Entre os dias
30 de agosto e 10 de setembro, todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
da rede pública (estadual e municipal) de ensino em Goiás passarão por uma
avaliação de leitura. O objetivo é fornecer um diagnóstico da alfabetização das
crianças e nortear as ações do programa AlfaMais, criado pelo Governo de Goiás em agosto de 2021 para ser implantado nas escolas no início de 2022.
A avaliação
será presencial na escola, com acompanhamento do professor. O estudante deverá
ler um texto impresso e responder a algumas perguntas do professor, enquanto
sua voz é gravada por um aplicativo. O aplicativo de fluência leitora,
desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da
Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), vai armazenar as avaliações e
sistematizar os resultados.
“Essa
avaliação vai trazer para os municípios um diagnóstico de como essas crianças
estão, como elas voltaram das aulas não presenciais, para que assim toda a
equipe pedagógica do município já comece a desenvolver ações, para quando o
programa AlfaMais chegar, o professor já saber onde trabalhar de forma pontual
a aprendizagem das crianças”, explicou a gerente de Educação Infantil e Ensino
Fundamental – Anos Iniciais da Seduc, Carla Mendonça.
Todos os
estudantes do 2º ano dos 246 municípios de Goiás, cerca de 70 mil alunos, vão
participar.
Idade e
série correta para alfabetização
A
alfabetização da criança deve ser concluída, de acordo com a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional da Alfabetização (PNA), até o 2º
ano do Ensino Fundamental, quando o aluno tem entre 7 e 8 anos de idade.
De acordo
com a gerente da Seduc, a pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas
presenciais impactaram o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, para ela, a
avaliação se faz ainda mais necessária neste momento.
Programa
AlfaMais
O Programa
em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, foi
criado pelo Estado no dia 9 de agosto, mediante sanção da Lei nº 21.071. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da
Educação de Goiás (Seduc), o programa é voltado para professores e estudantes
da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo
de reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente
entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino.
“A
alfabetização incompleta é aquela em que a criança começa o processo, e por um
motivo ou outro ela não consegue completar o ciclo, no 1º e 2º anos do Ensino
Fundamental. O letramento insuficiente é quando a criança lê uma frase ou um
texto e quando você pergunta para ela, logo em seguida, o que ela leu, ela não
sabe explicar”, esclareceu a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental
– Anos Iniciais da Seduc.
Colaboração
para alfabetização
Para
assegurar a alfabetização completa nos anos iniciais da Educação Básica, Estado
e municípios trabalharão juntos nas ações. Ao Governo de Goiás caberá a
disponibilização de recursos técnicos e financeiros para a execução do
programa. Prefeituras serão responsáveis pela adesão e pela implementação das
iniciativas.
Além de
materiais didáticos para professores e estudantes e do acompanhamento
pedagógico às unidades de ensino participantes, o Estado disponibilizará o
pagamento de bolsas para profissionais que farão parte das equipes estadual,
regional e municipal do programa. Cada bolsista receberá remuneração entre R$
600 e R$ 2 mil, de acordo com a categoria e com a função que ocupa.
Fonte: Secretaria da Educação (Seduc-GO)
Comentários
Postar um comentário