Pular para o conteúdo principal

Governo de Goiás leva mamografia a comunidades quilombolas de Cavalcante-GO


A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino está na cidade de Cavalcante, no nordeste goiano, para atender mulheres nessas comunidades distantes dos grandes centros.

A Carreta da Prevenção, como é chamada, é vinculada à Policlínica de Regional Posse, unidade do Governo de Goiás, e percorre cidades do Nordeste Goiano levando exames de mamografia e preventivo de colo uterino.

Cavalcante fica no extremo Norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e é o território que abriga o Quilombo do Calunga, o primeiro território quilombola reconhecido pela Organização das Nações Unidas. A cidade tem forte identificação com os quilombolas que resistiram culturalmente por séculos e hoje são a marca registrada de belas paisagens e uma cultura rica.

A Policlínica de Posse é uma unidade da rede estadual de saúde e tem atenção voltada para essas comunidades. Diretora da unidade, a enfermeira Silvana Jardinismo explica que o objetivo é proporcionar exames e atenção especializada às populações diferenciadas. “Nossa meta é facilitar esse tipo de exame, como mamografia, para mulheres que teriam maior dificuldade para chegar a locais onde seja feita a regulação para esse tipo de procedimento”, comenta.

Por dia são realizados mais de 30 mamografias e outro número de exames Papanicolau na Carreta da Prevenção. Edilene Henrique Barbosa é uma dessas quilombolas que conseguiu fazer a mamografia. Aos 41 anos, casada e mãe de dois filhos ela nunca havia feito o exame, apesar de recomendação médica para cuidados com a prevenção.

Junto com ela, outras mulheres fizeram a triagem e também aguardavam para fazer a mamografia: 9 em cada 10 nunca puderam ser submetidas a esse exame. A maioria revela que precisaram se deslocar até Brasília, Goiânia ou Anápolis para fazer a mamografia e, assim mesmo, precisaram pagar. “Esperar para fazer pelo SUS é um sofrimento que dura quase dois anos, então muitas resolvem pagar do próprio bolso”, comentou uma das mulheres.

A quilombola Edilene hoje mora na cidade e trabalha no hospital municipal. Mesmo assim, toda a família, como mãe e irmãs, vivem na comunidade Capela, uma das cinco comunidades calunga, que abrigam mais de 200 famílias e cuja ocupação do território remonta ao Ciclo do Ouro. A demanda de mulheres para serem submetidas a mamografia é de mais de 500 pacientes, numa fila que as autoridades de saúde esperam zerar com esse ciclo de atendimento.

Fonte: SES Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.