Pular para o conteúdo principal

Mobilização de cidadania é levada pelo MP a comunidade calunga de Vão de Almas em Cavalcante/GO




Dando continuidade ao projeto de promoção de ações de cidadania para a população quilombola, a Promotoria de Justiça de Cavalcante participou neste sábado (13/8) da festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia na comunidade calunga de Vão de Almas.

Com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo crianças, o evento levou orientações sobre combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, enfrentamento à violência doméstica e também sobre voto consciente, tendo em vista as eleições municipais de outubro deste ano.

O trabalho teve a coordenação da promotora de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto, e contou com o apoio da também promotora Rúbian Corrêa Coutinho e das equipes da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej), do Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI), além de servidores da promotoria.

A iniciativa de mobilização das comunidades vem sendo desenvolvida desde o ano passado pela equipe da Promotoria local, com a proposta de aproximação do Ministério Público da comunidade em busca de soluções para suas principais demandas. Visando possibilitar a ampla participação, as ações têm sido programadas para eventos festivos dos quilombolas, em especial as festas religiosas. Neste ano, o trabalho já contemplou as comunidades do Engenho II e do Prata (confira no Saiba Mais).

Roda de conversa

A temática do combate à violência contra a mulher foi abordada pela promotora Rúbian Coutinho em uma roda de conversa. Titular da 63ª Promotoria de Goiânia, cuja atribuição abrange esse tema, ela procurou interagir com o público para falar sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e a necessidade do envolvimento de todos no enfrentamento do problema. Durante a exposição, houve a distribuição dos folders Papo de Homem, voltado para o público masculino, e de cartilha sobre a Lei Maria da Penha.

Já o tema do abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes fez parte da palestra da promotora Úrsula Cavalcante. As orientações e os esclarecimentos sobre o assunto, direcionados especialmente às crianças, foram precedidos da apresentação de um vídeo e de uma música de uma campanha contra a exploração sexual infantojuvenil. A canção, que fala sobre o respeito ao próprio corpo, foi interpretada por duas estudantes de Cavalcante, uma delas a filha da promotora.

Eleitoral

Outro tema que teve destaque na mobilização cidadã foi o das eleições municipais. Aproveitando a oportunidade de estar com a comunidade, a promotora de Cavalcante, que também tem atribuição eleitoral, buscou esclarecer os cidadãos sobre a importância do voto consciente. “No momento do voto, na urna, estarão vocês e sua consciência, mais ninguém”, lembrou Úrsula Catarina, reforçando que o eleitor é soberano para decidir em quem deve votar. Também salientou a necessidade de que todos conheçam a fundo os candidatos e suas propostas para a coletividade e reiterou que o MP está atento ao processo eleitoral, sobretudo para combater a corrupção.

Ao final das atividades, houve um sorteio de sacolas ecobags temáticas sobre a Lei Maria da Penha e camisetas da campanha contra o abuso infantil, ambas iniciativas do Ministério Público.






Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.