Pular para o conteúdo principal

UEG de Campos Belos/GO abre inscrições para Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia




Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017/1 e para as etapas 2016/1, 2015/2 e 2014/3 do Sistema de Avaliação Seriado (SAS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, no site da UEG.

As provas objetivas e de redação do Vestibular e SAS serão aplicadas no dia 20 de novembro de 2016.

O exame será aplicado nas seguintes cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campos Belos, Ceres, Crixás, Edéia, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Inhumas, Ipameri, Iporá, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Jussara, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Sanclerlândia, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Silvânia, Trindade, Uruaçu.

Os candidatos do Vestibular ao curso de Arquitetura e Urbanismo fazem antes o exame de habilidade específica, no dia 23 de outubro de 2016, em Anápolis.

Novo Curso em Campos Belos

A Universidade Estadual de Goiás - Campus Campos Belos - está localizada na Chapada Veadeiros, uma região que preserva cerca de 40% de vegetação do bioma cerrado e abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial.

Parque protegido pelo Decreto nº 5.419, de 7 de maio de 2001, do Governo do Estado de Goiás, que também criou a Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto.

Na esteira das políticas de formação de novas gerações, a Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos, incrustada no cerrado e a serviço de comunidades tradicionais como Kalungas, concebe agora a implantação do Curso Tecnológico em Agroecologia.

Uma proposta ancorada na valorização de conhecimentos empíricos da comunidade e pela socialização desses conhecimentos, bem como numa ideia de desenvolvimento economicamente viável, que ao invés de desmotivar, estimule a permanência do homem no campo.

Com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, a Universidade tende se aproximar ainda mais das comunidades tradicionais da região, bem como intensificar sua capacidade de integração de comunidades também tradicionais do sudeste do Tocantins e Sudoeste Baiano.

Dessa forma, o Câmpus Campos Belos cumpre com a missão da Instituição, que se encontra integrada às práticas culturais e econômicas regionais, como a lavoura comunitária, que guarda características rurais em boa parte ainda preservadas.

O curso superior de Agroecologia torna-se uma ferramenta importante na inclusão de uma parte da população da região na esteira dos multiplicadores da agricultura sustentável e comprometida com o meio ambiente local.

Com ele torna-se se possível integrar-se aos conhecimentos do povo, aos novos métodos desenvolvidos pela ciência, deficitária, muitas vezes, da participação de atores portadores de conhecimentos tradicionalmente vividos.

A implantação do curso em tela visa articular-se a uma política nacional de formação tecnológica, voltada à Agroecologia, proposta pelo Ministério da Educação, conforme perfil desejado em seu catálogo de curso.

O tecnólogo em Agroecologia planeja, analisa, executa e monitora sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, atuando em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais.

Faz manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa, são algumas das atividades deste profissional.

Tem o conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação deste tecnólogo. (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, MEC, 2010, p. 54).

O Processo Seletivo Vestibular 2017/1 será realizado em 2016.

O período de inscrição para o Processo Seletivo 2017/1 e para as etapas 2016/1, 2015/2 e 2014/3 do Sistema de Avaliação Seriado (SAS) está aberto e ocorre entre os dias 08 de setembro e 10 de outubro.

Agora você poderá se inscrever no vestibular para os cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia e também no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Para maiores informações entre em contato com a UEG de Campos Belos – GO. Contato: (62) 34512100.

Fonte: UEG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.