Pular para o conteúdo principal

Parque da Chapada dos Veadeiros segue sem definição e Estado pede mais tempo para ampliação de área



Maior área contínua de Cerrado e última fronteira agrícola do território goiano, a região da Chapada dos Veadeiros é atualmente o principal ponto de disputa entre ambientalistas e ruralistas no Estado.

Nessa queda de braço, a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), que chegou a ser dada como certa este ano, pelo governo federal, volta a ter futuro incerto.

O governo de Goiás pediu ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) mais seis meses de prazo antes da assinatura do decreto triplicando a área protegida e apresentará uma contraproposta aos novos limites estabelecidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com base em estudo feito a pedido da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), para que os novos limites sejam revistos, ficando em aproximadamente 200 mil hectares.

O ICMBio quer aumentar o parque de 65,5 mil hectares para cerca de 242 mil hectares. A medida se faz necessária para manter o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e também para a manutenção de espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. “Parece muito, mas não é. Para conservar a biodiversidade, quando a gente fala em grandes mamíferos como o lobo guará e as onças pintada e parda, precisamos de grandes áreas”, diz o chefe do PNCV, Fernando Tatagiba.

Tatagiba explica que a nova proposta pega um boa extensão de cerrado de altitude e a maior parte do Pouso Alto, que é o ponto mais alto do Planalto Central (mais de 1.600 metros de altitude). Atualmente, o pico está fora da unidade de conservação (UC). Também destaca a proteção de matas secas, um tipo de vegetação que não há dentro dos limites atuais, além de nascentes de importantes córregos e rios.

O processo está concluído e aguarda na Casa Civil até ser enviado para a assinatura do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Mas os sucessivos pedidos de prazo do governo de Goiás tem preocupado os gestores da área. Para Tatagiba, decretar a ampliação do parque significa zelar por um patrimônio das águas que abastecem bacias importantes de várias regiões do País, que vive uma crise hídrica.

A superintende de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira, diz apoiar a ampliação do parque. Sobre os pedidos de prazo antes da assinatura do decreto, diz que no início do ano passado, o governo de Goiás lançou naquela região o programa gleba legal. “A nossa proposta é fazer uma força tarefa para a regularização naquela região”.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.