sábado, 31 de dezembro de 2016

Blog Antônio Carlos atinge mais de 2,1 milhões de acessos em 2016




Esta matéria que estamos publicando agora é mais voltada para agradecer a todas as pessoas que diariamente acessam o nosso blog. O leitor do Blog Antônio Carlos continua fiel, e a procura por notícias aqui só aumentam mais a cada dia.

O blog já registrou picos de até 18 mil acessos em um único dia.

Até mesmo nos finais de semana quando a média de acessos é menor, o blog tem conseguido mais de 3.500 acessos nos sábados e domingos.

Os dados são do Google Analytics a ferramenta mais segura e confiável para a medição de acessos dos sites.

A média de acessos por mês é de 166 mil acessos, a média por dia é de 5.300 acessos.

Entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016 o blog AC atingiu a marca de 2,1 milhões de acessos.

Isso é uma clara demonstração de que estamos trilhando pelo caminho correto na divulgação das informações. O Blog sempre foi eclético, e divulga notícias de diferentes gêneros.

Agradecemos aqui a todos os leitores e simpatizantes do blog. Aproveito para agradecer também aqueles que não gostam, mais utilizam a plataforma para se atualizarem; você também é muito importante para nossa pagina.

Que 2017 seja um ano de muito sucesso, saúde e paz para todos!

Feliz Ano Novo!

Cavalgada da virada aconteceu neste sábado em São Domingos/GO. Evento faz parte da programação da vitória do prefeito eleito Cleiton Martins

Fotos: Clezio Oliveira




Como parte das comemorações da festa de posse do prefeito eleito de São Domingos, no nordeste goiano, Cleiton Martins, foi realizada a cavalgada da virada neste sábado (31).

O Evento percorreu as principais ruas de São Domingos, saindo da prainha do povo com destino a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A cavalgada contou com a presença de centenas de cavaleiros com seus animais atraindo a atenção dos populares.

Na AABB houve uma confraternização, com um grande churrasco para os cavaleiros.

Participaram da cavalgada da virada, o Prefeito eleito, Cleiton Martins, o vice Gilvanir Cardoso, vereadores e a população.







Banda Nechivile comanda a festa da virada em São Domingos/GO



A festa de réveillon na cidade de São Domingos, no nordeste goiano, promete muita música e agitação para os moradores da cidade.

A contagem regressiva vai ficar por conta da Banda Nechivile.

A Banda Nechivile criada em 1998, hoje com 3 DVDs lançados, e 7 CDs já realizaram mais de 1500 shows em todo o Brasil. Com o sucesso da música ‘Você quem quis assim’ o ritmo sertanejo comanda a contagem regressiva para a chegada do ano de 2017.

A abertura da festa fica por conta de Valdir e seus teclados, melhor forró de Goiás.

O evento está previsto para começar as 22h no Palco Terra Ronca.

A festa é gratuita, e oferecida pelo prefeito eleito, Cleiton Martins e pela Deputada Federal Magda Mofatto.

Agende ai!

Divinópolis de Goiás: Prefeitura entrega casas populares e cheques construção




A prefeitura de Divinópolis de Goiás, através do prefeito Filoneto Santos, em sua última semana como gestor do município, entregou 40 casas populares e 25 cheques construção aos beneficiários.

Na tarde da última quinta-feira (29), 40 famílias celebraram a concretização do sonho da casa própria.

Cada beneficiário recebeu o Termo de Cessão de Posse e a chave do imóvel, localizadas no Setor Ginete.

Na tarde de sexta-feira (30), Foram entregues 25 cheques construção aos beneficiários do programa Mais Moradia, parceria da prefeitura municipal com a Agência Goiana de Habitação.

Ainda no evento de sexta-feira (30), foi entregue uma ambulância proveniente de emenda parlamentar do ano de 2014, que será destinada para o Distrito de Vazante.

O evento contou com a participação do prefeito Filoneto, da 1ª dama Rosa Amélia, do prefeito eleito, Alex Oliveira, do representante da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Harley Rodrigues e demais lideranças políticas locais.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

São Domingos/GO: Prefeitura inaugura posto de Saúde da Família e UBS

Inauguração do PSF 
Inauguração da UBS


A prefeitura de São Domingos, no nordeste goiano, através da prefeita, Jovita Ribeiro, inaugurou um Posto de Saúde da Família (PSF) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante esta semana.

O posto de saúde que fica no Setor Leste, estava fechado, passou por uma grande reforma, e ganhou o nome de Maria Alves Nogueira. A obra foi concluída graças ao recuso de uma emenda parlamentar.

A Unidade Básica de saúde que fica no Setor Primavera, foi iniciada do zero, e ganhou o nome de Alfredo Neres Neto.

O posto de saúde e a UBS beneficiará toda a comunidade do município de São Domingos.

Participaram das inaugurações secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e populares.

Colisão entre van e caminhão deixa duas pessoas mortas e sete feridas na BR-020, em Posse/GO




Uma colisão frontal entre uma van e um caminhão na tarde desta quinta-feira (29) na BR-020, em Posse, no nordeste goiano, deixou duas pessoas mortas e sete gravemente feridas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais são uma criança de dois anos e o motorista do veículo, que chegou a ser resgatado com vida, mas morreu no hospital.

