Pular para o conteúdo principal

UEG, em Campos Belos/GO, promove o I Encontro de Educação e Cultura no Território Kalunga. Evento terá especialistas e professores da UNB, UFT, UFG e UEG



Buscar a integração, o diálogo, reconhecimento e fortalecimento da identidade do povo Kalunga é o objetivo do I Encontro de Educação e Cultura no Território Kalunga.

O evento será realizado de 19 a 21 de setembro no Câmpus Campos Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e deve reunir cerca de 150 integrantes das comunidades Kalunga de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre, em Goiás; e dos municípios de Arraias e Paranã, no Tocantins.

O encontro será organizado em parceria com o Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Câmpus Campos Belos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e associações quilombolas Kalunga.

Trata-se de uma ação acadêmica, cultural e pedagógica voltada para o diálogo e a integração com as comunidades Kalunga da região.

Durantes os três dias, serão realizados grupos de trabalho, minicursos, oficinas, rodas de conversa, feira cultural, mostra de filmes e palestra com o filósofo e historiador da educação, professor Dermeval Saviane.

Objetivo

De acordo com o diretor do Câmpus e coordenador dos trabalhos, professor Adelino Soares Santos Machado, o objetivo do encontro é buscar o diálogo, reconhecimento e fortalecimento da identidade do povo Kalunga.

E também propor direcionamento de políticas públicas de ensino, pesquisa e extensão, por parte das instituições de ensino superior envolvidas.

A intenção dos organizadores é dialogar com estudantes, líderes comunitários, presidentes de associações e pessoas sábias, como rezadeiras, benzedeiras, raizeiras, artesãos, entre outras.

São várias comissões: transporte, cerimonial, divulgação, logística, Central entre outras.

Para o encerramento do encontro está prevista a divulgação da 1ª Carta do Território Kalunga, em que serão apresentadas aos governos as principais necessidades e reivindicações dessas comunidades, dentro dos temas abordados no encontro. 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.encontrokalunga.ueg.br, onde mais informações também poderão ser obtidas, bem como pelos telefones (62) 9-9126-4802 (Adelino Soares) e (62) 9-9826-8780 (Fabiano Arantes).

SERVIÇO

I Encontro de Educação e Cultura no Território Kalunga

Data do evento/inscrição: de 19 a 21 de setembro
Local da inscrição e programação: www.encontrokalunga.ueg.br

Local do encontro: Câmpus Campos Belos da UEG
Endereço: Rua Rui Barbosa, Qd. 7, Lt. 33, Setor Aeroporto, Campos Belos - GO

Mais informações: (62) 9-9126-4802 (Adelino Soares) e (62) 9-9826-8780

Fonte: UEG e Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.