Pular para o conteúdo principal

Ser Natureza de Campos Belos/GO apresenta resultados de recuperação em nascente do Córrego Baunilha




O grupo de trabalho do Projeto Ser Natureza de Campos Belos reuniu-se na última semana, na sede do Ministério Público local, para conhecer o relatório sobre o resultado com o plantio das mudas na primeira das quatro propriedades rurais onde serão realizadas as ações de recuperação do Córrego Baunilha que, junto com o Rio Montes Claros, é manancial de abastecimento da cidade.

Alguns dias antes, a equipe esteve na Fazenda Baunilha para visita a campo, tendo como participantes o promotor de Justiça Bernardo Monteiro Frayha, além dos representantes da Saneago, Vilomar de Souza; da Emater, Rodrigo Gomes de Oliveira; da Secretaria de Meio Ambiente de Campos Belos, Leandro Silva Oliveira e Ismael Borges da Silva Neto; da UEG, Willian; do IF Goiano, Fabiano Arantes, Heleno Alexandrino de Lima Filho e Francielle Rego Oliveira Braz; além do dono da fazenda, João José da Silva.

As ações desta etapa incluíram o cercamento e plantio de mudas próximo à nascente, tendo sido negociada com o produtor a proteção contínua das áreas de preservação permanente existentes na fazenda, com seu cercamento. Providência que contará com o apoio da Emater para o cálculo do material necessário, e a destinação dos produtos pela Saneago, a partir de intermediação do MP. Uma vez recebido o material, o proprietário deverá fazer o cercamento até o final de julho.

As atividades tiveram início em meados de outubro, logo após a apresentação do projeto técnico pela Emater. Embora o projeto contemple as práticas de conservação de solo, a sua aplicação não será necessária em razão do bom estado do terreno, conforme atestaram os técnicos presentes ao encontro, assim como o fazendeiro que afirmou ter feito cacimbas no local, reafirmando a sua satisfação em ter aderido ao Ser Natureza.

Avaliação

Participaram da reunião de avaliação, além do promotor de Justiça e demais integrantes do grupo de trabalho, as analistas da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej) Maria José Ferreira Soares e Adriane Chagas, que prestam assessoramento ao Projeto Ser Natureza do Ministério Público de Goiás, o qual é vinculado ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

Conforme esclarecido pelo técnico Oldemar Filho, da Emater, os trabalhos na fazenda foram realizados em parceria com a Saneago e seu proprietário, João José, sendo que, das 200 mudas usadas na recomposição da área, 75,5%, ou seja, 151, obtiveram êxito.

As espécies, tais como o bacupari, angico embaúba, Ipê e frutíferas, foram produzidas pela UEG e IF Goiano e, a partir de agora, será feito o coramento (limpeza ao redor da muda) e aceiro (limpeza na área das estacas), cujo serviço será feito em parceria com a Secretaria de Obras que vai colocar um servidor e maquinário para ajudar João José.

Em relação ao projeto, o promotor de Justiça afirmou: “a proposta é um sucesso, além da recuperação das nascentes, está havendo a conscientização ambiental com o Projeto Ser Natureza, por meio da educação ambiental, que está sendo desenvolvida nas escolas municipais de Campos Belos. Além disso, as reuniões com o grupo de trabalho são sempre produtivas e o trabalho realizado já mostrou muito resultado, além da aceitação do proprietário rural em realizar o projeto em sua propriedade e o reconhecimento por ele dos resultados positivos obtidos.” Destaca-se também o engajamento dos parceiros para o alcance dos resultados.

Além da avaliação das atividades de crescimento e plantio, a reunião teve como objetivo o planejamento da próxima etapa, com a elaboração do plano de ação, ficando acertado com a Emater a elaboração do projeto técnico das três propriedades e que será apresentado ao grupo e aos produtores rurais no mês de agosto.




Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.