A van transportava nove pessoas e vinha de São Paulo com destino a Piauí.

Com o impacto do acidente, as vítimas ficaram presas nas ferragens e tiveram que ser retiradas pelos bombeiros. A criança morreu no local.

O motorista do caminhão não ficou ferido.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Posse, mas, devido a gravidade dos ferimentos, foram levadas para um hospital em Brasília.

Mais acidente na BR-020

Ainda quando finalizavam a ocorrência, os bombeiros receberam mais uma chamada de um outro acidente na mesma rodovia.

Uma caminhonete S10 saiu da pista, capotou e foi parar nas margens da pista, presa entre as árvores.

Duas pessoas estavam na caminhonete e ficaram presas nas ferragens.

Os bombeiros retiraram as vítimas, que sofreram apenas alguns ferimentos leves.

O corpo de Bombeiros de Posse e o Samu prestaram socorro às vítimas.




Fonte: Corpo de Bombeiros

Jovem morre após carro capotar na BR-020, próximo a Roda Velha




Lucas Dias dos Santos Silva, natural de Riachão das Neves/BA, morreu após o carro Fiat Uno que ele dirigia capotar na BR-020, no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, no Oeste da Bahia.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 desta quinta-feira (29). De acordo informações, Lucas tinha saído do Distrito do Rosário com destino a Luis Eduardo Magalhães, ele estava no carro da empresa IROPEL de comboio com um Fiat Strada da mesma empresa.

Segundo informações do colega da vítima que estava no veículo Fiat Strada, Lucas que estava sozinho perdeu o controle da direção e capotou por pelo menos três vezes e foi arremessado para fora do veículo. Ainda segundo o colega, Lucas foi arremessado tão longe que ele e outras pessoas que passavam na hora do acidente, demoraram de encontrar o corpo da vítima.

Desesperado o colega acionou o SAMU/192, mas o mesmo em desespero ao ver a vítima bastante ferida colocou na carroceria do veículo e socorreu para UPA de Luis Eduardo Magalhães.

Após dar entrada na Unidade de Saúde, os médicos fizeram de tudo para salvar a vida do rapaz, por volta das 21h15, após ser estabilizado para ser transferido para o HO em Barreiras, Lucas veio a óbito.

Lucas teve os pulmões perfurados, braço quebrado, fratura de fêmur e outras complicações, além de duas paradas cardiorrespiratórias causando a morte.

O jovem deixa esposa e um bebê de quatro meses. A Empresa IROPEL lamenta o ocorrido e está dando toda a assistência à família.

Fonte: Braga

Nova Roma/GO: Centenas de arraias são encontradas mortas no Rio Paranã



Centenas de arraias (ou raias) foram encontradas mortas, boiando no leito no Rio Paranã, nesta quinta-feira (29), próximo aos povoados Manguinha e Fecho, no município de Nova Roma, nordeste de Goiás.

De acordo com um sargento da Polícia Militar, que esteve no local e confirmou a informação, inclusive com fotografias, as arraias, centenas delas, estão boiando a cerca de 200 metros abaixo do sistema de balsas do povoado Fecho, sentido Povoado Prata/Nova Roma.

"Suspeita-se da poluição (produtos químico) oriunda de frigoríficos instalados ao longo das margens do Rio Paranã", diz o policial.

A Secretaria de Meio Ambiente do estado de Goiás tem que enviar, com urgência, técnicos do órgão para apurar o que está ocorrendo no Rio Paranã, identificar as causas e punir os culpados.

A região nordeste de Goiás tem sofrido muitíssimo com a falta de chuvas; com a devastação terrível do cerrado; o extermínio constante e assustador de animais silvestres e muita degradação.

Recentemente aviões dedetizadores de veneno estavam dizimando colmeias inteiras de abelhas da região de Alto Paraíso, nas grandes plantações de São João da Aliança e Água Fria (São Gabriel).

Agora, as arraias do Rio Paranã são as mais novas vítimas.

Fonte: Dinomar Miranda

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Alvorada do Norte/GO: Testemunhas da Operação Sexto Mandamento dizem ter sofrido ameaças de policiais



Três testemunhas do inquérito que investiga assassinatos praticados por um suposto grupo de extermínio em Alvorada do Norte, em Goiás, dizem ter sido ameaçadas pelos sargentos José Wilson de Freitas e Jerônimo Francisco da Costa, ambos presos na segunda fase da Operação Sexto Mandamento, no dia 11 do mês passado.

Eles são suspeitos de participar dos assassinatos e da ocultação dos cadáveres de Pedro Nunes da Silva Neto e Cleiton Rodrigues, em fevereiro de 2010, a mando de fazendeiros, segundo investigação da Polícia Federal (PF).

O comandante do Policiamento na Capital, tenente-coronel Ricardo Rocha Batista, também é suspeito de ter envolvimento com os crimes. Os jovens desaparecidos eram suspeitos de praticar roubos em propriedades rurais.

