Pular para o conteúdo principal

Jovem com microcefalia tem pensão restabelecida em Posse/GO




Com microcefalia, Gean Carlos Vieira da Silva, de 22 anos, teve um dia diferente. Em vez de ir para a escola e brincar com os amigos, ele foi ao fórum da Posse, no nordeste goiano para uma audiência e lá conseguiu restabelecer a pensão por morte de seu pai, que havia sido cessada por ele ter completado 21 anos.

O acordo foi homologado pelo juiz Altamiro Garcia Filho, na quinta-feira (15), durante a passagem do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário na comarca.

Sem saber o que estava acontecendo, o jovem apenas sorria. A mãe, Maria Lenildes Soares da Silva, de 46 anos, torceu até o último momento para conseguir resolver o problema.

“Estava com muito medo dele não conseguir mais a pensão. A gente precisa muito desse dinheiro. Ele depende de mim para tudo, não come, não toma banho, nem escova os dentes sozinho”, desabafou. Apesar da idade, a mãe garante que ele é uma criança. “Ele adora brincar de carrinho e com crianças. O médico disse que o cérebro dele não desenvolveu e não cresce”, contou.

A doença é visível. A cabeça de Gean é menor que o tamanho normal e foi isso que levou a procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU) a fazer o acordo. “Foi atestada a incapacidade parcial dele a partir dos 21 anos, ou seja, como prevê a lei, ao completar 21 anos o benefício da pensão por morte é cortado para aqueles que têm capacidade, mesmo que seja parcial. Portanto, ao vê-lo pessoalmente eu constatei que a doença o impede totalmente para o trabalho, além disso, ele tem retardo mental de altíssimo grau. Por isso, apresentei o acordo restabelecendo a pensão por morte”, explicou.

A microcefalia impede Gean Carlos de ser uma vida normal para sua idade. Ele apresenta atraso mental, alterações físicas como dificuldade para andar, problemas de fala e convulsões. “Eu coloquei ele na escola, ele gosta porque lá fica brincando e tem um monitor que fica com ele”, disse.

Desde de novembro, o jovem não recebe o benefício e além de passar a receber novamente a pensão, ele terá direito à quantia de R$5.544,00, referente aos pagamentos atrasados. “Pararam de pagar e eu fiquei desesperada, não tinha dinheiro para nada. Quando descobri que foi porque ele tinha completado a idade. Entrei na Justiça e vou receber de novo. Graças a Deus”, agradeceu.

Região Nordeste

Durante toda a semana, o Acelerar Previdenciário esteve na região Nordeste de Goiás, que é considerada a mais pobre Estado. Os trabalhos iniciaram na segunda-feira (12) na comarca de Flores de Goiás. Entre terça e quinta-feira (13 a 15), a equipe esteve na comarca de Posse e, hoje (16), finaliza em São Domingos, com a realização de mais de 50 audiências.

Segundo os dados da coordenadoria do Núcleo Previdenciário, foram realizadas até ontem (15) 340 audiências, alcançando um índice de 53,68% de acordos. Ainda de acordo com os números, 82,72% das sentenças foram proferidas e movimentaram o valor de R$1.585.413,59.


Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.