Pular para o conteúdo principal

Projeto educacional em Alto Paraíso de Goiás tem foco na sustentabilidade




A Cidade da Fraternidade, no município de Alto Paraíso, recebeu por quatro dias, de 25 a 28, o Encontro Jovem de Alto Paraíso, promovido pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

No Educandário Humberto de Campos, zona rural de Alto Paraíso, cerca de 130 estudantes de cinco escolas públicas municipais e estaduais e privadas participaram de várias atividades pedagógicas e culturais voltadas para a promoção da sustentabilidade.

A criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte, Educação e Sustentabilidade (Ipe Artes), que terá sua sede na cidade de Alto Paraíso, foi anunciada durante o evento. A instituição vai atender todo o território da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que inclui também outros cinco municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O Ipe Artes vai oferecer, no próximo ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade.

O objetivo das ações educativas do Instituto é favorecer o protagonismo e autonomia da comunidade local por meio do desenvolvimento da sensibilidade crítico-criativa e do empreendedorismo social. A missão do instituto é transformar o território, por meio de parcerias com diversas instituições atuantes na região, em Cidades Educadoras e Comunidades de Aprendizagem, que possam servir, posteriormente, de modelos a serem irradiados para outras localidades.

O Encontro

O Enjap é um evento organizado pela Seduce no âmbito da implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com grande expectativa da comunidade local, o município de Alto Paraíso, escolhido para ser piloto do programa, deverá se tornar referência de sustentabilidade no País.

O compromisso foi firmado pelo governo estadual, e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil representadas pela Associação Awaken Love.

Na abertura do Encontro, a secretária Raquel Teixeira sublinhou seu compromisso com futuro dos estudantes e com a educação que transforma vidas e sela o futuro do País. “Desde o início da nossa gestão, elegemos excelência e a equidade como nossas metas na educação pública, na cultura e no esporte. Viver bem, em paz com nosso tempo e com as futuras gerações são as motivações de nosso trabalho. Queremos que as pessoas se realizem em todos os aspectos de suas vidas, econômicos, ambientais e sociais”, disse a titular da Seduce.

Vivências

Ao longo da programação, os jovens vivenciaram experiências voltadas para o desenvolvimento da criatividade e para a promoção da sustentabilidade. A programação incluiu 20 vivências pedagógicas e atividades culturais variadas.

Cinema, sarau, apresentações musicais, festa e ações na Praça da Juventude, onde foram realizadas sessões de relaxamento e atendimentos à saúde, fizeram a alegria dos estudantes. Todas essas atividades estão ligadas ao tema da primeira edição do Encontro: Construindo a Escola do Bem Viver.

Fizeram parte da programação pedagógica vivências voltadas a gestão de resíduos sólidos, medicina do Cerrado, agroecologia, bioconstrução, trilha ecológica, arte decorativa sustentável, energia e alimentação vitalizante. Nas oficinas culturais, os estudantes viveram experiências com grafite, percussão corporal, canto, dança regional, fotografia, rádio, teve e jornal, além das práticas musicais em conjunto.

Todo o evento foi coordenado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Seduce, sob a liderança da professora Luz Marina de Alcântara. Participaram do Encontro, a superintendente do Ensino Fundamental da Seduce, Marcia Antunes; a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Secima, Jaqueline Vieira, e a subsecretaria regional de Planaltina, Rozilda Augustinho, entre outras autoridades.

Com informações Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.