As decisões judiciais que negaram o pedido de revogação da prisão temporária dos sargentos, no último dia 9, contêm trechos de dois depoimentos que relatam as ameaças. Uma outra testemunha depôs na Comissão de Direitos Humanos do Senado no dia 12 de dezembro, onde disse continuar a ser ameaçada mesmo após a deflagração da Operação.

Familiar de Higino Pereira de Jesus, que desapareceu dois dias antes de Pedro e Cleiton, Fernando (nome fictício) disse em depoimento que o sargento Jerônimo o alertou, um mês antes da morte do parente, que Higino deveria sair da cidade, pois seria executado.

A conversa teria ocorrido em um bar, Fernando e Jerônimo seriam parentes distantes. Na ocasião, o militar teria dito que Ricardo Rocha iria até a cidade acompanhado de outros policiais para matar Higino e outros, “que iriam fazer um ‘limpa’”, afirma o texto do depoimento.

Já em outro trecho de depoimento, do ano passado, a testemunha Manuel (nome fictício) relata que um carro policial passava diariamente em frente à casa onde morava, em Alvorada do Norte, e que ficava sendo encarado pelos policiais militares ocupantes do veículo. Ele reconheceu, por meio de fotografia, que um dos policiais na viatura era José Wilson de Freitas.

Manuel também conta que, na mesma época, foi abordado por um policial na rua, que teria lhe dito de forma agressiva que “Boca fechada não entra mosquito” e “Você arrumou um problema comigo”. No depoimento, a testemunha afirma que a namorada foi ameaçada da mesma maneira.

Ameaça recente

Em depoimento na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o morador de Alvorada do Norte Deusdete Rodrigues Neves, de 49 anos, contou que está sendo vítima de ameaças desde que depôs no inquérito que originou a Operação. Ele relata que chegou a ser ameaçado por um dos sargentos presos.

“Passei mais de meia hora com uma pistola na minha cabeça, na minha testa, pelo PM Jerônimo. Mesmo depois da prisão deles eu continuo sendo ameaçado por policiais militares”, disse diante da Comissão. Ele foi incluído no programa de proteção a vítimas e testemunhas.

Na mesma sessão da Comissão de Direitos Humanos, o delegado da Polícia Federal (PF), Francisco Badenes, disse que o depoimento da testemunha vem sendo comprovado pelas investigações da PF. “O que a gente tem percebido é que a situação é muito mais grave do que versa o primeiro objeto de apuração desse inquérito”, declarou.

A reportagem do jornal O POPULAR entrou em contato com Badenes, que preferiu não conceder entrevista porque o caso é considerado sigiloso.

A advogada dos sargentos presos, Ágna Rômulo Sousa, nega que eles estejam relacionados com qualquer episódio de ameaça a testemunhas. “Eles nem sabem quem são essas pessoas, segundo relato dos dois. São denúncias infundadas”, defende.

Para Ágna, o inquérito possui diversas falhas e os depoimentos das testemunhas são volúveis. “As pessoas (testemunhas) não sabem ao certo quem é quem. Ora fala uma coisa, ora fala outra”, argumenta a advogada.

Advogado diz que não há provas

O nome do comandante do policiamento na capital, tenente-coronel Ricardo Rocha, aparece duas vezes no texto das decisões judiciais que negam pedido de revogação das prisões temporárias dos sargentos da PM presos na segunda fase da Operação. Rocha é citado por uma testemunha, que relata um diálogo com o sargento Jerônimo Francisco da Costa. Este teria alertado ao depoente sobre a vinda de Rocha com outros policiais para matar Higino Pereira de Jesus, morto dois dias antes do desaparecimento de Pedro Nunes da Silva Neto e Cleiton Rodrigues.

O nome de Rocha é associado a ligações telefônicas, que teriam ocorrido entre o tenente-coronel e outros suspeitos nos dias dos homicídios de Higino, Pedro e Cleiton. O advogado de Rocha, Tadeu Bastos, diz que a polícia não apresentou provas das acusações contra o tenente-coronel. Sobre as ameaças, diz ser difícil afirmar algum julgamento, porque só se tem a versão das testemunhas e a negação dos acusados.

Fazendeiro tinha amizade com PM

O fazendeiro Ari Ornelas, suspeito de ser mandante dos assassinatos investigados pela segunda fase da Operação Sexto Mandamento, sempre foi próximo do comando da Polícia Militar (PM) de Formosa, chegando a ajudar financeiramente a corporação com gasolina para as viaturas e na reforma do batalhão. É o que conta o filho e advogado de Ari, o ex-deputado Ivan Ornelas (PMDB).

“Nós apoiamos o enfrentamento contra esses ladrões, que vivem invadindo propriedades rurais, estuprando e matando”, defende Ivan. Ele conta que a região teve um surto de roubos a propriedades há cerca de oito anos, mas que os crimes diminuíram. “A maioria (dos criminosos) desapareceu”, revela.

