Pular para o conteúdo principal

Mobilização de cidadania é levada pelo MP a comunidade calunga de Vão de Almas em Cavalcante/GO




Dando continuidade ao projeto de promoção de ações de cidadania para a população quilombola, a Promotoria de Justiça de Cavalcante participou neste sábado (13/8) da festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia na comunidade calunga de Vão de Almas.

Com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo crianças, o evento levou orientações sobre combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, enfrentamento à violência doméstica e também sobre voto consciente, tendo em vista as eleições municipais de outubro deste ano.

O trabalho teve a coordenação da promotora de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto, e contou com o apoio da também promotora Rúbian Corrêa Coutinho e das equipes da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej), do Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI), além de servidores da promotoria.

A iniciativa de mobilização das comunidades vem sendo desenvolvida desde o ano passado pela equipe da Promotoria local, com a proposta de aproximação do Ministério Público da comunidade em busca de soluções para suas principais demandas. Visando possibilitar a ampla participação, as ações têm sido programadas para eventos festivos dos quilombolas, em especial as festas religiosas. Neste ano, o trabalho já contemplou as comunidades do Engenho II e do Prata (confira no Saiba Mais).

Roda de conversa

A temática do combate à violência contra a mulher foi abordada pela promotora Rúbian Coutinho em uma roda de conversa. Titular da 63ª Promotoria de Goiânia, cuja atribuição abrange esse tema, ela procurou interagir com o público para falar sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e a necessidade do envolvimento de todos no enfrentamento do problema. Durante a exposição, houve a distribuição dos folders Papo de Homem, voltado para o público masculino, e de cartilha sobre a Lei Maria da Penha.

Já o tema do abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes fez parte da palestra da promotora Úrsula Cavalcante. As orientações e os esclarecimentos sobre o assunto, direcionados especialmente às crianças, foram precedidos da apresentação de um vídeo e de uma música de uma campanha contra a exploração sexual infantojuvenil. A canção, que fala sobre o respeito ao próprio corpo, foi interpretada por duas estudantes de Cavalcante, uma delas a filha da promotora.

Eleitoral

Outro tema que teve destaque na mobilização cidadã foi o das eleições municipais. Aproveitando a oportunidade de estar com a comunidade, a promotora de Cavalcante, que também tem atribuição eleitoral, buscou esclarecer os cidadãos sobre a importância do voto consciente. “No momento do voto, na urna, estarão vocês e sua consciência, mais ninguém”, lembrou Úrsula Catarina, reforçando que o eleitor é soberano para decidir em quem deve votar. Também salientou a necessidade de que todos conheçam a fundo os candidatos e suas propostas para a coletividade e reiterou que o MP está atento ao processo eleitoral, sobretudo para combater a corrupção.

Ao final das atividades, houve um sorteio de sacolas ecobags temáticas sobre a Lei Maria da Penha e camisetas da campanha contra o abuso infantil, ambas iniciativas do Ministério Público.






Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.