caiado, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, na manhã desta sexta-feira (27/08), da solenidade militar de passagem do cargo de comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro. A cerimônia ocorreu na sede da unidade, localizada no Jardim Guanabara, em Goiânia.

O evento marcou a transmissão solene do cargo, realizada pelo general de divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes para o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel. A cerimônia teve ainda demonstração de salto livre operacional com paraquedistas especializados e inauguração de fotografia na galeria dos ex-comandantes da instituição.

O presidente Jair Bolsonaro reforçou o compromisso com a carta constitucional e enalteceu a atuação dos soldados na defesa da ordem e da liberdade. “Nós sempre estivemos e estaremos dentro das quatro linhas da nossa Constituição. A certeza de termos um futuro promissor passa pelo soldado brasileiro. Que ele seja um anônimo, mas, na verdade, é um gigante na defesa de sua pátria”, assinalou.

Nomeado para assumir o Comando de Operações Especiais (COpEsp), o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, natural de Ponta Porã (MS), é membro do Exército desde 1985 e relembrou a trajetória do serviço especializado que completará 65 anos de existência no próximo ano. “O COpEsp é um sonho antigo: uma grande unidade operacional que conseguisse congregar todas as capacidades das operações especiais do combate moderno. Hoje é uma realidade”, destacou ao se reportar à história de quase 20 anos da unidade.

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que deixa a função, definiu o momento como o fechamento de um ciclo caracterizado por “profunda realização profissional e sentimento de gratidão” e destacou o comprometimento da equipe. “A vibração constante, mesmo nos momentos mais difíceis, mostra que temos o que há de melhor entre os combatentes”, salientou. Nascido no Rio de Janeiro, atua no Exército desde 1984.

O comandante Militar do Planalto, general de divisão Rui Yutaka Matsuda, dirigiu-se ao ex-comandante. “Pela sua liderança, a tropa tornou-se cúmplice de seus valores.  Sonham em fazer deste um Brasil maior, soberano e justo”, destacou ao proceder a leitura de elogios dentro do protocolo solene.

Operações Especiais

Com sede em Goiânia, o Comando de Operações Especiais (COpEsp) integra a estrutura do Exército Brasileiro e compreende organizações militares com capacidade de atuação operacional independente e integradas por unidades de combate e de apoio. O COpEsp está subordinado ao Comando Militar do Planalto, integra a Força de Ação Rápida Estratégica do Exército e está preparado para o cumprimento de missões operacionais terrestres.

O Comando de Operações Especiais possui as seguintes organizações subordinadas localizadas em Goiânia: 1º Batalhão de Forças Especiais; 1º Batalhão de Ações de Comandos; 1º Batalhão de Operações Psicológicas; Batalhão de Apoio às Operações Especiais; Base Administrativa do Comando de Operações Especiais; Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; 6º Pelotão de Polícia do Exército. Ainda vinculado ao Comando, o Centro de Instrução de Operações Especiais fica em Niterói-RJ e a 3ª Companhia de Forças Especiais está situada em Manaus-AM.

Estiveram presentes à solenidade também o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos; o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; o ministro do Superior Tribunal Militar, o juiz-auditor José Barroso Filho; o comandante do Exército, general Paulo Sérgio de Oliveira; o subcomandante de Operações Especiais, coronel Martins Mota; o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, general Júlio César de Arruda; o presidente da Fundação Habitacional do Exército, general Araken de Albuquerque; o secretário de Estudos Estratégicos, general Eduardo Pazuello; o chefe do Centro de Doutrina do Exército, general Sérgio Luiz Tratz; o comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, general Helder de Freitas Braga.

Participaram ainda o comandante de Operações Terrestres, general José Luiz Freitas; o eterno comandante da Escola de Sargentos das Armas, general Luiz Carlos Pereira Gomes; o eterno comandante do Comando de Operações Especiais, general Antônio Marcos Moreira; o adjunto do Comando de Operações Especiais, primeiro sargento Claudiomar Viana da Silva; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães; o secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; os deputados federais Major Vitor Hugo, Magda Mofatto, Glaustin da Fokus, João Campos e Aluísio Guimarães Mendes Filho; o ex-piloto de corridas automobilísticas, Nelson Piquet; além de demais autoridades das Forças Armadas, lideranças políticas e da segurança pública, e convidados.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.