O desaparecimento de Pedro Nunes da Silva Neto e Cleiton Rodrigues, suspeitos de praticarem roubos a propriedades rurais, é o caso que deu origem à segunda fase da Operação. Ivan defende que não existem provas contra seu pai, nem contra o tenente-coronel Ricardo Rocha, também indiciado. “Essa investigação não tem fundamento nenhum”, diz. “Os cadáveres, se realmente foram assassinados, desapareceram. Eles têm de apresentar os cadáveres.”

Também questiona a acusação de Ari ter financiado a campanha de Rocha para deputado estadual. Ele diz que o dinheiro, cheques e notas promissórias apreendidos na casa do fazendeiro não têm relação com nenhum crime. “Meu pai faz operações legalizadas com o Banco Central. O que tem a ver com investigação de supostos homicídios?”.

Em entrevista à TV Serra Dourada, em 12 de novembro, quando negou envolvimento com os crimes, Ricardo Rocha definiu Ari como um “amigo da PM”. “(Ari) foi amigo de todos os comandantes que passaram por Formosa. Um senhor honrado. Sempre tivemos amizade.”

Fonte: O Popular

Salário mínimo é reajustado para R$ 937 em 2017



O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (29) um decreto que reajusta o salário mínimo dos atuais R$ 880 para R$ 937 a partir de 1º janeiro de 2017, informou a assessoria da Casa Civil.

O novo salário mínimo, R$ 57 maior do que o atual, deve ser publicado na edição desta sexta (30) do "Diário Oficial da União".

O valor estipulado no decreto presidencial assinado nesta quinta é R$ 8,8 menor do que os R$ 945,8 que haviam sido propostos em agosto pelo governo federal.

Inclusive, no dia 15, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento de 2017 prevendo o reajuste do salário mínimo para R$ 945,8.

Atualmente, para calcular o reajuste do salário mínimo, soma-se a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Como o PIB recuou 3,8% em 2015 – ano que serve de parâmetro para o salário mínimo em 2017 – a correção do mínimo no ano que vem levará em conta, pela fórmula adotada, somente o valor da inflação deste ano. Com isso, não haverá alta real (acima da inflação) do salário mínimo no ano que vem.

Quando enviou a proposta do Orçamento de 2017 para o Congresso, em agosto, o governo previa que o mínimo no ano que vem seria maior, de R$ 945,80. Como as estimativas para a inflação deste ano caíram, o valor final acabou reduzido.

Levantamento apontou que, pelo menos, 16 estados seguirão o decreto federal e manterão o mesmo valor do salário mínimo adotado pela União: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte. Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Fonte: G1

Prefeitos eleitos no nordeste goiano destacam empenho de Marconi em defender interesses dos municípios em âmbito nacional



O compromisso e o interesse do governador Marconi Perillo em buscar recursos e garantir investimentos para os municípios goianos foram destacados pelos prefeitos eleitos recebidos na última rodada de audiências, na tarde de hoje.

Até agora, o governador realizou o total de 106 audiências com novos gestores municipais e a previsão é de que até o mês de fevereiro todos os 246 novos prefeitos tenham se reunido com ele no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para o encaminhamento de demandas. Eles destacaram que o perfil municipalista de Marconi é reconhecido nacionalmente.

Na segunda rodada de audiências foram recebidos os prefeitos eleitos de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda (PSDB); de São João D'Aliança, Débora Domingues Carvalho (PR); de Iaciara, Haicer Sebastião Pereira (PR); de Flores de Goiás, Jadiel Ferreira de Oliveira (PR); de Campos Belos, Carlos Eduardo Pereira (PR); de Cocalzinho de Goiás, Alair Gonçalves Ribeiro (PR), e de Cezarina, Artur Franco de Almeida Filho (Frankinho) (PROS).

Josaquim Miranda destacou o compromisso do governador com as demandas do município de Teresina de Goiás até mesmo em âmbito nacional. "Eu considero o governador Marconi uma pessoa interessada em resolver os problemas do nosso Estado. Ele demonstra isso, justamente, ajudando os municípios. Somos nós prefeitos que temos o contato com o povo e a gente acaba se tornando o para-choque do governo. Acredito que governador demonstra a preocupação com o povo através das ações nos municípios", disse.

Prefeito eleito em Iaciara, Haicer Pereira reforçou o coro de confiança no governador, destacando que o perfil municipalista de Marconi já é reconhecido até mesmo fora do Estado. "Marconi é um político diferenciado em todo o Brasil e vem provando isso em toda a sua carreira política. Estamos esperançosos. Saímos dessa audiência felizes da vida. Eu não tenho dúvidas, pelo contrário, tenho certeza de que o governador irá honrar os compromissos firmados aqui", afirmou.

Jadiel Ferreira de Oliveira acredita que, apesar da crise econômica que o país vive, o governador vai ajudar os prefeitos a conseguirem recursos para desenvolvimento dos municípios: "Nós de Flores de Goiás vamos garimpar recursos em todas as instâncias possíveis. Vamos correr atrás e vamos conseguir. Se não fosse um governador como Marconi, eu não estaria com esse otimismo todo. Eu o conheço há muitos anos, sou fã dele como administrador. Ele modernizou Goiás e aonde quer que ele for, eu estou com ele".

