Pular para o conteúdo principal

UEG de Campos Belos/GO abre inscrições para Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia




Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017/1 e para as etapas 2016/1, 2015/2 e 2014/3 do Sistema de Avaliação Seriado (SAS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, no site da UEG.

As provas objetivas e de redação do Vestibular e SAS serão aplicadas no dia 20 de novembro de 2016.

O exame será aplicado nas seguintes cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campos Belos, Ceres, Crixás, Edéia, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Inhumas, Ipameri, Iporá, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Jussara, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Sanclerlândia, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Silvânia, Trindade, Uruaçu.

Os candidatos do Vestibular ao curso de Arquitetura e Urbanismo fazem antes o exame de habilidade específica, no dia 23 de outubro de 2016, em Anápolis.

Novo Curso em Campos Belos

A Universidade Estadual de Goiás - Campus Campos Belos - está localizada na Chapada Veadeiros, uma região que preserva cerca de 40% de vegetação do bioma cerrado e abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial.

Parque protegido pelo Decreto nº 5.419, de 7 de maio de 2001, do Governo do Estado de Goiás, que também criou a Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto.

Na esteira das políticas de formação de novas gerações, a Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos, incrustada no cerrado e a serviço de comunidades tradicionais como Kalungas, concebe agora a implantação do Curso Tecnológico em Agroecologia.

Uma proposta ancorada na valorização de conhecimentos empíricos da comunidade e pela socialização desses conhecimentos, bem como numa ideia de desenvolvimento economicamente viável, que ao invés de desmotivar, estimule a permanência do homem no campo.

Com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, a Universidade tende se aproximar ainda mais das comunidades tradicionais da região, bem como intensificar sua capacidade de integração de comunidades também tradicionais do sudeste do Tocantins e Sudoeste Baiano.

Dessa forma, o Câmpus Campos Belos cumpre com a missão da Instituição, que se encontra integrada às práticas culturais e econômicas regionais, como a lavoura comunitária, que guarda características rurais em boa parte ainda preservadas.

O curso superior de Agroecologia torna-se uma ferramenta importante na inclusão de uma parte da população da região na esteira dos multiplicadores da agricultura sustentável e comprometida com o meio ambiente local.

Com ele torna-se se possível integrar-se aos conhecimentos do povo, aos novos métodos desenvolvidos pela ciência, deficitária, muitas vezes, da participação de atores portadores de conhecimentos tradicionalmente vividos.

A implantação do curso em tela visa articular-se a uma política nacional de formação tecnológica, voltada à Agroecologia, proposta pelo Ministério da Educação, conforme perfil desejado em seu catálogo de curso.

O tecnólogo em Agroecologia planeja, analisa, executa e monitora sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, atuando em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais.

Faz manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa, são algumas das atividades deste profissional.

Tem o conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação deste tecnólogo. (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, MEC, 2010, p. 54).

O Processo Seletivo Vestibular 2017/1 será realizado em 2016.

O período de inscrição para o Processo Seletivo 2017/1 e para as etapas 2016/1, 2015/2 e 2014/3 do Sistema de Avaliação Seriado (SAS) está aberto e ocorre entre os dias 08 de setembro e 10 de outubro.

Agora você poderá se inscrever no vestibular para os cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia e também no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Para maiores informações entre em contato com a UEG de Campos Belos – GO. Contato: (62) 34512100.

Fonte: UEG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.