Pular para o conteúdo principal

MP exige regularização de funcionamento de duas escolas em Formosa/GO



O Ministério Público de Goiás propôs ação civil pública contra o Colégio Majoritário Educacional de Formosa e a Escola Adventista de Formosa visando obrigá-las a fazerem seu cadastramento no Conselho Municipal de Educação para concessão dos autos autorizativos até o final deste ano, sob pena de suspensão de atividades letivas do ano de 2020 e multa no valor de R$ 100 mil.

O MP também pede que as unidades escolares não divulguem, ofereçam ou matriculem alunos, nem deem continuidade às atividades de ensino relacionadas à educação básica na educação infantil nas 1ª e 2ª fases, até que o ato autorizativo seja baixado. O Colégio Majoritário está irregular desde 2012 e a Escola Adventista desde 2013.

Colégio Majoritário

A equipe da 4ª Promotoria de Justiça de Formosa, responsável pela propositura das ações, esclarece que, no caso do Colégio Majoritário Educacional de Formosa, foi firmado termo de ajustamento de conduta, em 2018, para a adequação da escola à legislação, com prazo de 60 dias, também para apresentação ao Conselho Municipal de Educação dos alvarás de licença sanitária e para funcionamento e localização, Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros, para obtenção do credenciamento e autorização de funcionamento, sob pena de multa diária de R$ 500,00 e suspensão das atividades letivas de 2018.

Terminado o prazo, o conselho informou o MP que a escola apenas havia protocolado o regime escolar referente à 2017, sem apresentar as demais documentos.

O colégio pediu ampliação do prazo, o que foi negado pelo MP. Visando resguardar os direitos das crianças e adolescentes e, considerando que estava no meio do semestre letivo, o acordo foi executado apenas na parte da multa. No início deste ano, o conselho informou ter indeferido a aprovação do calendário escolar 2019 da educação infantil nas 1ª e 2ª fases, o que motivou a propositura da ação.

Escola Adventista

Consta do processo aberto contra a Escola Adventista de Formosa que, em 2017, o Conselho Municipal de Educação comunicou que a unidade estava funcionando irregularmente, desde 2013, uma vez que seu ato autorizativo estava vencido.

O MP, então, requisitou informações à direção da escola sobre a renovação da autorização e reconhecimento da educação infantil, tendo como resposta que o estabelecimento aguardava laudo do Corpo de Bombeiros para a providência.

Em 2018, o Corpo de Bombeiros informou que a escola tinha obtido um Certificado de Conformidade provisório, tendo em vista a obstrução do local destinado ao portão de passagem de viaturas, o que impede a emissão do documento definitivo.

Ainda no ano passado, o MP pediu que a escola atualizasse as informações sobre sua regularização, tendo tido como resposta que a escola aguardava a liberação para imunidade dos impostos, o que impedia a emissão de alguns documentos.

Por fim, em janeiro deste ano, o Conselho Municipal de Educação comunicou o indeferimento da aprovação do calendário escolar de 2019, não restando ao MP outra alternativa a não ser a judicialização da questão.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.