Rally dos Sertões acelera economia e revela potencial turístico das cidades. Em Posse/GO setor de alimentação registrou movimento 40% superior aos dias normais
O Rally dos
Sertões é muito mais que uma competição. A caravana da prova também acelera a
economia das cidades por onde passa e realiza ações sociais voltadas à saúde,
lazer e esportes. E deixa como principal legado a oportunidade para que as
localidades possam revelar suas potencialidades turísticas. A largada ocorreu
em Goiânia, dia 3, e a chegada será neste sábado (10), em Palmas.
Junto com os
carros, motos, quadriciclos e UTVs, vão cerca de 2.500 pessoas, que integram
organização, equipes técnicas, apoios e imprensa. “O Rally dos Sertões
movimenta em torno de R$ 50 milhões. É muito mais que uma prova off-road, pois
gera empregos diretos e indiretos, injeta dinheiro na economia e,
principalmente, deixa como legado a apresentação das cidades para um público
selecionado e formador de opinião”, afirma Marcos Moraes, diretor-geral da
Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.
Os setores
de hospedagem e alimentação são os maiores beneficiários. “Todas as vezes em
que o Rally dos Sertões passa por Palmas é sempre um sucesso. Neste ano que a
prova termina aqui na nossa cidade, será ainda melhor. Vai alavancar o turismo
e o comércio. Para nós, esta será a melhor edição de todas, pois fomos
agraciados com o encerramento e premiação”, afirma Edmilson Ferreira Caminha, gerente
do Hotel Rio do Sono, na capital do Tocantins. Há um mês da largada ele já
estava com lotação completa para o fim de semana de encerramento da competição.
“Para
Palmas, o impacto do Rally dos Sertões é sempre positivo. É um evento muito
importante para todo o trade, incluindo restaurantes e bares. Para nós,
hoteleiros, é muito importante”, afirma Nilce Gama de Souza, vice-presidente da
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins.
Pela 14ª vez
Goiânia foi o ponto de largada do Sertões e a capital já se habituou a receber
o público extra. “O Rally dos Sertões movimenta muito a economia local das
cidades. Todos os hotéis registram lotação máxima neste período”, conta Adriano
Artoni, gerente de vendas do Hotel Comfort Suites Flamboyant.
Em municípios
menores, o impacto ainda é maior. Em Posse (GO), a cidade se mobilizou para
receber a prova e o resultado foi além do esperado. “Os apoiadores ficaram
muito satisfeitos. Principalmente o setor de alimentação, que registrou um
movimento 40% superior aos dias normais. Foi um acontecimento para a nossa
cidade”, afirma Genilson Neris dos Santos, gerente administrativo da Câmara dos
Dirigentes Lojistas de Posse.
Em outras
cidades, como Padre Bernardo (GO), e Cavalcante (GO), restaurantes e lanchonetes
ficaram lotados durante a passagem da caravana. Teve até posto de combustíveis
que vendeu todo o volume que tinha armazenado.
Cartão de visitas
Além do
consumo imediato, fica a possibilidade de visitas futuras. “É uma oportunidade
de apresentar os atrativos do Tocantins, na expectativa de que esses sejam
incluídos em futuros roteiros turísticos desse público”, afirmou o secretário
de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado,
Alexandro de Castro.
O prefeito
de Ponte Alta, José Aparecido, tem pensamento semelhante. “Nossa expectativa é
das melhores, pois o Sertões vem para privilegiar o nosso município em termos
de divulgação”, afirma. A cidade, penúltima no roteiro do Sertões, tem 8.500
habitantes. A pecuária e o turismo são suas principais fontes de renda.
Fonte: R7
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