Pular para o conteúdo principal

Identidade do Ministério Público



Foi a Constituição de 1988 que deu ao Ministério Público um novo perfil. Dedicou sua atuação à defesa da ordem jurídica e do regime democrático, dos interesses sociais e dos individuais indisponíveis. Com a edição da Lei de Combate à Improbidade Administrativa, em 1992, o inquérito civil passou a ser largamente utilizado como meio de investigação de “roubos” aos cofres públicos.

No entanto, revelou-se um instrumento moroso e cujo rito tornava os resultados práticos da atuação aquém do desejado.

Aperfeiçoaram-se os métodos investigativos. Houve a interação com outras instituições como a Receita e a Polícia Federal e um diálogo mais profícuo com organismos internacionais.

Tudo isso pelo viés de sua vocação histórica de atuação na área criminal. Resultado: Lava Jato. Esse modelo trouxe consigo reação odiosa e velada da classe política, traduzida em propostas que visam sufocar operações dessa natureza.

Esse cenário permeia um momento de fragilização das instituições no qual um governo, com comprometida legitimidade democrática, enfia goela abaixo mudanças constitucionais com o ímpeto de lhe dar roupagem de governabilidade, ao passo em que tenta ridicularizar os que se opõem aos seus propósitos.

No Senado, por exemplo, a PEC 241, que transforma o Executivo num superpoder e apequena Judiciário e MP, recebeu parecer de inconstitucionalidade por ferir cláusulas imutáveis da Constituição.

É preciso, pois, que o MP afine sua lucidez institucional e mantenha-se firme no combate da corrupção pela via criminal. Além de buscar a devolução do dinheiro “roubado”, impor cadeia aos corruptos faz muito bem a auto-estima de um povo desamparado.

A intermediação do diálogo entre os movimentos sociais e o governo também merece priorização da instituição.

Texto: Umberto Machado de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.