IF Goiano e UEG de Campos Belos/GO realizam o IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores – 20,21 e 22 de maio
O IV
Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de
Professores, evento organizado pelos campi da Universidade Estadual de Goiás e
IF Goiano na cidade de Campos Belos, traz como tema neste ano a "Formação
de professores e docência: questões, impasses e reviravoltas".
O contexto
educacional atual apresenta características peculiares do qual emergem novas
questões, alguns impasses e possíveis reviravoltas que, por sua vez,
influenciam na atuação e, consequentemente, na formação de professores.
O notório
saber, as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as
avaliações externas, a valorização da educação a distância em detrimento à
educação presencial, projetos como o Escola Sem Partido, Educação Domiciliar,
uma possível reforma da Previdência Social que influencia a aposentadoria do
professor, além de movimentos que negam os fatos históricos e defendem
abertamente posturas conservadoras, são questões que impactam diretamente
formação e atuação docente.
Além disso,
no contexto social há novamente a recorrência de discurso que conclama a
intervenção/ditadura militar como possível solução para os problemas sociais,
econômicos e políticos. Esse ideário recai sobre a educação por meio daqueles
que, em nome da ordem e da disciplina, defendem a militarização das escolas
públicas como meio de alcançar melhores rendimentos escolares e combater a
violência nos contextos escolares.
A forma como
esses eventos nos provocam e espantam, apontam para uma crise democrática e nos
impulsionam ao enfrentamento, à necessidade de luta por nenhum direito a menos,
pela garantia dos direitos sociais e políticos historicamente conquistados. Tal
contexto apresenta-se como desafio para a formação e a atuação docente nos dias
atuais.
Como estamos
pensando e fazendo a formação de professores tendo em vista todos esses
elementos impregnados em uma sociedade marcada pelo uso das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação e pela veiculação rápida, mas comumente
insipiente de informações, direcionarão nossas discussões no IV Seminário sobre
Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, que
seguirá essas linhas gerais, pensando no professor não como um ser de
identidade fixa, mas como um ser que é afetado por todas essas relações.
As palestras
e oficinas serão conduzidas pelos professores da UEG - Câmpus Campos Belos, e
por professores convidados, dentre eles os professores Fabiano Arantes (IF
Goiano - Campus Campos Belos), Sônia Neiva (UFT), Kátia Curado (UnB) e muitos
outros.
Fonte: UEG –
Câmpus Campos Belos
Comentários
Postar um comentário