Pular para o conteúdo principal

IF Goiano e UEG de Campos Belos/GO realizam o IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores – 20,21 e 22 de maio




O IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, evento organizado pelos campi da Universidade Estadual de Goiás e IF Goiano na cidade de Campos Belos, traz como tema neste ano a "Formação de professores e docência: questões, impasses e reviravoltas".

O contexto educacional atual apresenta características peculiares do qual emergem novas questões, alguns impasses e possíveis reviravoltas que, por sua vez, influenciam na atuação e, consequentemente, na formação de professores.

O notório saber, as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as avaliações externas, a valorização da educação a distância em detrimento à educação presencial, projetos como o Escola Sem Partido, Educação Domiciliar, uma possível reforma da Previdência Social que influencia a aposentadoria do professor, além de movimentos que negam os fatos históricos e defendem abertamente posturas conservadoras, são questões que impactam diretamente formação e atuação docente.

Além disso, no contexto social há novamente a recorrência de discurso que conclama a intervenção/ditadura militar como possível solução para os problemas sociais, econômicos e políticos. Esse ideário recai sobre a educação por meio daqueles que, em nome da ordem e da disciplina, defendem a militarização das escolas públicas como meio de alcançar melhores rendimentos escolares e combater a violência nos contextos escolares.

A forma como esses eventos nos provocam e espantam, apontam para uma crise democrática e nos impulsionam ao enfrentamento, à necessidade de luta por nenhum direito a menos, pela garantia dos direitos sociais e políticos historicamente conquistados. Tal contexto apresenta-se como desafio para a formação e a atuação docente nos dias atuais.

Como estamos pensando e fazendo a formação de professores tendo em vista todos esses elementos impregnados em uma sociedade marcada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e pela veiculação rápida, mas comumente insipiente de informações, direcionarão nossas discussões no IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, que seguirá essas linhas gerais, pensando no professor não como um ser de identidade fixa, mas como um ser que é afetado por todas essas relações.

As palestras e oficinas serão conduzidas pelos professores da UEG - Câmpus Campos Belos, e por professores convidados, dentre eles os professores Fabiano Arantes (IF Goiano - Campus Campos Belos), Sônia Neiva (UFT), Kátia Curado (UnB) e muitos outros.

Fonte: UEG – Câmpus Campos Belos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.