Encerrou-se
na última quinta, 24, o IV Seminário de Identidade, Didática e Mediações
Pedagógicas na Formação de Professores.
O evento foi
organizado pela turma do 3º ano de Pedagogia, realizado pela Universidade
Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos e contou com o apoio do IF Goiano –
Campus Campos Belos.
O evento,
que aconteceu de 20 a 23 de maio, teve como principal foco a formação da
identidade docente.
No contexto
educacional atual encontramos características peculiares das quais emergem
novas questões, impasses e possíveis reviravoltas que, por sua vez, influenciam
na atuação e na formação de professores.
Na noite de
abertura, segunda-feira, realizada na Câmara Municipal de Campos Belos, além da
presença de autoridades do Poder Legislativo Municipal e do Prefeito Eduardo
Terra, foi constituída uma mesa redonda composta pelo Prof. Me Fabiano Arantes,
do IF Goiano – Campus Campos Belos, das Professoras Drª Magda Costa e Drª Sonia
Neiva, da Universidade Federal do Tocantins e do Prof. Dr. Rosolindo Vila Real,
da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos.
O tema da
mesa redonda foi: “Formação de professores e docência: questões, impasses e
reviravoltas”.
No segundo
dia foram ministrados minicursos e oficinas no câmpus da UEG. Temas que
abordaram a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Quilombola, o processo
Ensino-Aprendizagem e muitos outros fizeram parte da programação.
Na
quarta-feira, novamente na Câmara Municipal de Campos Belos, a Prof. Drª Kátia
Curado, da Universidade de Brasília (UnB) apresentou a palestra “Formação e identidade
docente em tempos de conservadorismo”.
Ao longo do
evento foram abertos espaços para apresentações artísticas e culturais, mas a
noite de encerramento foi reservada para momentos de descontração com
apresentações de vários artistas locais, como alunos e professores da UEG –
Câmpus Campos Belos e convidados externos. Na ocasião tivemos a participação do
cantor Beto Costa, Higor Ramiro e muitos outros.
Mais de 350
inscrições foram realizadas para o evento, cuja carga horária total chega a 30
horas.
Diante de
todo o contexto em que a UEG – Campus Campos Belos está inserida, inclusive com
a possibilidade de fechamento da unidade por conta do reordenamento da
universidade, a realização do o IV Seminário de Identidade, Didática e
Mediações Pedagógicas na Formação de Professores representa uma vitória para
toda a comunidade acadêmica.
Sem o apoio
de comerciantes locais, professores, alunos e até autoridades políticas, muito
dificilmente este projeto teria se tornado realidade.
O ambiente
universitário é um local onde a política e a democracia devem sempre ser
respeitadas.
Dentro do
próprio câmpus houve resistência de alguns segmentos no que implicava na
realização deste evento. Alguns defendiam que o momento não era propício.
Os motivos
eram diversos: uns diziam que ao invés de realizarmos um evento deveríamos
protestar; outros diziam que não deveríamos fazer nenhum evento já que não
tínhamos apoio financeiro da reitoria.
Enfim, esta
comissão resolveu assumir todos os riscos e seguiu em frente. Buscamos apoio
externo e conseguimos recursos suficientes para realização deste seminário.
Este foi o
nosso protesto e mostramos que a comunidade acadêmica, mesmo em tempos de
adversidades, está engajada com o ensino, a pesquisa e a extensão.
É importante
destacar que tanto o Seminário de Pedagogia quanto a Semana de Letras são
eventos que fazem parte do calendário acadêmico.
Não
inventamos nada. Apenas reunimos esforços para que não ficássemos sem nosso
evento, afinal, acadêmicos precisam de horas complementares para integralizarem
suas matrizes curriculares e profissionais da comunidade externa precisam de
formação continuada.
Com o apoio
incondicional daqueles que pensam na Universidade Estadual de Goiás – Campus
Campos Belos como uma instituição transformadora da realidade social local,
buscamos superar todas as dificuldades e conseguimos torná-lo realidade.
Deixamos
aqui, os nossos mais sinceros agradecimentos àqueles que acreditaram neste
evento.
O fracasso
talvez possa ser uma consequência, mas nossa causa jamais será a desistência.
Finalmente,
encerramos com uma frase da Prof. Me Luciana Nogueira, que resume bem o que
significou pra todos nós este momento: “Não há motivo para festa. Mas há motivo
para luta. E é isso o que este evento representa”.
Texto: Comissão Organizadora – 3º Ano de Pedagogia
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