Pular para o conteúdo principal

Detran leva sinalização a Alvorada do Norte/GO e mais 150 municípios



Mais três municípios recebem, nesta semana, o Goiás Sinalizado. Montes Claros de Goiás, Santa Bárbara e Montividiu serão contemplados com implantação de placas de trânsito, faixas de pedestres, faixas de retenção e outras sinalizações indispensáveis à advertência e à orientação de pedestre, ciclistas e condutores. Só neste ano, 52 cidades já foram beneficiadas pelo programa.

Nesta etapa, serão atendidos 78 municípios. Outras 48 cidades também devem ser atendidas. Para isso, está sendo realizado processo licitatório para aquisição de material. Neste ano, os investimentos em sinalização devem totalizar R$ 15 milhões.


O Programa Goiás Sinalizado faz parte de uma ação integrada de valorização e atenção pela vida que vem sendo adotada pelo Detran-GO. Na busca pela promoção da segurança no trânsito, a autarquia age em três frentes: inteligência, prevenção e repressão.

A primeira busca identificar pontos de conflitos. A segunda desenvolve programas educativos e de engenharia de tráfego. A última realiza a fiscalização garantindo o cumprimento das leis de trânsito.

O trabalho de sinalização implantado pelo Detran-GO tem como pilar o plano de circulação, que busca diminuir pontos de conflitos; adequar a velocidade dos condutores à segurança da via; e aumentar a visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu quase 200 municípios, levando mais segurança ao trânsito de áreas urbanas. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização  horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja novo.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no artigo 24, que a sinalização de áreas urbanas é de competência exclusiva dos municípios. Em Goiás, menos de 50 municípios têm trânsito municipalizado, o que dificulta o levantamento de recursos para investimentos.

“O Governo de Goiás é sensível às dificuldades enfrentadas pelos municípios e comprometido com a redução dos índices de acidentes. Por isso, tem intensificado ações que estimulem a adoção de uma nova cultura no trânsito”, explica o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

A instrutora e professora de direção defensiva dos cursos de reciclagens do Detran-GO, Regina Lúcia Siqueira destaca que a sinalização correta é parte essencial do processo de melhoria do trânsito. Segundo ela, o principal componente para a redução dos índices de acidentes é a mudança de comportamento dos agentes do trânsito (pedestres, ciclistas e condutores). Porém, essa evolução só virá com ações ostensivas de educação para o trânsito e condições adequadas de trafegabilidade, sinalização adequada.

Manoel Xavier acrescenta que a sinalização deve ser antecedida de estudos técnicos e passar por constantes atualizações. “Além da ação do tempo, que faz com a sinalização necessite de revitalização, ainda temos que levar em conta as demandas sociais dos espaços públicos que sofrem constantes intervenções: é a implantação de um comércio, a construção de uma escola ou mesmo o aumento da frota. Tudo isso, cria novas demandas e os gestores públicos devem estar atentos”, afirma. Por isso, o programa pode atender o mesmo município mais de uma vez.

O diretor Técnico e de Atendimento, João Balestra do Carmo, enfatiza que o Goiás Sinalizado é uma ação integrada aos programas de educação para o trânsito desenvolvidos pelo Detran-GO. Ele cita como exemplo o Balada Responsável e o Detranzinho. Assim como esses programas, a implantação da sinalização busca criar uma nova cultura nos municípios. “Queremos proporcionar à população condições de circular em segurança em veículos automotores e, principalmente, de valorizar e respeitar o ciclista e o pedestre”, explica João Balestra.

Confira quais os municípios atendidos neste ano:

ALVORADA DO NORTE
BURITI ALEGRE
BOM JARDIM
BRITÂNIA
BOM JESUS
CACHOEIRA ALTA
CACHOEIRA DE GOIÁS
CATURAI
CIDADE OCIDENTAL
CORUMBÁ DE GOIÁS
CRIXAS
GOIANIRA
IPORÁ
IPAMERI
ITAPIRAPUÃ
ITAPURANGA
MORRINHOS
MOSSÂMEDES
NOVA AMERICA
OURO VERDE
PIRACANJUBA
PALMEIRAS DE GOIÁS
PALMINÓPOLIS
PIRANHAS
PIRES DO RIO
SANTA FÉ
SANTA HELENA
SANTA ROSA
SÃO JOÃO DA PARAÚNA
TAQUARAL
TEREZÓPOLIS
TRINDADE
URUANA
URUAÇU
SANTA RITA DO ARAGUAIA
JUSSARA
MONTES CLAROS
MONTIVIDIU
SANTA BARBARÁ
SÃO LUIS DOS MONTES BELOS
RIO QUENTE
ITAGUARÚ
HIDROLÂNDIA
ITAUÇU
NIQUELÂNDIA
CHAPADÃO DO CÉU
NOVA GLORIA

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.