Pular para o conteúdo principal

José Eliton presta esclarecimentos à CPI da Enel



O ex-governador José Eliton (PSDB) prestou esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na manhã desta terça-feira (14). Os deputados estaduais fizeram questionamentos para serem inclusas nas investigações sobre a qualidade do serviço oferecido pela empresa e o acordo feito com o Governo Estadual.

Os deputados Alysson Lima (PRB) e Amauri Ribeiro (PRP) questionaram sobre os investimentos de R$ 3 bilhões que a Enel deveria ter feito em Goiás, segundo o contrato firmado com a empresa privada. Alguns investimentos justificados pelo tucano foram nas subestações de Itapaci, Palmeiras de Goiás, Bela Vista de Goiás, Pires do Rio, Águas Lindas de Goiás e no assentamento Brumê, em Alvorada do Norte.

O deputado Antônio Gomide (PT) questionou sobre a realidade da Celg-D, enquanto Eliton foi presidente da estatal. “Eu lutei até o último momento e consegui estabelecer que ela continuasse uma empresa pública. Ainda que pertencente a dois entes: União e Estado de Goiás”, disse. Segundo depoimento de Eliton, essa foi a realidade até o ano de 2010, durante o governo de Alcides Rodrigues (PRP) à frente do Governo Estadual.

“Nós buscamos fazer um alinhamento para retomada de processos de investimentos. Retomamos a capacidade da Celg e obtivemos autorização para reajuste tarifário”, relembra o ex-presidente da empresa. Em 2015 a Celg foi inserida no programa de desestatização do Governo Federal.

“Ali se inicia o processo, que culmina com a privatização. O controle majoritário seria transferido para o privado, não haveria sentido continuar com a participação acionária do Governo do Estado na Celg. Foi decisão tomada pela Eletrobras, um decreto presidencial, avaliado pela CVM e pelo Conselho de Administração Empresarial, que regula essas matérias na bolsa de valores”.

Um apontamento dos deputados foi sobre a Celg ser vista como “cabide de empregos”. Segundo Eliton, desde 2011, a empresa não poderia nomear ninguém para os cargos diretivos. “Não tinha possibilidade de serem nomeadas pessoas para cargos distintos daqueles que estavam previstos na legislação de regência. Eventuais gratificações eram distribuídas entre funcionários efetivos da empresa ”, afirmou Eliton.

Na última reunião, realizada quinta-feira passada (9), a CPI ouviu o presidente da Enel Goiás,  Abel Rochinha. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) seria ouvido na próxima quinta-feira (16). A oitiva foi adiada na última reunião ordinária do colegiado e deve ser remarcada apenas para o segundo semestre, segundo assessoria da Alego.

O deputado Chico KGL (DEM) propôs que os ex-governadores Maguito Vilela (MDB) e Iris Rezende (MDB) fossem convocados para prestar esclarecimentos na CPI. Mas a proposta não foi aprovada pelos membros da Comissão.

Fonte: Mais Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.