Pular para o conteúdo principal

Caiado anuncia novas parcerias com Sebrae durante início das celebrações dos 50 anos da instituição e lançamento do Observatório do Empreendedor



“O Sebrae é um grande aliado, e tem sensibilidade para ajudar o Estado” afirma governador. Trabalho conjunto com Secretaria da Retomada fortalece programas Mais Crédito e Mais Empregos. Na Educação, acordo busca desenvolver empreendedorismo nas escolas públicas estaduais. Parceria também dá apoio a concurso literário para 21 mil estudantes

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (26/08), da 7ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás), que deu o pontapé às celebrações dos 50 anos da entidade. Ele assinou termos de adesão e de cooperação para atividades entre o Estado e a instituição. Durante o evento também foi lançado o Observatório do Empreendedor, plataforma que organiza e informa estratégias destinadas ao empreendedorismo.

“O Sebrae é um grande aliado, e tem sensibilidade para ajudar o Estado, de forma bem direta, fazendo com que as melhorias e as ações cheguem às regiões mais carentes”, afirmou o governador. As medidas previstas visam atender as pessoas durante o período da pandemia e no pós-Covid-19, “para que essas pessoas tenham condições de voltar sua atividade, ter renda e sustentar a família”, reforçou. Foram assinados termos de cooperação técnica com secretarias de Estado da Retomada e da Educação.

Ficou estabelecida a união de esforços no apoio e na capacitação do setor empreendedor em Goiás. A Secretaria da Retomada receberá respaldo das medidas de apoio técnico do Sebrae Goiás. Programas da pasta, como o Mais Crédito e o Mais Empregos, serão beneficiados. Estão previstas ações de suporte técnico, palestras, cursos, orientações e consultorias para micro e pequenas empresas.

Estímulo à educação

Já em relação ao termo firmado com a Seduc, o Governo de Goiás passa a aderir ao Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo nas escolas públicas estaduais. “Só vamos nos destacar se entendermos que a educação não pode ser tratada como frase discursiva ou mote de campanha. Ela tem que ser algo empunhado por nós, com uma responsabilidade enorme”, reiterou o governador.

Uma das metas do programa é a capacitação de 200 educadores de 51 unidades de ensino estaduais no primeiro semestre de 2022 e o alcance de 3.541 estudantes por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

“A partir de agora, o Sebrae Goiás partilha a missão de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo, as competências e a cultura empreendedora na educação formal. Isso contribuirá para a melhoria da qualidade da educação, com a colaboração da sociedade visando o pleno desenvolvimento da pessoa”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes.

O presidente ainda declarou que Caiado é “o primeiro governador que vem ao Conselho”. “Nos sentimos orgulhosos. Estamos de mãos dadas e acredito que só com a união podemos vencer todas as dificuldades”, reiterou.

Na sequência, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Osvaldo Moreira Guimarães, também agradeceu ao governador pela presença e reforçou que a parceria entre o Sebrae e o poder público é “um exemplo para Goiás e para o Brasil”. “Não existe investimento mais importante que não seja na educação. E nós haveremos de ter essa participação plena e obter um resultado satisfatório”, disse.

O convênio firmado no âmbito da educação conta ainda com o apoio do Sebrae para a realização do 1º Concurso Literário da Seduc, que tem como tema “Vozes da Literatura Negra Brasileira”. A expectativa é alcançar cerca de 21 mil alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental na rede pública estadual de ensino.

Ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás, o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enalteceu a cooperação com o Estado. “Também temos parceria com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), para apoiar os potenciais empresários e os que estão entrando nos negócios agora. Estamos convictos de que o processo de retomada da economia está acontecendo”, afirmou o diretor.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o deputado federal José Mário Schreiner, elogiou a união de esforços entre o Estado e o Sebrae. “Parabenizo a todos por buscarem convênios. Precisamos fazer em conjunto, e o Sebrae realmente nos orgulha muito neste momento”, declarou.

Participaram do evento os secretários de Estado Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governadoria), Marcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação), César Moura (Retomada) e Tony Carlo (Comunicação); o presidente da Agência de Fomento de Goiás S.A (GoiásFomento), Rivael Aguiar; o presidente da Agência Estadual de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral; os diretores do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia (Tecnologia e Gestão) e Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Atendimento e Relacionamento); os conselheiros titulares Marcelo de Oliveira Moura, Evandro Narciso de Lima, Valdir Ribeiro da Silva e Pedro Alves de Oliveira; e os conselheiros suplentes Adonias Antônio Miranda, Marco César Chaul, João Teodoro Pádua, André Luiz Baptista Rocha e, via internet, Inês Schwinge.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.