Pular para o conteúdo principal

Projeto ambiental entrega contêineres e promove cursos na cidade de São Domingos-GO



A cidade de São Domingos, localizada na região nordeste de Goiás, recebe desde agosto do ano passado o projeto "Reciclando o Amanhã". O trabalho consiste em promover a educação ambiental e implementar um sistema de reciclagem, reaproveitamento e reutilização de resíduos sólidos no município, tendo como foco os estabelecimentos de ensino. Executado na cidade pela Escola SENAI Vila Canaã, o projeto integra os Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) - Núcleo de Meio Ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituição do Sistema FIEG.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo programa de gerenciamento de resíduos estão cursos de reciclagem, de reaproveitamento de resíduos, de transformação de resíduos orgânicos e outros do universo da educação ambiental. Também é realizada a organização de pontos estratégicos para coleta seletiva, com a entrega de contêineres de separação.

O serviço ofertado pelo SENAI foi demandado pela Prefeitura de São Domingos, em parceria com a Funasa. Até então, o projeto na cidade entregou 140 composteiras e mais de 100 contêineres; capacitou mais de 300 pessoas em reciclagem; promoveu oficinas de produção de móveis com pneus usados; realizou concursos de redação e desenho com os alunos da rede de ensino - com entrega de premiações; e contribuiu, ainda, auxiliando na criação de um projeto de lei que visa implantar o Núcleo em Educação Ambiental no município.

Segregação de resíduos

Os contêineres para segregar metal, vidro, plástico e papel foram entregues em todas as escolas de São Domingos, tanto na área rural, como na urbana. Postos de saúde e outros importantes pontos da cidade também receberam os equipamentos. Antes da entrega, o SENAI elaborou um planejamento de coleta seletiva para execução da Prefeitura e preparou os moradores para segregar corretamente os seus resíduos.

Educação Ambiental

De acordo com a Prefeitura de São Domingos, foram beneficiados mais de mil alunos dos Ensino Médio e Fundamental e da Educação Infantil. Além disso, foi a primeira vez que o Município realizou concursos dessa natureza, despertando na comunidade a preocupação com o lixo descartado de forma incorreta, propondo soluções para essa problemática e incentivando a escrita e a leitura nos alunos. Os prêmios para os vencedores foram celulares, bicicletas e mochilas.

As oficinas de reaproveitamento de pneus usados despertaram nos educandos a conscientização para os riscos do descarte inadequado desses materiais. Além de promover educação ambiental, a aprendizagem capacitou os alunos para o exercício de uma nova fonte de renda com a produção de móveis. Todos os cursos e oficinas respeitaram os protocolos de saúde para prevenção à Covid-19, com o uso obrigatório de máscara e álcool gel e distanciamento seguro entre os alunos. Algumas aulas foram disponibilizadas também em formato online.

O prefeito Cleiton Gonçalves Martins disse que está bastante satisfeito com os resultados do programa desenvolvido em São Domingos pelo SENAI. Segundo ele, a instituição demonstrou “responsabilidade e compromisso na organização e planejamento das atividades, que irão melhorar as condições sanitárias do município e reduzir o lixo descartado de forma errada, promovendo a saúde na cidade”.

São Domingos

Com cerca de 13 mil habitantes, São Domingos possui quatro povoados e dois assentamentos na área rural e é conhecida por abrigar o Parque Estadual Terra Ronca (PETeR), que possui o maior complexo de cavernas da América Latina. No total são 14 unidades de ensino, com 85 salas de aula e 173 docentes.

Serviços de Tecnologia e Inovação

Os Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI se destinam a apresentar soluções acessíveis e customizadas em diversas áreas tecnológicas. Além das indústrias em geral, os serviços são voltados também para públicos diversos como condomínios, empresas na área comercial de pequeno, médio e grande porte, órgãos públicos e outros.

Os ramos de atuação do STI englobam desde meio ambiente a alimentos, cosméticos, moda, construção civil, energia, normas e regulamentos técnicos, automação e outros. Os serviços de STI disponibilizam um conjunto de estratégias para diferentes problemas, oferecendo soluções personalizadas e capazes de posicionar indústrias, empresas e negócios com melhor destaque no mercado.

Para pedir uma consultoria ou saber mais sobre STI, entre em contato pelo (62) 3219-1429. Se o seu interesse for específico na área de Meio Ambiente, o telefone é o (62) 3235-8175 e o e-mail, meioambiente.senai@sistemafieg.org.br.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.