Pular para o conteúdo principal

Aspirante a governador e focado na segurança: quem é o vice de Goiás




José Eliton de Figuerêdo Júnior, 44, está em seu segundo mandato como vice-governador de Goiás. Ele foi baleado nesta quarta-feira (28) em atentado que matou o candidato à prefeitura de Itumbiara (GO), José Gomes da Rocha, naquela cidade. Outras duas pessoas também morreram no ataque, incluindo o autor dos tiros.

Eleito pelo DEM em 2010 na chapa de Marconi Perillo (PSDB), o goiano nascido em Rio Verde já trocou de partido duas vezes ao longo dos últimos anos, tendo também passado pelo PP e entrado para o PSDB em 2015.

A mudança mais recente de partido de Eliton é apontada como um dos sinais de que ele pretende ser candidato ao governo do Estado em 2018 com o aval do atual governador. Na cerimônia de filiação ao PSDB, Eliton recebeu inúmeros elogios de Perillo e também de Aécio Neves, presidente nacional da legenda, que divulgou nota oficial nesta quarta repudiando o atentado.

"É inaceitável que em pleno século 21 a barbárie e a pistolagem continuem a existir no cenário político brasileiro", afirmou o senador em comunicado. "Já fizemos contato com o Ministério da Justiça, que está determinando todas as providências necessárias ao rápido esclarecimento desse crime hediondo para a punição exemplar de todos os que, de alguma forma, dele participaram, em especial seus mandantes."

Presença atuante em campanhas eleitorais

A presença de José Eliton na carreata desta quarta em Itumbiara foi mais uma na série de participações que o vice-governador vem fazendo em cidades do Estado. Na condição de governador em exercício, já que Marconi Perillo está liderando uma missão goiana nos Estados Unidos, Eliton vem participando ativamente das campanhas de candidatos a prefeituras que integram a base aliada do governo.

Na terça anterior ao atentado (20), ele havia apoiado a candidatura de Wilton Barbosa (PSDB) durante comício em Posse, cidade que é seu principal reduto eleitoral e da qual seu pai, José Eliton Figuerêdo, foi prefeito entre 1983 e 1988.

O atual vice-governador entrou para a vida pública ainda na função de advogado, sua formação profissional. José Eliton especializou-se em direito eleitoral e atuou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Goiás.

Já como vice-governador, acumulou também secretarias de Estado. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação e desde fevereiro deste ano cuida da pasta de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Líder de pacto de segurança nacional

A atuação de Eliton no comando da área da segurança pública de Goiás tem como foco principal a atenção aos procedimentos de inteligência da polícia. Além de administrar a pasta estadual, o vice-governador também lidera o Pacto Integrador de Segurança Pública, que conta com dez  Estados na tentativa de criar um sistema integrado de dados das polícias estaduais.

Um dos resultados atribuídos ao pacto foi a prisão, em setembro, de um dos líderes do Comando Vermelho no Nordeste, Vicente Antônio de Freitas Filho. Ele foi detido em Goiânia.

Segundo dados divulgados em agosto, Goiás, que vinha acompanhando a alta dos índices de criminalidades que assola o Norte e Nordeste brasileiros nos últimos anos, registrou queda nos números de diversas modalidades de crimes, entre eles furtos em residências, estupros e roubos de veículos.

O índice de homicídios dolosos, por exemplo, caiu 11,7%. No entanto, segundo o Mapa da Violência 2016, o número de homicídios cresceu 70% no Estado entre 2004 e 2014.






Texto: Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.