Pular para o conteúdo principal

Governo de Goiás leva mamografia a comunidades quilombolas de Cavalcante-GO


A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino está na cidade de Cavalcante, no nordeste goiano, para atender mulheres nessas comunidades distantes dos grandes centros.

A Carreta da Prevenção, como é chamada, é vinculada à Policlínica de Regional Posse, unidade do Governo de Goiás, e percorre cidades do Nordeste Goiano levando exames de mamografia e preventivo de colo uterino.

Cavalcante fica no extremo Norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e é o território que abriga o Quilombo do Calunga, o primeiro território quilombola reconhecido pela Organização das Nações Unidas. A cidade tem forte identificação com os quilombolas que resistiram culturalmente por séculos e hoje são a marca registrada de belas paisagens e uma cultura rica.

A Policlínica de Posse é uma unidade da rede estadual de saúde e tem atenção voltada para essas comunidades. Diretora da unidade, a enfermeira Silvana Jardinismo explica que o objetivo é proporcionar exames e atenção especializada às populações diferenciadas. “Nossa meta é facilitar esse tipo de exame, como mamografia, para mulheres que teriam maior dificuldade para chegar a locais onde seja feita a regulação para esse tipo de procedimento”, comenta.

Por dia são realizados mais de 30 mamografias e outro número de exames Papanicolau na Carreta da Prevenção. Edilene Henrique Barbosa é uma dessas quilombolas que conseguiu fazer a mamografia. Aos 41 anos, casada e mãe de dois filhos ela nunca havia feito o exame, apesar de recomendação médica para cuidados com a prevenção.

Junto com ela, outras mulheres fizeram a triagem e também aguardavam para fazer a mamografia: 9 em cada 10 nunca puderam ser submetidas a esse exame. A maioria revela que precisaram se deslocar até Brasília, Goiânia ou Anápolis para fazer a mamografia e, assim mesmo, precisaram pagar. “Esperar para fazer pelo SUS é um sofrimento que dura quase dois anos, então muitas resolvem pagar do próprio bolso”, comentou uma das mulheres.

A quilombola Edilene hoje mora na cidade e trabalha no hospital municipal. Mesmo assim, toda a família, como mãe e irmãs, vivem na comunidade Capela, uma das cinco comunidades calunga, que abrigam mais de 200 famílias e cuja ocupação do território remonta ao Ciclo do Ouro. A demanda de mulheres para serem submetidas a mamografia é de mais de 500 pacientes, numa fila que as autoridades de saúde esperam zerar com esse ciclo de atendimento.

Fonte: SES Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.