Pular para o conteúdo principal

Caiado anuncia novas parcerias com Sebrae durante início das celebrações dos 50 anos da instituição e lançamento do Observatório do Empreendedor



“O Sebrae é um grande aliado, e tem sensibilidade para ajudar o Estado” afirma governador. Trabalho conjunto com Secretaria da Retomada fortalece programas Mais Crédito e Mais Empregos. Na Educação, acordo busca desenvolver empreendedorismo nas escolas públicas estaduais. Parceria também dá apoio a concurso literário para 21 mil estudantes

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (26/08), da 7ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás), que deu o pontapé às celebrações dos 50 anos da entidade. Ele assinou termos de adesão e de cooperação para atividades entre o Estado e a instituição. Durante o evento também foi lançado o Observatório do Empreendedor, plataforma que organiza e informa estratégias destinadas ao empreendedorismo.

“O Sebrae é um grande aliado, e tem sensibilidade para ajudar o Estado, de forma bem direta, fazendo com que as melhorias e as ações cheguem às regiões mais carentes”, afirmou o governador. As medidas previstas visam atender as pessoas durante o período da pandemia e no pós-Covid-19, “para que essas pessoas tenham condições de voltar sua atividade, ter renda e sustentar a família”, reforçou. Foram assinados termos de cooperação técnica com secretarias de Estado da Retomada e da Educação.

Ficou estabelecida a união de esforços no apoio e na capacitação do setor empreendedor em Goiás. A Secretaria da Retomada receberá respaldo das medidas de apoio técnico do Sebrae Goiás. Programas da pasta, como o Mais Crédito e o Mais Empregos, serão beneficiados. Estão previstas ações de suporte técnico, palestras, cursos, orientações e consultorias para micro e pequenas empresas.

Estímulo à educação

Já em relação ao termo firmado com a Seduc, o Governo de Goiás passa a aderir ao Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo nas escolas públicas estaduais. “Só vamos nos destacar se entendermos que a educação não pode ser tratada como frase discursiva ou mote de campanha. Ela tem que ser algo empunhado por nós, com uma responsabilidade enorme”, reiterou o governador.

Uma das metas do programa é a capacitação de 200 educadores de 51 unidades de ensino estaduais no primeiro semestre de 2022 e o alcance de 3.541 estudantes por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

“A partir de agora, o Sebrae Goiás partilha a missão de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo, as competências e a cultura empreendedora na educação formal. Isso contribuirá para a melhoria da qualidade da educação, com a colaboração da sociedade visando o pleno desenvolvimento da pessoa”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes.

O presidente ainda declarou que Caiado é “o primeiro governador que vem ao Conselho”. “Nos sentimos orgulhosos. Estamos de mãos dadas e acredito que só com a união podemos vencer todas as dificuldades”, reiterou.

Na sequência, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Osvaldo Moreira Guimarães, também agradeceu ao governador pela presença e reforçou que a parceria entre o Sebrae e o poder público é “um exemplo para Goiás e para o Brasil”. “Não existe investimento mais importante que não seja na educação. E nós haveremos de ter essa participação plena e obter um resultado satisfatório”, disse.

O convênio firmado no âmbito da educação conta ainda com o apoio do Sebrae para a realização do 1º Concurso Literário da Seduc, que tem como tema “Vozes da Literatura Negra Brasileira”. A expectativa é alcançar cerca de 21 mil alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental na rede pública estadual de ensino.

Ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás, o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enalteceu a cooperação com o Estado. “Também temos parceria com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), para apoiar os potenciais empresários e os que estão entrando nos negócios agora. Estamos convictos de que o processo de retomada da economia está acontecendo”, afirmou o diretor.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o deputado federal José Mário Schreiner, elogiou a união de esforços entre o Estado e o Sebrae. “Parabenizo a todos por buscarem convênios. Precisamos fazer em conjunto, e o Sebrae realmente nos orgulha muito neste momento”, declarou.

Participaram do evento os secretários de Estado Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governadoria), Marcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação), César Moura (Retomada) e Tony Carlo (Comunicação); o presidente da Agência de Fomento de Goiás S.A (GoiásFomento), Rivael Aguiar; o presidente da Agência Estadual de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral; os diretores do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia (Tecnologia e Gestão) e Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Atendimento e Relacionamento); os conselheiros titulares Marcelo de Oliveira Moura, Evandro Narciso de Lima, Valdir Ribeiro da Silva e Pedro Alves de Oliveira; e os conselheiros suplentes Adonias Antônio Miranda, Marco César Chaul, João Teodoro Pádua, André Luiz Baptista Rocha e, via internet, Inês Schwinge.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.