Pular para o conteúdo principal

Mais de 70% dos prefeitos elegíveis devem disputar reeleição, diz estudo



Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que 136 prefeitos goianos afirmam que vão concorrer à reeleição nas próximas eleições. Segundo o estudo, divulgado na segunda-feira (8), no total o estado tem 246 gestores, sendo que 185 podem participar do pleito. No entanto, dos elegíveis, o índice dos que pretendem se candidatar novamente ficou em 73,5%.

Apesar do prazo para as convenções partidárias ter se encerrado na última sexta-feira (5), quando foram oficializados os candidatos às prefeituras, dos 185 prefeitos que podem tentar um segundo mandato, seis disseram que estavam indecisos sobre a participação nas eleições.

Ainda de acordo com a pesquisa, Goiás é o sexto estado do país que terá mais prefeitos buscando a reeleição. No topo da lista aparece Minas Gerais, com 448, seguido por São Paulo, com 313, Paraná (225), Bahia (206) e Rio Grande do Sul (202).

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e representante da CNM na região Centro-Oeste, Divino Alexandre da Silva, diz que as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais nos últimos anos afetaram o resultado da pesquisa.

Ainda segundo Silva, boa parte dos gestores que tentarão a reeleição poderão enfrentar dificuldades para vencer a disputa. “Muitos terão problemas para alcançar seus objetivos, principalmente por não conseguirem estabelecer uma eficiente comunicação sobre os motivos das dificuldades enfrentadas pela gestão”, destacou.

O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 30 de outubro, último domingo do mês.

Situação no país

O estudo revela que, no país, 68,79% dos gestores elegíveis pretendem participar do pleito neste ano, o que corresponde a apenas 2.768 prefeitos. O percentual é o mais baixo desde 2008, quando as chances de concorrer à reeleição eram de 76,9%.

Os principais motivos para a desistência dos 937 prefeitos que disseram que não vão disputar a reeleição são as dificuldades de gestão, com 35,4%, e a falta de interesse em continuar na administração municipal, com 19% das menções. Um grupo de 72 gestores em todo país ainda estão indecisos e 247 não responderam à pesquisa da CNM.

Os dados apontam que a chance de reeleição é mais frequente nos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto que no Sudeste e Sul do País há uma resistência maior dos gestores em concorrer a um novo mandato.

A pesquisa aponta que, em 2000, por exemplo, 62% dos prefeitos elegíveis pretendiam se candidatar novamente. Esse percentual subiu para 63,3% em 2004, atingindo o seu auge no pleito de 2008, com 76,9% das intenções de reeleição. A partir deste ano, o percentual caiu drasticamente, atingindo 73,23% em 2012, até chegar em 68,79% em 2016.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.