Primeira prefeita eleita na história de São João D'Aliança, Débora Domingues Carvalho também atestou o caráter municipalista do governador e afirmou que não tem dúvidas de que ele continuará investindo em parcerias com os municípios goianos. "Marconi é um governador muito atuante. Confio nele e por isso pedi que o governador olhasse para nossas necessidades com muito carinho. O povo no interior tem muitas demandas e para isso nós precisamos de parcerias com o Governo de Goiás. Com certeza o governador estará nos ajudando muito nesses próximos dois anos", acredita.

Carlos Eduardo Pereira agradeceu o convite do governador para a audiência e declarou total confiança do povo de Campos Belos de Goiás no apoio do Governo Estadual. "O governador tem o histórico de ajudar nosso município. Com essa boa vontade que ele teve de nos convidar para audiência, antes mesmo da posse, a gente verifica o empenho que ele está tendo com os municípios. Considero o governador um municipalista e sou fã do trabalho e da história de Marconi Perillo", declarou.

Alair Gonçalves Ribeiro reforçou o perfil municipalista do governador frente aos interesses do interior goiano. "O governador é um parceiro fundamental para a nossa gestão. Nós temos plena confiança de que ele vai ajudar Cocalzinho de Goiás, nosso município. Ele tem demonstrado que é municipalista através da trajetória política e do trabalho que exerce", afirmou.

Para Artur Franco de Almeida Filho (Frankinho), não há dúvidas de que o governador priorizará a atração e o repasse de recursos para os municípios. "Tenho plena certeza de que o governador é municipalista e vai buscar recursos para ajudar os municípios. Cezarina está contando com todo apoio dele para o nosso município", disse.

Fonte: Governo de Goiás

Divinópolis de Goiás: Juiz nega pedido para suspender liminar e Alex de Eva tomará posse como prefeito



O Juiz plantonista Vicente Lopes da Rocha Junior negou o pedido do PSDB – Diretório municipal de Divinópolis de Goiás, para suspender a liminar concedida monocraticamente pelo Juiz Luciano Mtanios Hanna, na qual foi atribuído efeito suspensivo ao recurso interposto pelo prefeito eleito de Divinópolis de Goiás, Alex de Eva e o vice, Jofre Cirineu.

“Somente por decisão colegiada do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás poderá ser deferido liminar contra o ato ou decisão judicial de um dos seus membros” relatou o Juiz.

“Como relator do recurso eleitoral neste regional, Juiz Membro Luciano Mtanios Hanna, chegou assegurar o efeito suspensivo certamente o fez porque anteviu que o recurso atende aos requisitos de conhecimento, inclusive a tempestividade é expressamente reconhecida pelo requerente neste processo” Finalizou o Juiz plantonista.

Com a decisão do Juiz plantonista, Alex de Eva e Jofre Cirineu, poderão tomar posse como prefeito e vice no dia primeiro de janeiro em Divinópolis. 

Já publicamos:


Novo modelo de CNH entra em vigor dia 2



O Detran de Goiás começa a imprimir o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da próxima segunda-feira, dia 2.

Com novas cores e itens de segurança a intenção é dificultar as fraudes. As mudanças atendem à resolução nº 598/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo válidas em todo o País.

A alteração não terá impacto sobre a rotina dos condutores ou candidatos à CNH, pois quem tem a carteira válida não precisará trocá-la antes do prazo de vencimento, e também não será cobrado nenhuma valor adicional pelo novo papel.

Os procedimentos para renovar, emissão de segunda via, solicitar a definitiva, adição de categoria e obtenção da primeira habilitação continuam os mesmos.

Principais mudanças

A mudança mais visível do novo documento está na cor. A tarja azul esverdeada que fica no topo do documento será impressa em tinta preta. Ela ainda ganhará o mapa do estado responsável pela emissão ao lado direito. Logo abaixo, na lateral esquerda será impresso um mapa do Brasil em tinta de variação óptica.

Para o presidente do Detran de Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho, a alteração é um avanço significativo e uma reivindicação antiga das entidades executivas de trânsito. “O documento passa a oferecer mais garantias para o cidadão e, principalmente, mais segurança para o trânsito, pois a falsificação será dificultada,” destaca.

Ao todo, são dez itens de segurança que foram adicionados ou alterados. O fundo do documento, por exemplo, vai ficar mais amarelado. Alguns elementos gráficos, como números e a sigla do estado, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta. Na parte inferior do documento também terá uma tarja holográfica com a sigla CNH impressa várias vezes.

* Gerência de Comunicação Social do Detran

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Prefeito eleito de São Domingos/GO, Cleiton Martins, avalia como produtiva a postura do governador em dialogar com representantes



O prefeito de São Domingos, no nordeste goiano, Cleiton Martins (PSDB), avaliou como produtiva a postura do governador em dialogar com os representantes dos municípios de forma direta.

“Trouxemos demandas de pavimentação asfáltica e de recuperação da GO-110 e 108. Ele se sensibilizou com nossa dificuldade e disse que vai nos ajudar por meio de convênio. Juntos vamos fazer a diferença, que é uma cidade melhor”, destacou o prefeito, que estava acompanhado pela deputada federal Magda Mofatto (PR) e do deputado estadual Iso Moreira.

