Pular para o conteúdo principal

Número de aposentados é maior que trabalhadores com carteira assinada em Alvorada do Norte, Buritinópolis, Guarani, Iaciara, Divinópolis e São Domingos



Número de aposentados é maior que trabalhadores formais em Buritinópolis, Alvorada do Norte, São Domingos, Guarani de Goiás, Iaciara, Divinópolis e mais 26 cidades goianas. Levantamento aponta cidades onde o número dos que recebem aposentadoria é maior que o de quem tem carteira assinada.

São 17 horas de uma quarta-feira e Evanildes Pereira Lopes, 60 anos, corta a grama do campinho de futebol que tem no fundo de casa, em Buritinópolis, no Nordeste de Goiás, próximo à divisa com a Bahia. Se não fosse pela aposentadoria, nesse horário o policial militar reformado estaria patrulhando as ruas do município, onde mora com a família desde 1993.

A conquista do benefício veio em 2001, quando Evanildes, mais conhecido como Cabo Lopes, passou a fazer parte do grupo que hoje soma 616 pessoas no município. O número coloca Buritinópolis, cidade com 3.302 habitantes, em primeiro lugar quando o assunto é a quantidade de aposentados pelo INSS (2,2) por trabalhador formal em Goiás. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a pedido do jornal O Globo.

Além de Buritinópolis, os maiores índices foram registrados por Santa Terezinha de Goiás (2,1), Uruana (2,1), Alvorada do Norte (1,9) e Bom Jardim de Goiás (1,8). Os dados de aposentadorias foram coletados em relatórios da Secretaria da Previdência e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Goiás é o 20º colocado no ranking nacional, com 12,6% de cidades com mais aposentados.

As outras cidades do nordeste goiano com mais aposentados por trabalhador com carteira assinada; São Domingos (1,5), Guarani de Goiás (1,3), Iaciara (1,1) e Divinópolis (1,1).

Entre as características que estes municípios têm em comum estão o trabalho informal e a administração pública como uma das principais atividades econômicas. Em contrapartida, a tranquilidade da cidade pequena chama atenção dos aposentados. “Cheguei aqui quando a cidade era ainda menor. Morei, me adaptei e decidi ficar. Tem muita paz aqui”, afirma Cabo Lopes.

A prefeitura de Buritinópolis tem 207 funcionários efetivos. Além dos órgãos municipais, a população trabalha em pequenos comércios da cidade e em fazendas da região. De acordo com a prefeita Ana Paula Soares (PSDB), o principal desafio é o desemprego. “A prefeitura não consegue absorver todas as pessoas que nos procuram. Muitos saem para trabalhar em propriedades rurais de cidades vizinhas. O melhor seria trazer uma indústria para cá, que gerasse emprego para as pessoas. A região Nordeste de Goiás está esquecida”, afirma a prefeita. Buritinópolis completou 27 anos na sexta-feira (26). Antes, o município fazia parte de Mambaí.

Emprego

Prefeito de Santa Terezinha de Goiás, cidade localizada no Norte do Estado, Antonio da Penha (PDT) afirma que os principais empregadores do município são a prefeitura, o comércio local e a pecuária. Santa Terezinha é a segunda colocada no ranking das cidades goianas com mais aposentados por trabalhador formal e o prefeito também afirma que o principal desafio é atrair indústrias para a região. “Acredito que a pecuária e a agricultura seriam fontes de crescimento. É uma cidade muito boa de viver. Estamos abertos para o microempresário e para grandes indústrias também. Inclusive, temos interesse em doar terrenos para elas se instalarem aqui”, diz o prefeito.

Com dois aposentados para cada pessoa com trabalho formal, Uruana tem a agricultura como principal atividade econômica e aparece ao lado de Santa Terezinha no segundo lugar do ranking. Para o prefeito Cássio Gusmão de Oliveira (MDB), a informalidade colocou a cidade entre as primeiras colocadas na pesquisa. “Tínhamos indústrias de confecção que contratavam com carteira assinada, mas com a crise elas foram fechando. No campo quase não se assina carteira. A prefeitura tem quase 500 servidores, mas não entra na conta, porque não é CLT”, comenta Cássio.

Estado

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais, o objetivo do governo é regionalizar o desenvolvimento do Estado, de acordo com a vocação de cada uma das regiões. Ele avalia que o número de aposentados maior em determinados locais é natural. “Estamos fazendo um mapeamento de todo o Estado. No caso das regiões Norte e Nordeste, são fortes na mineração. Estamos levantado as potencialidades delas”, disse.

Fonte: O Globo/O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.