Com a meta
de incrementar obras estruturantes, o Governo de Goiás, por meio da Agência
Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), acaba de lançar um pacote de
obras rodoviárias que vai levar benefícios a todas as regiões do Estado.
Os
investimentos totalizam R$ 270 milhões e representam a retomada de obras de
implantação e reconstrução de cerca de 540 quilômetros de rodovias
pavimentadas. Também estão contemplados projetos e construção de novas pontes.
No Norte e
Nordeste goianos, a Goinfra dá passos importantes para recuperar as condições
das estradas estaduais da região. As frentes de serviços já realizam a
pavimentação da GO-439, entre Pilar de Goiás e Guarinos, para a conclusão de
7,3 quilômetros entre os municípios.
Em breve,
também serão retomadas as obras da GO-132, que vai de Colinas do Sul até
Minaçu. É um trecho de 20,2 quilômetros que já está com 48,5% da obra
executada. Já na GO-239, a Goinfra vai pavimentar 25 quilômetros do trecho
entre o entroncamento da GO-164 e o povoado de Bandeirantes, na divisa de Goiás
com Mato Grosso.
As frentes
de serviço também irão concluir a GO-347, entre Nova Iguaçu de Goiás e Santa
Terezinha de Goiás. No total, serão pavimentados 38,1 quilômetros de rodovia.
“Pegamos a
Goinfra com um quadro preocupante, sendo que o último governo não adotou as
melhores práticas e rotinas para garantir a melhor qualidade possível da obra
pública”, afirma o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
Região
Oeste
Na região
Oeste, a Goinfra irá concluir a pavimentação da GO-174, entre Diorama e Montes
Claros de Goiás. Com 32,9 quilômetros de extensão, a obra já está com 51%
executada.
O trecho de
Firminópolis a Iporá está em reconstrução na GO-060. Importante via de
escoamento na região, homens trabalham para concluir a obra até o final do ano.
São 111,5 quilômetros de pavimentação, com um orçamento de R$ 74 milhões,
advindo do Tesouro Estadual.
Na GO-173,
entre Israelândia e Jaupaci, as máquinas vão retornar para completar a
restauração de 18,4 quilômetros.
Na mesma
região, as máquinas vão retornar à GO-326/418, de Fazenda Nova até o
entroncamento da GO-060, para revitalizar 43,4 quilômetros de rodovia. Estão
sendo restaurados, ainda, 16 quilômetros da GO-326, entre Sanclerlândia e
Buriti de Goiás.
Por fim,
também na GO-326, entre Claudinápolis e Anicuns, estão sendo reconstruídos
outros 26 quilômetros de pavimentos.
Demais
regiões
A Goinfra
vai retomar as obras de duplicação da GO-070, que liga Goiânia a região do Rio
Araguaia, para concluir 14,5 quilômetros do trecho entre Mossâmedes e a cidade
de Goiás. Os investimentos de R$ 7 milhões serão bancados pelo governo
estadual.
Na GO-080 a
Goinfra concluirá a duplicação de Nerópolis até o entroncamento da BR-153, que
está com 92,6% das obras prontas.
Também
haverá máquinas trabalhando na GO-184, entre Jataí e o entroncamento da GO-220.
No local, conhecido por estrada velha de Caiapônia, serão pavimentados 53,9
quilômetros. A obra está orçada em R$ 20,5 milhões e também será bancada pelo
Tesouro Estadual.
Na região
Sul, projeto está sendo readequado para as obras de pavimentação da GO-206, no
perímetro urbano de Itumbiara (Avenida Modesto de Carvalho). São 11,2
quilômetros de asfalto com investimentos vindos dos cofres do Governo do
Estado.
No Entorno
do Distrito Federal, será feita a pavimentação asfáltica da GO-230, entre Água
Fria e Mimoso de Goiás. A rodovia possui 53 quilômetros. O total dos
investimentos chega a R$ 81 milhões, recursos do próprio Estado.
Pontes
A Goinfra
coloca também em prática a execução de importantes projetos de travessias, com
a construção de pontes que vão beneficiar todas as regiões goianas.
É o caso da
ponte sobre o Rio Verdão, na GO-409, em Maurilândia, com extensão de 177
metros. As obras no local estão aceleradas e os investimentos chegam a R$ 3
milhões.
Na região
Nordeste, na GO-236, está sendo construída a ponte sobre o Rio Santa Maria, no
trecho que fica entre Alvorada do Norte e Flores de Goiás. A extensão é de 72
metros, com orçamento de 2,4 milhões.
Também será
construída uma nova ponte sobre o Rio Mangabeira, na GO-230, entre Mimoso de
Goiás e Água Fria, na região do Entorno do Distrito Federal. A obra tem 60
metros de extensão e recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões.
Na GO-324,
entre Jussara e Jacilândia, será feita a construção de ponte sobre os córregos
da Divisa e Marreca. A extensão é de 45 metros e o valor investido soma R$ 2,1
milhões.
As frentes
de serviço irão promover, ainda, a construção da ponte sobre o Rio Paranã, na
GO-116, na rodovia conhecida como “Estrada de João Cara Limpa”. A extensão será
de 72 metros, e envolve recursos de R$ 2,4 milhões.
Há ainda
projetos em desenvolvimento para a GO-336, entre Crixás e Nova Crixás, pontes
sobre o Rio Tesoura e Ribeirão Taquaral, e ponte sobre o Rio do Peixe.
Qualidade
do asfalto
A Goinfra
mantém uma equipe exclusiva para monitorar a qualidade dos serviços executados
nas obras rodoviárias em Goiás. Estes testes são fundamentais para o controle
de qualidade do asfalto das rodovias.
“São estes
ensaios laboratoriais de compactação de solo, concreto e capa asfáltica que
garantem a boa trafegabilidade das rodovias no Estado”, afirma o presidente
Pedro Sales.
De acordo
com ele, na gestão passada, a qualidade do asfalto e as medições não eram submetidas
a nenhum controle. “As medições eram trazidas para recebimento pelas próprias
empresas, sem a devida conferência ou auditorias, e durante muito tempo não
havia sequer a obrigação da contratada em apresentar à agência os ensaios
laboratoriais do pavimento implantado”, afirma.
Segundo
Sales, essa realidade mudou. Hoje, a Goinfra possui parâmetros de fiscalização
equiparados ao do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).
“O laboratório foi revigorado e voltou a atuar e suas obras são necessariamente
acompanhadas por empresas supervisoras que certificam a qualidade delas” disse.
Comunicação
Goinfra - Governo de Goiás
E A GO 447 CONTINUA SÓ NA PROMESSA
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