Pular para o conteúdo principal

Menina de Formosa-GO ganha, na Justiça, direito ao medicamento mais caro do mundo


Por decisão do juiz Eduardo Luiz Cubas, do Juizado Especial Federal de Formosa, município do Entorno do Distrito Federal, a União terá de arcar com os custos do medicamento Zolgensma, que ficou conhecido como “o mais caro do mundo”, para a menina Marjorie de Sousa, portadora de Atrofia Muscular Espinhal (Ame Tipo 1). No dia 12 deste mês.

A família que luta contra o tempo para garantir a sobrevivência da menina, que nasceu sem o gene SMN1, produtor da proteína que alimenta os neurônios que controlam músculos e movimentos do corpo. Marjorie, que tem um ano e meio, precisa receber a medicação até os dois anos para frear a doença.

O Zolgensma, que já chegou a custar no Brasil R$ 12 milhões, é comercializado atualmente a R$ 8,9 milhões mantendo a primeira posição no ranking dos medicamentos mais caros do mundo. Desenvolvida e fabricada pelo laboratório Novartis, a droga é aplicada em uma infusão venosa, fornecendo ao organismo uma cópia sintética do gene SMN1. É a chance que Marjorie e outras crianças brasileiras portadoras de AME 1 têm de evitar a perda progressiva da função muscular.

Muito feliz com a decisão, a mãe de Marjorie, Erica Francisca de Sousa postou um vídeo agradecendo a todas as pessoas que de alguma forma ajudaram a menina. “É com muita alegria que viemos compartilhar com vocês que tivemos o sim do senhor juiz. Viemos agradecer a você que fez parte de nossa história, que segurou a mãozinha da nossa pequena”, disse ela, com a garota no colo. A família foi defendida pela advogada paulista Graziela Costa Leite, especialista em causas relacionadas à saúde. Esta é a nona causa que ela vence contra a União pelo Zolgensma.

A Novartis Brasil informou que, neste momento, o remédio está submetido a um processo administrativo junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), um órgão interministerial, para a definição de um novo preço, adequado à legislação vigente. Segundo o laboratório, sua prioridade é trabalhar junto às autoridades para disponibilizar, de forma ágil, o medicamento aos pacientes, inclusive incorporando-o ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Erica Francisca de Souza, que morava em Formosa e precisou se mudar para Brasília em razão do problema de saúde da família, explicou que a União tem 15 dias, a partir da publicação da decisão judicial, para se manifestar.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.