Pular para o conteúdo principal

Juiz acolhe pedido do MP e suspende transferências de oficiais da Polícia Militar de Formosa/GO



Acolhendo pedido feito pelo Ministério Público de Goiás, o juiz Lucas Siqueira determinou a suspensão dos efeitos do ato administrativo que promoveu a transferência de três oficiais da Polícia Militar de Goiás: capitão Marcelo Rodrigues de Almeida, capitão Luiz Jeová do Couto e tenente Flávio Rodrigues Pacheco. A decisão definiu ainda pelo retorno dos oficiais à lotação de serviço anteriormente ocupada, no município de Formosa, até decisão final ou eventual ação principal a ser proposta.

O pedido, feito por meio de ação intitulada antecipação de tutela de suspensão de ato administrativo, foi ajuizada pela Curadoria de Cidadania e Patrimônio Público de Formosa contra o Estado de Goiás, o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos, e o tenente-coronel Luiz Antônio Raíza, do 11º Comando Regional da PM-GO, sediado em Formosa.

O promotor Douglas Chegury apurou que os oficiais foram removidos dos postos ocupados no 16º Batalhão de Polícia Militar de Formosa para quartéis instalados nas cidades de São João da Aliança e Alto Paraíso de Goiás, sem expressa motivação do ato administrativo. Conforme sustentado pelo MP, não foram prestadas informações elucidativas quanto às reais e verdadeiras condições e circunstâncias que ensejaram a remoção dos policiais para batalhões diversos àqueles anteriormente ocupados.

Segundo o promotor, sequer foi apresentado o ato administrativo de transferência, documento pelo qual constariam as motivações do ato de remoção, com a possibilidade de verificação de sua legalidade. Para Chegury, eventual ilegalidade na movimentação gera “efeito negativo dos atos de transferência, não apenas sobre os policiais, mas com relação à população do município de Formosa, diante da possibilidade de baixa nos efetivos dos quadros do 16° BPM”.

Na decisão, o magistrado afirmou que “a falta de ato administrativo devidamente fundamentado indicando a motivação da transferência é, por si só, indício de ilegalidade do ato atacado, além de endossar a tese ministerial de suposta ingerência política e ausência de interesse público no ato de transferência dos oficiais”. Ao analisar o risco na demora da decisão, o juiz acrescentou também que os policiais militares cumprem função institucional de relevante interesse público, relacionada à segurança da população e das instituições públicas e sociais. “Desse modo, qualquer alteração de seus quadros de oficiais, sem a necessária pertinência técnica, com suposta ingerência política, configura-se em risco à coordenação das atividades policiais nesta cidade”, reiterou.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.