Pular para o conteúdo principal

Pesquisa eleitoral mostra empate técnico em Campos Belos/GO. Eduardo Terra lidera com 29,7%; Zé Cândido com 26,8%. Ninha fica em terceiro, com 22,9%




Uma pesquisa eleitoral, registrada do Tribunal Superior Eleitoral, feita e divulgada hoje pela Directa Pesquisas, mostra um quadro de empático técnico nas eleições de prefeito de Campos Belos, no nordeste de Goiás.

A pesquisa, realizada nos dias 27 e 28 de agosto, ouviu 402 pessoas, de um universo de 14.581 eleitores aptos a votarem neste ano.

Quando perguntado ao eleitor do município em quem ele votaria para prefeito da cidade, citando os nomes dos três candidatos, 29,7% disseram votar no candidato Eduardo Terra (PR); 26,8% escolheram o candidato Zé Cândido (PDT) e 22,9% optaram por escolher o atual prefeito Santos Ninha (PSDB). 

Com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, este resultado coloca Eduardo Terra e Zé Cândido com empático técnico, com ligeira vantagem para o primeiro candidato.

Já o prefeito Ninha está em terceiro lugar, também praticamente empatado com o segundo colocado, Zé Cândido, considerando a margem de erro.

A pesquisa também mostra que a eleição, após 16 dias de campanha, ainda está indefinida.

Isto porque 15,30% dos eleitores declaram que ainda não sabem em quem votar.

4,30% dos entrevistados disseram que vão votar nulo.

Sem citar nomes

A sondagem mostra ainda que quando se pergunta ao eleitor em quem ele votaria para prefeito, sem citar qualquer candidato, há também um empático técnico com os três candidatos, mas com o atual prefeito Ninha (PSDB) liderando com 19,5%.

Eduardo Terra (PR) sai em segundo, com 17,3% e Zé Cândido (PDT) com 16,7% das intenções de votos.

Mas com a margem de erro de 3,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, os três estão empatados.

O número de indeciso aqui é alto. 42,2 declarou não saber em quem votar.

A empresa responsável pela sondagem foi a Directa Pesquisa, que informa que foram validadas 402 aplicações de questionários pelo processo “intercept” residencial (lado esquerdo, salto um, lado direito), em um universo estimado aproximado de  14.581 eleitores da cidade de Campos Belos - GO (TRE), considerando faixas etárias, sexo e instrução dos entrevistados.

A margem máxima de erro considerada foi 3,9% pontos (+/-) nos casos p= 50%, para 0,05 de significância (ou confiança de 95%) onde apenas 10 entrevistas “podem” ficar fora da margem de erro, aplicando-se a mesma metodologia para as entrevistas.

Apenas uma pessoa foi entrevistada por família ou domicílio abordado.

Ainda de acordo com a Directa, a sondagem foi feita por amostragem aleatória, cerca de 20% das entrevistas foram objeto de monitoramento garantindo-se, assim, por visão randômica, a autenticidade do preenchimento dos questionários.

Em relação a fidedignidade da amostra, 100% dos questionários foram objeto de critica. 

A seleção do eleitor para pesquisa foi feita de forma acidental, de acordo com as cotas de ponderação – segundo sexo, idade, nível de escolaridade, nível sócio-econômico e distribuição geográfica.  

Pesos dos extratos da população e da amostra: sexo masculino: 50,7 %  e feminino: 49,3%. 

Faixa etária: 16 a 24 anos = 18,4%; - 25 a  34 anos = 24,7%; -  35 a  44 anos = 21,4%; - 45 a 59 anos = 21,8 %;    +  de 60 anos = 13,7%.    

Instrução: Analfabeto = 7,4%; Fundamental = 66,3 %;   Médio = 23,4 % e   Superior = 2,9%.    

Os bairros e distritos visitados pelos pesquisadores foram Centro, Setor Aeroporto, Setor Cruzeiro, Setor Tomazinho, Setor Buritis, Setor Bem Bom, Setor Brejeinho, Setor Hercules, Setor Bom Retiro, Vila Baiana, Setor Industrial, Setor Morada Nova, Distrito de Pouso Alto, e Distrito de Barreirão.

Com informações e texto Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.