sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

José Eliton deixa Secretaria de Segurança Pública de Goiás



O vice-governador José Eliton (PSDB) não é mais titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Ele deixa a pasta no final do mês, após 10 meses à frente da área.

O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira (01) pelo governador Marconi Perillo durante encontro com prefeitos eleitos e reeleitos de partidos da oposição, no Palácio das Esmeraldas. O vice-governador estava presente na hora do anúncio.

Em seu discurso, o governador informou que a partir de 2017, José Eliton ficará apenas no cargo de vice, trabalhando ao lado dele para ajudar a comandar convênios em várias áreas do governo.

“Sai no final do mês porque vai se dedicar, ao meu lado, aos prefeitos e aos municípios. Dois olhos já são importantes, quatro olhos melhor ainda. Ele vai ficar livre, vai ficar só como vice-governador, para me ajudar a estar presente em cada canto do Estado, com ações, com as obras.”

Marconi elogiou o vice, a quem chamou de “pau para toda obra” e “parceiro de todas as horas”. “Estou na politica há mais de 30 anos e confesso que ter uma pessoa com espirito desarmado, leal, construtivo ao meu lado, me dá muita tranquilidade”, disse antes de relembrar o que chamou de desafios aceitos por Eliton, primeiro como titular da Secretaria de Desenvolvimento (SED) e depois como titular da SSPAP. “Não é fácil para um vice-governador, com pretensões políticas, assumir uma área tão nevrálgica como aquela (Segurança Pública).”

De acordo com Marconi Perillo, o vice-governador vai administrar os recursos provenientes da venda da Celg e atuar na readequação do ajuste fiscal. Eliton assumiu a pasta em fevereiro deste ano após uma forte crise na Segurança Pública enfrentada pelo seu antecessor, o atual secretário de Planejamento, Joaquim Mesquita. 

O vice-governador assumiu a pasta com o discurso forte de resgatar a autoestima dos policiais e reduzir de forma rápida os números de ocorrências de crimes.

Na época, havia um conflito entre as polícias civil e militar e as corporações reclamavam do distanciamento da cúpula do governo no setor. Durante a gestão de Eliton na SSPAP, o discurso de endurecimento da ação policial no combate à criminalidade ganhou bastante espaço.

Eliton é apontado como candidato ao governo estadual em 2018 e sua presença na SSPAP era vista como uma forma de alavancar seu nome.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...