Pular para o conteúdo principal

Campos Belos e Posse/GO tem protestos contra cortes de recursos na educação

Manifestação em Campos Belos

Manifestação em Posse

Estudantes e professores de várias cidades de Goiás se aliaram a colegas de outras regiões do país e realizam nesta quarta-feira (15) protestos contra o bloqueio de recursos para a Educação anunciado pelo ministro Abraham Weintraub.

Pela manhã houve protestos em diversas cidades goianas, envolvendo representantes de institutos federais e de escolas de ensino médio.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego) estima que 80% das escolas estaduais e 70% das municipais da capital vão permanecer fechadas neste 15 de maio, instituido como o dia de protesto nacional a favor da educação pública. Em Goiânia a Secretaria Municipal de Educação informou que 245 unidades de sua rede aderiram ao movimento, o que corresponde a 69% das escolas.    

Catalão, Formosa, Colina do Sul, Jataí, Anápolis, Itumbiara, Rio Verde, Luziânia são algumas das cidades onde houve protestos na manhã desta quarta-feira (15). Uruaçu é um dos municípios do interior que terá manifestação à tarde.  As manifestações estão concentradas principalmente diante das instituições superiores de ensino. Em Anápolis, docentes e acadêmicos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), ao lado de alunos da rede pública estadual, mostraram a sua indignação com o corte no orçamento da educação.  

O movimento ganhou força em Goiás pelas redes sociais depois que diversas entidades sindicais se uniram para reforçar os protestos. Além do Sintego, estão mobilizando pessoas para a manifestação geral em Goiânia, entidades como a Associação dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-GO), o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Sintef-GO), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), Diretório de Estudantes da UFG e do IFG,   Associação Psiquiátrica de Goiás (APG-GO) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Após a concentração na Praça Universitária, os manifestantes vão seguir caminhando até a Praça Cívica.

Campos Belos

Município a 630 quilômetros de Goiânia, o mais distante da capital, Campos Belos teve uma manifestação pela manhã com a presença de mais de 400 pessoas. "Hoje a aula foi na rua e teve a cidadania como conteúdo", comentou o diretor do IF Goiano, Fabiano Arantes. Ele informou que panfletos com esclarecimentos sobre o impacto do corte anunciado pelo MEC. "Nossa unidade só funcionará até agosto deste ano se o contigenciamento persistir". O IF Goiano faz uma grande diferença no Nordeste goiano,  a região mais pobre do Estado. Mais de 600 alunos estudam na instituição que oferece 3 cursos técnicos, 2 cursos superiores e 4 de pós-graduação.      

Posse

Na manhã desta quarta-feira (15), dezenas de estudantes do IF Goiano e da UEG, com unidades em Posse, fizeram manifestações pelas ruas da cidade. O IF Goiano e a UEG de Posse são dois polos de grande importância para região Nordeste do estado, as instituições oferecem cursos importantes e o fechamento causaria um forte impacto negativo para toda a região.

Posse

Posse

Posse

Campos Belos

Campos Belos

Campos Belos

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.