Pular para o conteúdo principal

Buritinópolis/GO: Idosos encontram sossego em “Buriti”



Entre 45 e 50 idosos se reúnem todos os dias no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Buritinópolis, no nordeste goiano, onde realizam atividades físicas e manuais como caratê, capoeira, pintura e vagonite.

De acordo com a coordenadora do projeto, Magnete do Carmo Santos, o principal objetivo é tirar os aposentados de casa, já que muitos moram sozinhos, pois são viúvos e os filhos já se casaram. “Por mais que seja uma cidade do interior, eles acabam ficando muito em casa. Aqui é um tipo de lazer para eles, já que nossa cidade não tem muitas opções.”

Maria Ferreira Xavier, 56 anos, mudou-se de Formosa para Buritinópolis há dois anos em busca de tranquilidade. “É muito sossegado aqui em ‘Buriti’. Os vizinhos são muito amigos. Sempre gostava de vir para a casa de amigos. Compramos um lote, passamos um ano construindo e agora estamos aqui. Paz e sossego”, diz a aposentada.

Ana Ribeiro Nascimento França, 62 anos, ainda não é aposentada, mas já está com o processo em andamento com a ajuda da assistência social do Cras. Casada e mãe de três filhos, Ana nasceu na região, chegou a morar em outras cidades do interior de Goiás, mas voltou para Buritinópolis. Dois de seus filhos se mudaram para Brasília e um para Goiânia, mas Ana decidiu ficar. “Eu gosto é daqui.”

Trabalhador rural ao longo de toda a vida, José Rodrigues de Sousa, 65 anos, aposentou-se há pouco mais de um ano. Natural de Correntina, na Bahia, mudou-se para a região de Buritinópolis quando tinha 10 anos de idade e nunca mais morou em outro lugar. “Tem muito aposentado porque aqui é bom e as pessoas vivem bastante”, diz, quando ouve sobre a primeira colocação de Buritinópolis entre as cidades goianas com mais aposentadorias por trabalhador formal. “Sou vice-pastor na minha igreja, ando por aí, canto, toco sanfona e ajudo os vizinhos. Ninguém quer sair de um lugar em que se sente bem”.

Nascida na região, Maria do Nascimento, 64 anos, também trabalhou no campo desde criança e está aposentada há quatro anos. “Mudei para o povoado de Nova Franca, na Bahia, mas depois voltei. Meu povo está todo aqui”.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.