Pular para o conteúdo principal

Desembargador do TJGO suspende concurso da prefeitura de São Domingos-GO





O desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), com sede em Goiânia (GO), decidiu suspender, imediatamente, o concurso público promovido pela Prefeitura de São Domingos (GO), nordeste de Goiás, região de Terra Ronca.

O concurso seria realizado neste domingo (23), mas, diante da decisão judicial, não há, agora, uma data marcada para ocorrer.

O pedido de paralisação do concurso foi feito pelo promotor de justiça Bernardo Monteiro Frayha, do Ministério Público de Goiás, que responde pela Comarca de São Domingos.

O representante do Ministério Público pediu a suspensão do concurso por três motivos: ser realizado em plena época da pandemia da Covid-19; por uma série de denúncias de irregularidades ocorridas no decorrer no certame e que ainda não foram analisadas pelo Poder Judiciário e, terceiro, por impossibilidade de se dar posse aos aprovados, em virtude de lei eleitoral. 

Um dos argumentos usado pelo promotor Bernardo Monteiro Frayha foi um decreto da própria prefeitura de São Domingos (GO), ainda em vigor, que proíbe qualquer tipo de evento, neste período de pandemia, e que reúna mais de cem pessoas.

Na decisão, o desembargador cita este próprio decreto.

"O momento escolhido pelo município é absolutamente inoportuno e, pior, coloca em risco não só os interessados na disputa, mas, principalmente, a própria população dominicana", disse o promotor.

Frayha registar que, conforme Decreto Municipal nº 207/2020, o prefeito de São Domingos (GO) decretou situação de calamidade pública no município em razão da atual pandemia que o pais vivencia.

"Em razão da situação de calamidade pública decretada, o chefe do Poder Executivo, por meio do Decreto Municipal nº 215/2020, decretou logo em seguida, situação de emergência em saúde pública no município e, por conseguinte, proibiu a realização de eventos com número superior a cem pessoas".

Ainda de acordo com ele, se mostra incompreensível a realização de um concurso público no mês de agosto de 2020, uma vez que a nomeação de aprovados em certames não homologados até três meses antes da realização das eleições é vedada, conforme dispõe o artigo 73 da Lei nº 9.504/97.

Além disso, disse o promotor, o "certame concentrará aproximadamente 522 candidatos em salas, mesmo em plena pandemia da Covid-19, doença que até a presente data já fez 111.243 vítimas fatais no Brasil. Assim, considerando as medidas sanitárias adotadas na atual circunstância e a necessidade de distanciamento social provisória, é óbvio que a realização de um certame com 522 candidatos, de cidades diversas, neste momento consiste em verdadeira violação ao direito à saúde."

Fonte: Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.