Pular para o conteúdo principal

Piscicultura é tema de debate em Flores de Goiás



Para esclarecer dúvidas sobre a prática da piscicultura entre produtores rurais de Flores de Goiás, a unidade local da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, nesta terça-feira, dia 23, uma maratona de palestras sobre a atividade.

Entre os assuntos debatidos, a adequação dos produtores às normas exigidas pela legislação, exposição de aspectos ligados às boas práticas de produção e apresentação de novas formas de comercialização dos produtos. O técnico da Emater, Francisco Cabral Neto explicou as características especificas das variedades de peixes e as formas adequadas de criação: tanques em rede, tanques sustentáveis feitos de bambu e garrafas pets e tanque escavado.

Segundo a responsável pela unidade local da Emater em Flores de Goiás, Leide Moreira de Souza, estiveram presentes 42 produtores. “Nós recebemos muitas solicitações para o repasse de informações sobre a prática da piscicultura. Muitos produtores não têm conhecimento sobre as normas exigidas pela Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária)”, ressaltou.

Ainda de acordo com Leide Moreira de Souza, eventos como esse também são importantes para mostrar aos produtores rurais que a Emater e outros órgãos ligados às atividades do campo estão à disposição para dúvidas e sugestões.
                                                                                    
Legislação

Além das boas práticas produtivas e características particulares da atividade, as normas que regulamentam a piscicultura integraram os debates. Segundo o palestrante e fiscal estadual agropecuário da Agrodefesa em Flores de Goiás, Raimundo Nonato Pinto Souza Junior, é necessário que os produtores rurais estejam atentos às normas. “É uma prática nova na região. Muitos ainda não conhecem, por exemplo, as regras para emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA) Aquáticos. Outro ponto que também gera dúvidas ao produtor é sobre o cadastramento”, destacou.

Ainda de acordo com Raimundo Nonato, o objetivo da palestra foi esclarecer ao produtor rural que o descumprimento das normas que permeiam a atividade pode gerar problemas para toda a sociedade. “Nós trabalhamos com foco na educação sanitária. Nosso objetivo não é punir o produtor. É evitar que as práticas irregulares e inadequadas afetem, em níveis maiores, a população que têm acesso ao produto”, reiterou Nonato.

Adequação

O balanço positivo sobre as palestras foi feito por aquele que entende muito bem sobre o assunto na lida diária. De acordo com o pequeno piscicultor de Flores de Goiás, Fabiano da Silva Pereira, algumas práticas já feitas por ele serão alteradas e reformuladas. Segundo o produtor, as informações repassadas sobre as boas práticas produtivas foram agregadoras e serão corrigidas.

Sobre o aprendizado a respeito do inovador tanque sustentável, que utiliza materiais recicláveis em sua construção, Fabiano salientou as vantagens do método. “O tanque sustentável é rentável. Na atual condição que caminha o País em meio à crise, qualquer custo que pode ser minimizado é vantajoso e lucrativo ao produtor rural”, afirmou.

Com informações Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.