Pular para o conteúdo principal

Parque da Chapada dos Veadeiros segue sem definição e Estado pede mais tempo para ampliação de área



Maior área contínua de Cerrado e última fronteira agrícola do território goiano, a região da Chapada dos Veadeiros é atualmente o principal ponto de disputa entre ambientalistas e ruralistas no Estado.

Nessa queda de braço, a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), que chegou a ser dada como certa este ano, pelo governo federal, volta a ter futuro incerto.

O governo de Goiás pediu ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) mais seis meses de prazo antes da assinatura do decreto triplicando a área protegida e apresentará uma contraproposta aos novos limites estabelecidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com base em estudo feito a pedido da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), para que os novos limites sejam revistos, ficando em aproximadamente 200 mil hectares.

O ICMBio quer aumentar o parque de 65,5 mil hectares para cerca de 242 mil hectares. A medida se faz necessária para manter o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e também para a manutenção de espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. “Parece muito, mas não é. Para conservar a biodiversidade, quando a gente fala em grandes mamíferos como o lobo guará e as onças pintada e parda, precisamos de grandes áreas”, diz o chefe do PNCV, Fernando Tatagiba.

Tatagiba explica que a nova proposta pega um boa extensão de cerrado de altitude e a maior parte do Pouso Alto, que é o ponto mais alto do Planalto Central (mais de 1.600 metros de altitude). Atualmente, o pico está fora da unidade de conservação (UC). Também destaca a proteção de matas secas, um tipo de vegetação que não há dentro dos limites atuais, além de nascentes de importantes córregos e rios.

O processo está concluído e aguarda na Casa Civil até ser enviado para a assinatura do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Mas os sucessivos pedidos de prazo do governo de Goiás tem preocupado os gestores da área. Para Tatagiba, decretar a ampliação do parque significa zelar por um patrimônio das águas que abastecem bacias importantes de várias regiões do País, que vive uma crise hídrica.

A superintende de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira, diz apoiar a ampliação do parque. Sobre os pedidos de prazo antes da assinatura do decreto, diz que no início do ano passado, o governo de Goiás lançou naquela região o programa gleba legal. “A nossa proposta é fazer uma força tarefa para a regularização naquela região”.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.