Pular para o conteúdo principal

Detran leva sinalização a Alvorada do Norte/GO e mais 150 municípios



Mais três municípios recebem, nesta semana, o Goiás Sinalizado. Montes Claros de Goiás, Santa Bárbara e Montividiu serão contemplados com implantação de placas de trânsito, faixas de pedestres, faixas de retenção e outras sinalizações indispensáveis à advertência e à orientação de pedestre, ciclistas e condutores. Só neste ano, 52 cidades já foram beneficiadas pelo programa.

Nesta etapa, serão atendidos 78 municípios. Outras 48 cidades também devem ser atendidas. Para isso, está sendo realizado processo licitatório para aquisição de material. Neste ano, os investimentos em sinalização devem totalizar R$ 15 milhões.


O Programa Goiás Sinalizado faz parte de uma ação integrada de valorização e atenção pela vida que vem sendo adotada pelo Detran-GO. Na busca pela promoção da segurança no trânsito, a autarquia age em três frentes: inteligência, prevenção e repressão.

A primeira busca identificar pontos de conflitos. A segunda desenvolve programas educativos e de engenharia de tráfego. A última realiza a fiscalização garantindo o cumprimento das leis de trânsito.

O trabalho de sinalização implantado pelo Detran-GO tem como pilar o plano de circulação, que busca diminuir pontos de conflitos; adequar a velocidade dos condutores à segurança da via; e aumentar a visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu quase 200 municípios, levando mais segurança ao trânsito de áreas urbanas. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização  horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja novo.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no artigo 24, que a sinalização de áreas urbanas é de competência exclusiva dos municípios. Em Goiás, menos de 50 municípios têm trânsito municipalizado, o que dificulta o levantamento de recursos para investimentos.

“O Governo de Goiás é sensível às dificuldades enfrentadas pelos municípios e comprometido com a redução dos índices de acidentes. Por isso, tem intensificado ações que estimulem a adoção de uma nova cultura no trânsito”, explica o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

A instrutora e professora de direção defensiva dos cursos de reciclagens do Detran-GO, Regina Lúcia Siqueira destaca que a sinalização correta é parte essencial do processo de melhoria do trânsito. Segundo ela, o principal componente para a redução dos índices de acidentes é a mudança de comportamento dos agentes do trânsito (pedestres, ciclistas e condutores). Porém, essa evolução só virá com ações ostensivas de educação para o trânsito e condições adequadas de trafegabilidade, sinalização adequada.

Manoel Xavier acrescenta que a sinalização deve ser antecedida de estudos técnicos e passar por constantes atualizações. “Além da ação do tempo, que faz com a sinalização necessite de revitalização, ainda temos que levar em conta as demandas sociais dos espaços públicos que sofrem constantes intervenções: é a implantação de um comércio, a construção de uma escola ou mesmo o aumento da frota. Tudo isso, cria novas demandas e os gestores públicos devem estar atentos”, afirma. Por isso, o programa pode atender o mesmo município mais de uma vez.

O diretor Técnico e de Atendimento, João Balestra do Carmo, enfatiza que o Goiás Sinalizado é uma ação integrada aos programas de educação para o trânsito desenvolvidos pelo Detran-GO. Ele cita como exemplo o Balada Responsável e o Detranzinho. Assim como esses programas, a implantação da sinalização busca criar uma nova cultura nos municípios. “Queremos proporcionar à população condições de circular em segurança em veículos automotores e, principalmente, de valorizar e respeitar o ciclista e o pedestre”, explica João Balestra.

Confira quais os municípios atendidos neste ano:

ALVORADA DO NORTE
BURITI ALEGRE
BOM JARDIM
BRITÂNIA
BOM JESUS
CACHOEIRA ALTA
CACHOEIRA DE GOIÁS
CATURAI
CIDADE OCIDENTAL
CORUMBÁ DE GOIÁS
CRIXAS
GOIANIRA
IPORÁ
IPAMERI
ITAPIRAPUÃ
ITAPURANGA
MORRINHOS
MOSSÂMEDES
NOVA AMERICA
OURO VERDE
PIRACANJUBA
PALMEIRAS DE GOIÁS
PALMINÓPOLIS
PIRANHAS
PIRES DO RIO
SANTA FÉ
SANTA HELENA
SANTA ROSA
SÃO JOÃO DA PARAÚNA
TAQUARAL
TEREZÓPOLIS
TRINDADE
URUANA
URUAÇU
SANTA RITA DO ARAGUAIA
JUSSARA
MONTES CLAROS
MONTIVIDIU
SANTA BARBARÁ
SÃO LUIS DOS MONTES BELOS
RIO QUENTE
ITAGUARÚ
HIDROLÂNDIA
ITAUÇU
NIQUELÂNDIA
CHAPADÃO DO CÉU
NOVA GLORIA

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.