Pular para o conteúdo principal

Secretaria Cidadã prestigia Romaria do Vão das Almas em Cavalcante/GO




A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) marcará presença no maior encontro da comunidade quilombola Kalunga de Goiás, em Cavalcante.

A Romaria do Vão de Almas começa nesta sexta-feira, dia 12, e vai até terça-feira, dia 16, em solenidade em louvor à Nossa Senhora da Abadia, padroeira da comunidade.

No sábado e domingo, o programa Ação Cidadã ofertará à comunidade mais de 20 serviços básicos de promoção da cidadania, como emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento), processo de reconhecimento de paternidade (programa Pai Presente), orientação médica, vacinação, oficina de primeiros socorros com equipe de Bombeiros da PM, oficinas de arte, oficina de beleza negra (apliques e turbantes), palestras sobre violência contra a mulher, igualdade racial e empreendedorismo (Empreender no Campo, pelo Sebrae), recreação infantil e doação de cobertores, distribuição de brinquedos dentre vários outros serviços.

O Ação Cidadã é o programa itinerante do Governo de Goiás, executado pela Secretaria Cidadã, que leva serviços públicos a cidades e comunidades distantes dos grandes centros. Para isso, a Secretaria conta com apoio de órgãos e entidades, como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima), Defensoria Pública; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Agência de Fomento, Detran, Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Polícia Civil, Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), prefeituras e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), entre outros.

Nessa época do ano, por meio da religiosidade, as comunidades Kalunga reforçam sua história e identidade cultural marcada pela resistência. Um grupo de mulheres se reúne para confeccionar os enfeites da Festa do Imperador do Divino Espírito Santo e do Reinado de Nossa Senhora da Abadia. A festa se dá em rodízio na comunidade, cada dia num rancho diferente. À noite, é realizada uma procissão acompanhada do toque de sanfona até a casa do festeiro para entrega dos enfeites. A partir daí, a celebração segue pelas ruas.

Além da religiosidade expressa nas missas, caminhadas e folias, também são realizadas cerimônias de batizados e casamentos. Os Kalunga escolhem um “imperador”, que passa a ser o comandante da festa. “Há uma cerimônia de coroação do império, onde o imperador Kalunga recebe uma coroa”, explica Marta Ivone, superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Cidadã. A festa reúne descendentes das comunidades quilombolas de toda a região da Chapada dos Veadeiros, presentes, além de Cavalcante, nas cidades de Teresina e Monte Alegre.

Equipes da Secretaria Cidadã participarão de atividades com as crianças, oficinas lúdicas de desenho, teatro, oficina da beleza negra, rodas de conversa sobre os direitos das mulheres, autoestima, sustentabilidade da família para geração de renda, dentre outras ações. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é um dos órgãos parceiros e doará cobertores, roupas e alimentos.

História de resistência

O sítio natural e histórico Kalunga é uma das maiores riquezas culturais de Cavalcante e região. Segundo historiadores, as minas de ouro da região possuíam cerca de nove mil escravos. Os negros fugitivos do arraial de Cavalcante se esconderam nos vãos de serra do Rio Paranã, com clima e topografia apropriados como esconderijo a este povo que ali tem sobrevivido por séculos, formando um verdadeiro território africano.

O território Kalunga se estende também para os municípios de Monte Alegre e Teresina, mas 60% pertence a Cavalcante. O Brasil possui mais de 2.400 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, espalhadas em 24 estados. Dessas comunidades certificadas, 33 estão em Goiás, 20 delas na região da Chapada dos Veadeiros.

Goiás possui o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, uma área com mais de 250 mil hectares de Cerrado. Somadas, as comunidades quilombolas reúnem uma população de cerca de seis mil habitantes. Kalunga é o nome de uma árvore do Cerrado com poderes de cura. A palavra nomeia também um córrego no Vão do Paranã. Na língua banto, Kalunga significa lugar sagrado.

Comunicação da Secretaria Cidadã de Goiás




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.