Pular para o conteúdo principal

A política e os jogos de interesses



A vida política de nosso país tem que mudar, pois não é possível que o jogo político seja transformado em espetáculos de troca de favores ou projetos pessoais em detrimento dos verdadeiros interesses do povo.

No momento é urgente que os que realmente procuram entender a essência da vida política e realmente queiram o bem da nação procurem desenvolver ações firmes e fortes no sentido de buscar um processo de geração de ideias que promovam um sentido diferente nos rumos das ações promovidas pelo político. A questão no momento é entender qual o papel verdadeiro da política na vida das sociedades e qual o papel das sociedades no processo político.

O problema cultural e de educação do nosso povo acabam promovendo uma completa falta de interesse do povo pelas questões políticas e pelo entendimento da ideologia que motiva o poder. É mais que importante hoje verificar concretamente os rumos da vida política de nosso povo e os reflexos da ação política no cotidiano de nossa gente.

O problema maior da política se esconde nos jogos de interesses dos supostos representantes do povo que utilizam discursos falaciosos em cima das necessidades do povo que só ocorrem pela falta de uma melhor distribuição de renda e acabam levando os incautos a acreditarem que a mudança virá o que certamente nunca acontece no momento em que os edis acabam alcançando seus objetivos.

Não concordamos em rechaçar a política, mas é vital que se mude a política e dê a ela uma cara de sentido ético e de democracia real para que todos os indivíduo encontrem em que possam confiar e partam firmemente no sentido de construir uma nação onde os direitos dos cidadãos sejam reconhecidos e postos em prática na verdade. Temos problemas graves que acabam motivando o processo político irresponsável de gestores e representantes populares que acabam gerando a necessidade para fomentar a troca de votos, o clientelismo e o conchave político.

A manutenção de privilégios e a troca de favores tão comuns na vida política devem ser mudados pois há necessidade firme de garantir ao povo participação nos processos de representação política e na busca incessante da melhor maneira de governar e comandar uma nação.

O processo de representação política deve mudar a partir do processo de geração de consciência educativa no povo que precisa urgentemente sair do controle gerado pelo clientelismo e de processos de troca de favores por votos que são fomentados pelos grupos políticos para gerar poder e controle nos grupos sociais.

A geração de uma nova política deve ser promovida desde os grupos micro da sociedade como Associações de Bairro, Representações Estudantis, Grupos Religiosos e outras formas de ativismo popular indo até as formas de governo que aí estão para garantir plenamente a perpetuação dos maiores grupos econômicos e políticos no poder.

fato histórico em nosso país e que foi gerado desde os primórdios da ocupação de nosso território pelos colonizadores. É urgente mudar a política e a consciência do povo para uma nova forma de governo que leve o sentido real da justiça social e da cidadania plena. No momento atual é mais do que urgente gerar no povo a concretização de um processo de aprendizado de políticas, ideologias e jogos do poder para garantir uma representação política que gere dignidade, respeito e redução das mazelas sociais tão comuns em nossa sociedade.

(Por Francisco diacyr Silva de Sousa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.