Pular para o conteúdo principal

MPF/GO cobra acessibilidade das empresas Real Expresso, Viação Araguarina e Gontijo nos ônibus interestaduais



O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) ajuizou, na última sexta-feira (12), Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela provisória de urgência, para que as empresas Viação Real Expresso, Viação Araguarina e Empresa Gontijo de Transportes Ltda. promovam adequações e/ou renovação das suas frotas de ônibus em circulação.

O objetivo é garantir a plena acessibilidade por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto por ocasião do embarque e desembarque quanto da acomodação para realização da viagem, nos termos da legislação de regência.

A ACP, que foi distribuída à 9ª Vara da Justiça Federal em Goiás, pede, ainda, a condenação do Inmetro para que fiscalize todos os ônibus de transporte interestadual, vistoriando efetivamente os veículos e emitindo o competente certificado de acessibilidade apenas para aqueles que, de fato, atendam à legislação de adaptação. Além disso, que cancele os selos emitidos irregularmente, sob pena de multa de R$ 5 mil.

De acordo com as provas obtidas pelo MPF/GO, o Inmetro vem atuando de forma negligente, atestando veículos que não contemplam todos os parâmetros de acessibilidade. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), também demandada na ação, informou que já aplicou mais de 500 autuações às empresas durante suas atividades fiscalizatórias.

Para a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ACP, a situação só reforça a intenção das empresas em não trabalharem com veículos devidamente adaptados, muito menos em fornecer o correto atendimento ao passageiro portador de necessidade, não obstante a imperatividade que o ordenamento impõe à adaptação dos veículos.

Caso a ANTT opte por não participar ao lado do MPF/GO na ACP, permanecendo no polo passivo, pede-se que a Justiça Federal determine que a agência reguladora endureça a fiscalização, inclusive procedendo à interdição dos ônibus de empresas reincidentes, sob pena de multa.

Adaptações dos veículos – A fim de garantir o acesso pleno a pessoas com algum tipo de deficiência, os ônibus devem disponibilizar, em conjunto, as seguintes adaptações: identificação dos limites dos degraus; reposicionamento dos bancos reservados, para próximo da porta principal de acesso; adequações do letreiro da linha operada pelo veículo; pontos de apoio ao longo do salão; identificação visual interna de bancos reservados; adequações no salão para facilitar o deslocamento interno.

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos – O advento da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (estes com início em 7 de setembro) reforça a urgência do atendimento da Justiça Federal aos pleitos da ACP. “A bem da verdade, as pessoas portadoras de deficiência, em especial aquelas de baixo poder aquisitivo, se desejarem ir aos referidos eventos esportivos ou empreender outra viagem, por motivos diversos, enfrentarão uma série de dificuldades, a começar pelo meio de transporte, caso optem pela utilização de transporte interestadual”, esclarece a procuradora.

Clique aqui e leia a íntegra da ACP.

Fonte: MPF/GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.