Na manhã de terça-feira, dia 27, o governador recebeu os prefeitos de Piracanjuba, João Barbosa (PMDB); Pontalina, Milton Ricardo (PMDB); de Alvorada do Norte, Iolanda Moreira (PSDB); de Nova Crixás, Barretinho (DEM); São Domingos, Cleiton Martins (PSDB); Montividiu, Dr. Ademir (PR).

Desde novembro, o governador recebe os prefeitos e vereadores para avaliação de possíveis convênios entre Governo de Goiás e municípios, a serem realizados a partir de 2017, e de dados socioeconômicos de cada cidade.

Governo anuncia R$ 300 milhões exclusivos para manutenção de rodovias em Goiás em 2017




Ao inaugurar oficialmente, na manhã desta quarta-feira, dia 28, a reconstrução dos 65 quilômetros da GO-210, trecho Goiandira/Nova Aurora/Corumbaíba, obra em que o Governo do Estado investiu R$ 18,9 milhões, por meio do programa Rodovida Reconstrução, o governador Marconi Perillo anunciou que em 2017 disporá de R$ 300 milhões exclusivamente para a manutenção dos mais de 22 mil quilômetros de rodovias estaduais.

Os recursos virão de um fundo constitucional que substituirá o Fundo de Transportes que, desde 2012 já financiou a reconstrução da pavimentação de mais de 5,5 mil quilômetros em todas as regiões do Estado.

O caixa será formado com recursos provenientes do imposto sobre combustíveis e do Detran. A lei foi aprovada e já está em vigor. “Esse dinheiro será apenas para manutenção. A verba para reconstrução e novas pavimentações é outra”, salientou.

Marconi disse esperar que, ao final de 2017, todas as rodovias pavimentadas do Estado estejam em perfeitas condições. Ele declarou que, ao inaugurar a reconstrução da GO-210 (Rodovia Estadual Hortêncio Carneiro de Pádua), cumpria o compromisso assumido com a região de que a obra seria entregue até o final do ano.

Todos os prefeitos e lideranças políticas presentes nas solenidades, ocorridas na entrada das três cidades, testemunharam que o governador havia garantido que a Agetop, ao invés de tapar buracos, iria reconstruir a rodovia.

“O senhor prometeu e cumpriu. Foi além ao ter sido o primeiro governador a entender que perímetro urbano também faz parte da rodovia. Hoje a GO-210, que atravessa a cidade, está toda recuperada e sinalizada”, disse o prefeito de Goiandira, Erick Marcus.

O prefeito eleito Odemir Moreira disse que “só quem usa a rodovia diariamente sabe a importância dessa obra. Tem gente que, por não ter o que fazer, fica dizendo que a obra é pequena, tem só 65 quilômetros. Pra quem precisa dela, é muita coisa”.

O novo prefeito aproveitou a ocasião para informar que na audiência que terá com o governador no Palácio Pedro Ludovico, em janeiro, irá solicitar recursos para consolidar o Polo Industrial de Goiandira. “Se esta for sua reivindicação, pode contar comigo”, respondeu Marconi.

Odemir ainda agradeceu o governador por ter liberado, neste mês, duas parcelas da ajuda que o Estado tem dado ao Hospital Municipal. “O governador nos prometeu que antes de terminar o ano nos liberaria uma parcela. Foi além e nos deu R$ 100 mil, correspondente a duas parcelas, para aplicarmos no hospital”, salientou.

Nova Aurora

Prefeito reeleito de Nova Aurora, Vilmar do Carajá também enalteceu a obra. “É necessário registrar que o governador realmente disse que faria a reconstrução e não apenas um tapa-buracos. A obra ficou ótima e todos nós só temos a agradecê-lo pela atenção e carinho à nossa região”, disse.

Nova Aurora foi uma das poucas cidades em que o governador Marconi Perillo não conseguiu vencer nas eleições de 2014. “Nem por isso eu a discriminei e nem discriminei o prefeito, com quem sempre tive um excelente relacionamento e com o qual firmei parcerias. Temos que continuar a olhar para o povo e não para os partidos e seus membros”, declarou o governador.

Vilmar do Carajá tem audiência agendada com o governador Marconi Perillo para janeiro. “Vamos estabelecer uma nova aliança administrativa com o prefeito e ver quais as parcerias conseguiremos firmar”.

Corumbaíba

Romário Vieira, prefeito de Corumbaíba, que está no final de seu quarto mandato, disse que o governador “é homem de palavra, que cumpre aquilo que promete”, ao se referir ao compromisso de entregar a reconstrução da GO-210 antes do final de dezembro. “Governar nessa época de crise, se a gente não tiver maturidade, criatividade, um pouco de inteligência e muita disposição para trabalhar, não dá conta. Os problemas relacionados à administração são grandes demais. Se a gente cochilar um minuto acaba por ter graves problemas”, discursou o governador no trevo de entrada de Goiandira.

