Pular para o conteúdo principal

Dez Estados aderem a Pacto Integrador de Segurança Pública do Brasil Central, coordenado por José Eliton



As medidas de enfrente ao crime organizado nos Estados do Brasil Central, reunidas na Carta de Bonito, assinada ontem durante a 4.ª reunião do bloco em 2016, foram endossadas também por Minas Gerais, Amazonas e Bahia. As administrações estaduais assinaram a carta, que será encaminhada ao presidente interino Michel Temer, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e às autoridades federais de Segurança Pública.

Também manifestaram-se interesse em integrar o Pacto Integrador de Segurança Pública Estadual os Estados do Pará e Piauí. Coube ao secretário de Segurança Pública de Goiás, vice-governador José Eliton, apresentar as principais diretrizes do Pacto, na abertura do encontro dos governadores. Segundo José Eliton, o combate à criminalidade não será eficaz se não for possível valorizar a atividade policial.

O secretário de Segurança Pública de Goiás relatou a experiência pioneira de Goiás, que garante aos policiais defesa jurídica técnica, nos casos de confrontos diretos com criminosos José Eliton relatou recentes ações do crime organizado, ocorridas nos municípios de Alto Paraíso (GO) e Araguaçu (TO), cuja reação contou com a participação de forças policiais dos dois Estados.

Outro ponto importante, explicou, é o fortalecimento da inteligência policial, com formação de um amplo banco de dados conjunto dos estados-membros. Goiás disponibilizou ao Fórum Brasil Central a ferramenta MOP e o Estado Rio de Janeiro ofereceu o aplicativo Apollo, para troca de informações estratégicas de combate ao crime.

Antes de iniciar os debates, os governadores tiveram um encontro reservado entre eles, no Hotel Wetiga, na cidade de Bonito (MS), local da da reunião. Eles acordaram também que vão intensificar a ação política em defesa da criação do Ministério da Segurança Pública e que a União intensifique ações de combate ao crime organizado nas fronteiras do Brasil, com foco principalmente para o tráfico de drogas.

Na pauta de Bonito, os governadores do Brasil Central referendaram Acordo de Cooperação  para o Pacto Estadual de Segurança Pública Integrada, a criação de uma política de atração de Parcerias Público Privadas (PPPs) e um Projeto de Integração e Promoção de Turismo na região.

Também foram abordados outros temas estratégicos como previdência complementar, reforma do Estado, experiências inovadoras de programas de Saúde, como destaque a Caravana da Saúde, realizada por Mato Grosso do Sul e a integração ferroviária dos estados integrantes do Fórum.

Na pauta econômica do encontro de Bonito, o economista e consultor Andrea Calabi defendeu a criação do que chamou de “Mercado Comum do Brasil Central” e adoção de alíquota-zero de ICMS em operações comerciais entre os estados-membros. Ele foi informado pelo governador anfitrião, Reinaldo Azambuja, que o consórcio aprovou, na plenária de governadores que antecedeu a reunião deliberativa final, a criação do referido mercado comum.

Os governadores também anunciaram a criação da Câmara do Turismo, para Incentivar a adoção programas conjuntos de turismo sustentável e fortalecimento da indústria do turismo. Ao final do encontro, os governadores concederam entrevista coletiva à imprensa. Eles detalharam fizeram um balanço dos temas discutidos e ressaltaram a entrada do Maranhão na articulação regional.

“O Fórum Brasil demonstra sintonia com os as demandas não apenas econômicas da região Centro-Oeste, mas oferece alternativas concretas para que o Brasil retome o crescimento”, avaliou o governador de Goiás, Marconi Perillo, ao considerar extremamente positivo o encontro de Bonito, um dos cartões postais da região.

Além do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, integraram a comitiva de Goiás o secretário estadual de Cidades, Infraestrutura, Meio Ambiente, Vilmar Rocha, o deputado federal Thiago Peixoto, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Helbinger Júnior, dentre outras autoridades.

Fonte: Diário de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.