Marconi, que percorreu de carro os 65 quilômetros da GO-210, disse que tem enfrentado muitas dificuldades para vencer a crise. “Vencer essa crise não é fácil. O Brasil ficou mais pobre 8,5% em dois anos e três meses. Enquanto a China cresce até 10% todos os anos, o Brasil encolhe quase 10% em dois anos”.

“Apesar disso – destacou – em Goiás nós conseguimos o equilíbrio. Neste período em que sou governador, Goiás multiplicou sua riqueza por dez vezes. Tínhamos um PIB de R$ 17 bilhões, em 1998, e chegamos em 2014 a R$ 170 bilhões, além de termos multiplicado nossas exportações em 25 vezes”.

Austeridade

Marconi recordou que lhe coube a tarefa de liderar o processo de austeridade das finanças dos estados brasileiros. “Discuti com o ministro da Fazenda e com o presidente Temer o pacote dos estados para equilibrar as contas. Nós não podemos ficar só cuidando na crise de hoje. Temos que pensar no futuro”, acrescentou.

“Tive a preocupação que outros estados não tiveram. Se eu não tivesse tomado medidas lá atrás nós não estaríamos aqui hoje com folha de servidores paga. Tem governador parcelando o 13º para pagar em seis vezes ou mais no ano que vem”, sentenciou.

Audiências                      

O governador informou também que até o final do dia estaria completando 106 audiências com prefeitos eleitos. “Em janeiro recebo mais 84 e, em fevereiro, termino de receber todos eles”, disse ao anunciar que sua previsão para 2017 é a de investir R$ 2 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão da venda da Celg e o outro bilhão das economias que está projetando para o próximo ano. “Só com os prefeitos eu quero investir R$ 400 milhões nos próximos dois anos. Para o ano que vem eu já assegurei os R$ 200 milhões iniciais”, garantiu.

Por fim, disse estar terminando o ano com a sensação do dever cumprido. “É claro que eu tenho os meus defeitos, mas tenho também muitas qualidades, uma delas é de antever o problema e enfrentá-lo na hora certa. Esse é um mérito que nós temos. É pensar o Estado lá na frente para que não tenhamos os dissabores que outros estados estão tendo”, finalizou.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador

Furto de equipamento causa falta de água em Posse/GO



Moradores de Posse, no nordeste de Goiás, amanheceram nesta quarta-feira (28) sem água nas torneiras.

O motivo teria sido o furto de equipamentos na central de captação de água no berço do Rio Prata.

Segundo as informações, a falta do equipamento foi descoberta por técnicos ainda na manhã de hoje.

Está já é a segunda vez no ano que ocorre furto no local.

Os usuários, através das mídias sociais, têm reclamado bastante.

"E pelo jeito, nenhuma providência foi tomada para que a população não sofresse mais com a falta de água prolongada. Esperamos que agora a Saneago possa providenciar ações preventivas para evitar este tipo de situação".

Aos usuários, a Saneago informou que a volta do abastecimento está prevista para, no máximo, três dias.

E neste período, o consumidor deve economizar o que puder em suas casas.

"Meu Deus, o que fazemos sem água? Eles pensam que uma caixa de 500 litros da para passar 3 dias sem água! Isso é uma verdadeira vergonha para a cidade de Posse Goiás, pq não é a primeira vez que acontece isso!

E a população como fica? Tem muitas pessoas que não tem caixa d'água para abastecer, tem crianças, pessoas idosa, será se esses políticos corruptos não pensam no próximo! Isso é muita humilhação, pq pagamos nossas contas de água é para nós termos água e não ficar sem ela!

Para onde vai o nosso dinheiro? Estou indignada com uma situação dessa, da muito bem para eles pagarem uns seguranças para vigiar os cabos que fornecem água para a população! Aqui fica o meu apelo, até quando isso?", reclamou outra consumidora da cidade.

Fonte: Dinomar Miranda

Veja calendário de pagamento do IPVA 2017 em Goiás



O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores  (IPVA) começa na segunda quinzena do mês de janeiro em Goiás. No calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), motoristas que têm carros com placas terminadas em 1 devem quitar a primeira parcela do tribuno no dia 26.

As placas com final 0 serão as últimas a serem cobradas. Os proprietários vão fazer o pagamento em maio.

Segundo a Sefaz, o preço do IPVA vai ficar em média 3,9% mais barato, pois o valor venal reduziu e as alíquotas de cada tipo de veículo não sofreram alterações. Veículos com motor 1.0 ou motos até 125 cilindradas recebem 50% de desconto se estiverem regularizado e sem multa.

Além disso, os condutores que estiverem inscritos até o dia 31 de dezembro no programa Nota Fiscal Goiana vão ter uma redução de 5% no valor do imposto.

Como calcular

Para calcular o valor que será pago, é preciso acessar a lista e localizar o modelo e ano de fabricação do veículo para saber o valor venal. Em seguida, multiplique o valor por 0,0a, sendo que “a” é o valor da alíquota de cada categoria.

- Ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga têm alíquota de 1,25%;

- Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclos, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv têm alíquota de 3%;

- Veículos utilitários têm alíquota de 3,45%;

- Veículos terrestres de passeio, veículos aéreos, veículos aquáticos e demais veículos não especificados têm alíquota de 3,75%.

Assim, o dono de um veículo de passeio que tenha valor venal de R$ 35 mil deverá fazer o seguinte cálculo: 35.000 x 0,0375 = R$ 1.312,50 (preço do IPVA).



Fonte: G1

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

"Vou encaminhar à Agetop a demanda do asfalto e definir o valor do convênio", diz Marconi ao prefeito eleito de São Domingos/GO, Cleiton Martins



Em audiências com prefeitos eleitos nas eleições de outubro, o Governador de Goiás, Marconi Perillo, garantiu convênio de pavimentação asfáltica para São Domingos, no nordeste goiano.

Ao prefeito eleito Cleiton Martins, de São Domingos, Marconi Perillo, disse “Vou encaminhar à Agetop a demanda do asfalto e definir o valor do convênio".

"Achei importante adiantar essas audiências com os prefeitos para identificar as principais demandas de cada cidade", disse o governador Marconi Perillo.

Estiveram presente, o Deputado Estadual, Iso Moreira e a Deputada Federal, Magda Mofatto.

Polícia Civil prende suspeitos de participar do atentado contra o advogado Walmir Cunha



A Polícia Civil cumpre desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (27) dois mandados de prisão e três de condução coercitiva de suspeitos de participação no atentado a bomba praticado contra o advogado Walmir Cunha no dia 15 de julho, em Goiânia.

Foram presos os policiais federais aposentados Ovídio Rodrigues Chaveiro e Valdinho Rodrigues Chaveiro, que são irmãos e suspeitos de serem os responsáveis pelo atentado que feriu o advogado.

Além dos dois mandados de prisão temporária, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva das filhas e esposa de Valdivino.

A Polícia Civil informou que fará um pronunciamento sobre o caso às 11 horas, mas adiantou que não poderá dar detalhes da operação pois as diligências continuam em andamento.

O caso

O atentado aconteceu no fim da tarde do dia 15 de julho. Um mototaxista chegou ao escritório de advocacia, bateu a campainha e falou que tinha uma encomenda para o "Doutor" Walmir.

A secretária do escritório recebeu e avisou o advogado, que foi até a recepção e pegou a caixa, que segundo relatou ela para os PMs, fazia o barulho semelhante ao de um ponteiro de relógio em funcionamento. Assim que Walmir abriu a caixa ela explodiu, destruindo parte da recepção e ferindo a mão esquerda e o peito de Walmir.

Walmir Cunha, de 37 anos, perdeu três dedos da mão direita e ficou com outras escoriações pelo corpo.

Investigações da Polícia Civil descartaram a possibilidade de participação do motoboy que entregou a encomenda, já que ele não tinha conhecimento do que transportava.

Em setembro, a Polícia Civil divulgou imagens do homem, um senhor de cerca de 60 anos, que teria feito a encomenda ao motoboy.

As investigações também concluíram que o artefato enviado ao advogado não poderia ter sido fabricado por qualquer pessoa. Por isso, o delegado responsável pelo caso acredita que ao menos um policial tenha participado do atentado.

Fonte: EmaisGoiás

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mulher é assassinada por ex-marido na frente da filha, em Niquelândia/GO



A empregada doméstica Dhiemercristien de Freitas Silva, 25 anos, estava com a filha de um ano e dois meses no colo, quando foi assassinada com um tiro pelo ex-marido, na noite de sexta-feira (23), na frente da casa da mãe dela, em Niquelândia – Goiás.

De acordo com a família da vítima, o ex-marido, o caminhoneiro Nagir Alves dos Santos, de 50 anos, não aceitava o fim do relacionamento e depois do crime fugiu.

Segundo os familiares, Dhiemercristien foi até a porta para pagar uma leitoa que a mãe tinha comprado, e Nagir chegou e atirou.

“Ele estava escondido no escuro. Veio por trás do carro, segurou pelo braço dela, apontou o revólver no pescoço. Minha irmã gritou para ele não fazer isso. Mas não adiantou, ele apertou duas vezes e a bala não saiu. Só na terceira o tiro saiu”, explicou a irmã da vítima, a dona de casa Genesi Aparecida Correia da Silva, de 30 anos.

A empregada doméstica caiu protegendo a filha, que não teve ferimentos. A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Niquelândia, mas não resistiu e morreu.

Dhiemercristie tem mais dois filhos, um de 10 anos e outro de nove anos, de outro relacionamento. Apenas a mais nova era filha do caminhoneiro.

Ainda de acordo com Genesi, a irmã e o caminhoneiro foram casados por dois anos e há três meses Dhiemercristie decidiu pela separação, que Nagir não aceitava.

A família disse também que o ex-marido ameaçava a doméstica de morte e ela registrou uma medida protetiva na Polícia Civil e se mudou para a casa da mãe.

Segundo o delegado Cássio Arantes do Nascimento, quem defere ou não o pedido para que seja cumprido é a Justiça. O delegado falou ainda que será solicitada a prisão preventiva do caminhoneiro e se alguém souber algo sobre Nagir, pode ligar no 197.

Fonte: O Popular

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...